5 alimentos que ajudam a combater o câncer de próstata

Nutricionistas pedem para evitar alimentos ultraprocessados e recomendam alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, cereais e feijões

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata por ano, o que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino no Brasil. Uma das principais questões que a campanha Novembro Azul chama atenção é para a prevenção dos fatores de risco para o câncer, entre os quais, os hábitos alimentares.

Na semana dedicada ao Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata (17/11), em meio à sua campanha Novembro Sempre Azul, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, destaca algumas atitudes simples que podem ajudar a combater a doença.

Marina Milhomem, nutricionista da Pró-Saúde que atua no Regional, explica que para prevenir o câncer de próstata, o ideal é manter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, como por exemplo, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas.

“Alimentos ricos em licopeno antioxidante, substâncias sulfurosas, ácidos fólicos, dentre outros nutrientes, melhoram o sistema imunológico, e trazem benefícios para combater o câncer de próstata”, ressalta.

A especialista ainda reforça que devem ser evitados alimentos como carnes processadas, salsicha, frios e embutidos em geral, biscoitos recheados, gelatina, pães industrializados e refrigerantes, alimentos que são pobres em nutrientes.

“Uma dieta rica em gorduras de origem animal, produtos industrializados, açúcar e sal, enfraquecem o sistema imunológico, abrindo a porta para a diversas doenças, entre elas o câncer de próstata”, afirma.

Alerta para alimentos ultraprocessados

A nutricionista Jessica Vaz Franco, mestra em saúde pública e professora da Estácio, alerta ainda para o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados. São aqueles com longa vida de prateleira (como biscoito, salgadinho de pacote, macarrão e tempero instantâneos, refresco, refrigerante, além de produtos congelados e prontos para aquecimento e embutidos) e que possuem várias características que podem estar envolvidas na causa de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer.

A começar pelo alto teor de gordura total, gordura saturada e adição de açúcar e sal, junto com uma menor quantidade de fibras e vitaminas.  “O consumo de carnes vermelhas como de boi, porco, cordeiro e bode, entre outras, se consumidas em grande quantidade, também podem aumentar a chance de desenvolver a doença”, explica.

Segundo a nutricionista uma alimentação balanceada que dê prioridade para o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada a uma ingestão menor de gordura, ajuda a diminuir o risco de câncer. “Da mesma forma, fazer uma atividade física, diminuir o consumo de álcool e alimentos ultraprocessados e não fumar, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir essa e outras doenças”, completa.

5 alimentos que contribuem para a prevenção

Confira 5 dicas de alimentos da nutricionista do HRSP, que podem contribuir na prevenção ao câncer de próstata:

Alho e cebola

Tanto o alho quanto a cebola, possuem a capacidade de impedir o crescimento das células cancerosas. Eles são ricos em compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres;

Tomate

Contém o licopeno, substância antioxidante que está muito ligada à diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata;

Vegetais verde-escuros

Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata, pois são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células;

Oleaginosas

Nozes, amêndoas, avelãs e amendoins são ricos em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células, também são ricos em vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico;

Chá verde

Auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.

E-book gratuito Novembro Sempre Azul

A Pró-Saúde, entidade filantrópica de gestão de serviços hospitalares, está disponibilizando para download gratuito um e-book com orientações sobre como identificar e prevenir o câncer da próstata. A ação faz parte da campanha Novembro Sempre Azul, em que a entidade busca conscientizar os homens para realizar o exame preventivo.

Além das orientações, o e-book contém respostas do médico urologista Cassiano Barbosa, diretor Técnico do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, sobre as principais dúvidas das pessoas em relação ao câncer de próstata.

O e-book foi desenvolvido para plataformas digitais, principalmente celulares e smartphones. A ideia é que as pessoas possam compartilhar o conteúdo com facilidade. Para baixar o e-book Novembro Sempre Azul, basta clicar aqui .

A campanha Novembro Sempre Azul é sequência da Outubro Sempre Rosa, quando a Pró-Saúde também disponibilizou um e-book com orientações e informações sobre a prevenção ao câncer de mama, voltado para mulheres, que você pode fazer o download clicando aqui.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Com Assessorias (atualizado em 24/11/21)

Leia mais – Especial Novembro Azul 2021:

Diabetes não tratada pode levar ao câncer de próstata

Planos de saúde oferecem exames de toque retal e PSA

Novembro Azul incentiva mais cuidados entre os homens

5 alimentos e 3 receitas que ajudam a prevenir o câncer

‘Semana da Saúde’ na Baixada destaca o Novembro Azul

Queda de cabelo precoce pode ser alerta para câncer de próstata?

Alerta no Novembro Azul: câncer de mama não é só ‘coisa de mulher’

Homens cuidam menos da saúde bucal que as mulheres

Novembro Azul: chegou a hora de acabar com o preconceito

Cuide do que é seu: campanha lança o ‘0800 do Homem’

Câncer de próstata: brasileiro tem mais medo de ficar impotente

Novembro Azul: não é só só sobre câncer de próstata

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais