10 estratégias para virar o ano de bem com a balança

Rosayne Macedo
 detox
Você mal se recuperou dos excessos do Natal, e aí vem o Réveillon. Como sobreviver à virada com o menor impacto possível à saúde, causado pelos exageros típicos desta época do ano? Para a nutricionista Gabriella Alves, da Corpometria, a maioria das pessoas já sabe que vai ganhar uns quilinhos a mais, mas devem se preocupar em administrar da melhor forma essa mudança.
“As ceias tradicionalmente têm alimentos calóricos e eles, geralmente, vêm acompanhados de bebidas alcoólicas. É preciso preparar o corpo antes, mas se não for possível, para evitar desconfortos, o cuidado sem dúvida deve vir depois”, explica. Segundo ela, já se pode começar o dia seguinte tomando uma super dose de vitamina C em um suco que irá desintoxicar e enraizar o organismo.
A endocrinologista Juliana Garcia preparou 10 dicas para passar bem e com alimentação saudável essa virada de ano. Ela também dá uma sugestão de suco digestivo. Confira!
1. Nos dias pré comemoração, comece a se preparar fazendo uma alimentação menos calórica durante o dia. Isso não significa ficar sem comer. Coma mais salada, alimentos pouco calóricos de forma fracionada ao longo do dia, para que não chegue à noite com muita fome.
2. Busque os petiscos proteicos. Nozes, castanhas, amêndoas, também são boas fontes de gordura, gerando saciedade. Mas sirva-se de forma que controle a porção.
3. Quanto mais se movimentar mais calorias queimará por aumentar o metabolismo. Capricha na atividade física!
4. Para  aqueles que desejam consumir bebida alcoólica, intercale a cada dose 1 copo de água. Cuidado com os drinks feitos com excesso de açúcar.
5. Tente dar um intervalo entre um dia de consumo de álcool e outro, invista em chás como hibisco e verde e os sucos digestivos, como os sucos verde para ajudar a desinchar e eliminar o álcool.

6. Troque as sobremesas pelas frutas natalinas sem exagerar na quantidade.

7. Como a ceia costuma ser tarde, opte pelos alimentos ricos em proteína (lentilha, grão de bico, tender, chester, peru). Evite exagerar na fritura, farofa, arroz e sempre coma um prato de salada antes de se servir, para aumentar a saciedade.

8. Faça suas escolhas alimentares em um prato pequeno e não repita o prato.

9. Depois da ceia, no dia seguinte, siga uma alimentação saudável com 5 refeições por dia.

10.  Exagerou? Saiu da linha?  Não se culpe, foca nos dias seguintes. Se você caprichou o ano todo, uma refeição do Natal não trará grandes problemas. Aproveite o momento em família.

  •  Dica de suco digestivo: 2 rodelas de abacaxi + 1 punhado de hortelã + 2 lascas de gengibre + 200ml de água de coco + 1 folha de couve manteiga.

 

Detox pós-festa: o que fazer no dia seguinte?

A nutricionista Gabriella Alves ensina uma receita para desintoxicar o organismo: Bata no liquidificador 2 fatias de abacaxi, 4 folhas de hortelã, 1/2 limão, 1 copo de água de coco ou água mineral, 1 colher de sopa de linhaça e 1 folha de capim santo (opcional). Não coe e beba imediatamente. Aguarde no mínimo 1 hora para fazer a próxima refeição. Mantenha uma alimentação leve durante o dia e faça alguma atividade física para ativar o metabolismo.
Outra opção para quem quer eliminar os excessos e as toxinas do dia anterior é fazer um dia de detox, com 6 sucos que substituirão as refeições. “Lembrando que esse protocolo deve ser feito por somente 1 dia, não sendo recomendado a execução contínua”, destaca Gabriella. Ela lista alguns sucos para inspirar:

Detox 1: 1 copo de leite de coco orgânico ou caseiro + 1 colher de sopa de linhaça + 1/2 manga + 6 folhas de hortelã

Detox 2: 1 copo de água de coco ou água mineral + 1 colher de sopa de chia + 1 maracujá pequeno + 1 folha de couve + 1/2 manga

Detox 3: 1 copo de água de coco ou água mineral + 1 colher de sopa de linhaça + 1/2 mamão papaya + 2 tâmaras ou ameixas secas

Detox 4: 1 copo de água de coco ou água mineral + 1 colher de sopa de farinha de banana verde + 1 colher de sopa de chia + 1 banana + 1 limão + 5 folhas de hortelã

Detox 5: 1 copo de suco de uva integral + 1 colher de sopa de chia + 3 colheres de sopa de framboesa, amora, mirtilo e/ou morango

Detox 6: 1 copo de água de coco ou água mineral + 1 colher de sopa de linhaça + 1 maçã + 1 colher de café de açafrão + 1/2 cenoura

 Da Redação, com assessorias

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.