Adoçantes não auxiliam na perda de peso e podem fazer mal

Riscos são maiores em pessoas que sofrem de obesidade, diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e outras enfermidades

estudo-condena-adoçante-artificial Reprodução de Internet
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
estudo-condena-adoçante-artificial
Estudo alerta que adoçante artificial, além de não ajudar a emagrecer, pode causar doenças (Reprodução de Internet)

Você é daqueles que abusa do cafezinho e dos sucos com adoçantes? Pois, ao contrário do que se pensa, em vez de ajudar a emagrecer, eles podem engordar. É o que diz um relatório publicado recentemente no periódico científico Canadian Medical Association Journal. O estudo aponta que os adoçantes artificiais compostos por sucralose, aspartame e glicosídeo de esteviol (Stevia), além de não auxiliarem na perda de peso, ainda podem aumentar a probabilidade de desenvolver diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e obesidade.

Para estudar os efeitos das substâncias adoçantes, pesquisadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, analisaram 37 estudos já realizados, que contaram com a participação de mais de 400 mil pessoas em um período de dez anos. Sete deles foram ensaios clínicos randomizados, um tipo de estudo considerado de referência em pesquisas científicas, que acompanharam como pessoas acima do peso reagiam a dietas que utilizavam adoçantes como alternativa ao açúcar. Ao longo de seis meses, alguns participantes emagreceram, mas os outros não tiveram perdas significativas.

“Os outros estudos foram apenas observacionais, mas mostraram que as pessoas que consumiam adoçantes regularmente – bebendo uma ou mais bebidas açucaradas artificialmente por dia – tinham riscos maiores de ter problemas de saúde por conta de ganho de peso, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e outras enfermidades”, afirma Juliana Risso, médica especialista em Nutrologia.

Como modular estresse e felicidade

Aos 41 anos de idade e com três filhos, Juliana leva uma vida corrida e mostra que é possível modular estresse e aliar felicidade ao estilo de vida saudável. “Estou amando estudar e trabalhar com a nutrologia. Toda vez que eu lembro como meus pacientes chegam ao meu consultório e como eles saem depois do tratamento, eu fico maravilhada com os resultados do meu trabalho”, afirma a médica, que atende em consultório particular no bairro de Botafogo as especialidades de nutrologia, emagrecimento, hipertrofia muscular, medicina antiaging, medicina integrativa e ginecologia.

Conheça algumas especialidades da Nutrologia

  • Nutrologia: dentro desta especialidade há o emagrecimento com técnicas e dietas especiais. Também tem a Hipertrofia muscular, que é aumento do tamanho dos músculos através de uma combinação de treino, descanso, alimentação, genética e hormônios. E por último, a medicina integrativa com tratamentos convencionais e terapias complementares cuja a segurança e eficácia curam pessoas.
  • Longevidade: com conhecimentos científicos, biotecnologia e inovação, motivar a vivência de uma cultura em prol de uma vida longa, saudável, feliz e produtiva.
  • Anti-Aging: medicina antienvelhecimento dirigida à detecção precoce, prevenção, tratamento e reversão da idade com a prática regular de exercícios físicos, distanciamento do fumo, alimentação balanceada, auto-estima elevada, vida social e relacionamentos gratificantes.
  • Ginecologia: tratar não apenas do sistema reprodutor feminino, mas ser responsável pelo entendimento da mulher. Além de controlar os efeitos da menopausa, ajudar na gravidez, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de doenças como câncer de mama e do colo de útero.
  • Bioimpedância: exame que avalia com alta precisão a composição corporal. É o exame mais preciso para avaliação da composição corporal e em apenas 1 minuto você tem todos resultados, sem picadas de agulhas ou qualquer outro desconforto.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!