5 dicas de saúde bucal para começar o ano bem

Pesquisa aponta que 99% da população adulta já teve algum dente cariado. Dentista dá dicas de como cuidar melhor da saúde bucal em 2022

Atire a primeira pedra quem nunca elaborou uma lista de resoluções de ano novo repleta de grandes objetivos e conquistas pessoais e profissionais. Geralmente, é no mês de janeiro que as pessoas se sentem corajosas o suficiente para executar projetos e tirar os velhos sonhos do papel. 

Entre a idealização e a materialização de todo sonho existe um longo percurso no qual muita gente se perde e acaba desistindo de realizar seus planos. Colocar os desejos no papel é um dos passos essenciais para organizar a trajetória até a conquista de todo objetivo.
Em meio a tantos objetivos, vale acrescentar o cuidado com a saúde – fator essencial para que todo o resto seja realizado. O odontólogo Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, separou quais os compromissos as pessoas devem selar em 2021 para adquirir mais saúde bucal. Confira!

1) Fio dental sempre!

No começo não é tão agradável e, às vezes, até bate a preguiça, mas somente com o fio dental a limpeza da boca ficará completa. Antes ou depois da escovação, adicione esse processo aos poucos na rotina, até se tornar um hábito. Sem a presença do fio dental, determinadas cavidades podem acumular sujeira e acabar ocasionando desconfortos e até doenças.

2) Escovar os dentes após as refeições 

Pense que o café da manhã, almoço e, principalmente, a janta só terminam mesmo quando você faz a limpeza bucal. Na correria do dia a dia, a escovação deixa de ser prioridade. Lembre-se que é um cuidado que, caso seja deixado de lado, pode acarretar sérios problemas no longo prazo – que vão muito além das cáries.

3) Não fugir da visita ao dentista  

Então você só se lembra do seu amigo dentista quando sente algum desconforto? São as visitas regulares – a frequência depende do quadro clínico de cada um – que possibilitam evitar complicações e até mesmo realizar tratamentos preventivos.

4) Deixar os hábitos nocivos

Já pensou ter todo o trabalho e a disciplina que os cuidados bucais exigem por água abaixo? O cigarro, bebidas alcoólicas e consumo exagerado de açúcar potencializam desde o mau hálito até infecções no organismo.

5) Alimentação saudável e exercícios 

Aliados aos cuidados com a boca, o cardápio balanceado – com maçã, cenoura e pera, ótimas para os dentes – e as atividades físicas, cerca de 150 minutos semanais, são os pilares para uma vida mais saudável e repleta de sorrisos. como comer melhor ou praticar mais exercícios físicos, fator que surte um efeito positivo no dia-a-dia das pessoas.

7 dicas para melhorar a saúde bucal

Cuidar do seu bem-estar é importante, principalmente quando o assunto é sua saúde bucal. O sorriso é a porta de entrada de uma pessoa, e como todos sabemos, a primeira impressão é a que fica. Para que em 2022 você comece com o pé direito, confira 7 dicas para melhorar sua saúde bucal, acompanhe.

A importância de cuidar dos dentes

Algumas pessoas acreditam que a higiene bucal é desempenhada para manter o sorriso bonito. Porém, a verdadeira importância de cuidar dos dentes vai muito além de estética.

A boca é uma das estruturas mais importantes do corpo humano, desempenhando finalidades essenciais para a vida, como comer ou falar. Sendo assim, ela precisa se manter forte e saudável para exercer suas funções sem que ocorram problemas.

O contato direto com alimentos, seguidos por uma má escovação, deixa resíduos de sujeira ainda pela boca. Um cenário perfeito para a proliferação de bactérias, das quais podem acarretar graves doenças, entre elas estão as:

  • Cáries;
  • Gengivites;
  • Endocardites;
  • Doenças respiratórias;
  • Diabetes.

De acordo com a  Federação Dentária Internacional (FDI), uma má higiene oral tem consequências de longo prazo na boca, mente e corpo. Podendo também ocasionar problemas como falta de autoestima, rejeição social ou depressão em alguns indivíduos. A prevenção é uma das maiores defesas da saúde bucal. Acompanhe 7 hábitos para manter seus dentes saudáveis.

  1. Escovação, sem dúvidas

Um dos atos mais corriqueiros do dia-a-dia é a escovação, e de fato ela é importante. Com essa simples limpeza eliminamos grande parte das bactérias que estão presentes na boca, diminuindo grandemente a incidência dos problemas citados anteriormente.

Procure escovar seus dentes todas as vezes depois das refeições, assim você evita manter o alimento parado por bastante tempo.

  1. O bochecho é o complemento

Utilizar enxaguantes bucais depois da escovação é uma ótima opção. Eles complementam a limpeza realizada pelas escovas de dentes, evitando ainda mais a proliferação de bactérias em sua boca.

É importante lembrar que esse componente não substitui uma escovação. O produto deve ser utilizado de 2 a 3 vezes na semana.

  1. O fio dental é a finalização

Utilizar o fio dental antes ou depois da escovação é essencial para uma boa saúde bucal. Eles são grandes aliados da limpeza dentária pois alcançam lugares que a escova não chega, como o meio dos dentes.

  1. Maneire nos doces

O açúcar é uma das principais fontes de energia para as bactérias presentes em sua boca. Com ele, estes microorganismos aceleram o processo de corrosão dos dentes, causando as cáries.

Não que você não possa mais comer doces. Mas, a partir de agora dê uma bela atenção para os seus dentes depois do açúcar.

  1. Realize visitas ao dentista

Para manter a saúde bucal em dia, é recomendado consultas ao dentista a cada 6 meses. Ele vai te informar com maior precisão se há algo errado em seus dentes, recomendando o melhor tratamento.

Manter um plano odontológico ativo é a melhor opção para deixar sua boca sempre segura.

  1. O tabagismo prejudica

O cigarro é um grande inimigo da saúde bucal. Ele gera um aumento na temperatura média da boca, situação que as bactérias se proliferam com maior facilidade.

Sendo assim, se você é fumante é necessário elaborar um cuidado redobrado com sua composição dentária.

  1. Escolha os melhores produtos para os seus dentes

Seus dentes merecem um bom investimento, utilize sempre escovas com cerdas macias e com cabeça pequena, para alcançar os locais mais difíceis da boca. O creme dental deve conter uma boa concentração de flúor, preservando o esmalte dos dentes.

O enxaguante bucal deve conter funções antissépticas para eliminar as bactérias da boca. Já o fio dental tem que ser comprado de acordo com a sua necessidade, existem modelos  desde os mais finos aos mais grossos.

4 dicas para a hora da viagem de férias

O checklist da próxima viagem já deve estar à mão. Entre os itens essenciais, não podem faltar os acessórios para cuidar do sorriso, mesmo durante o descanso. A odontologista Luciana Bruzadin reuniu algumas dicas para manter a saúde bucal em dia mesmo longe de casa. Confira!

1)      Leve seu kit higiene sempre com você

“Prepare um kit com itens de higiene básicos: escova de dentes, creme e fio dental. Leve-o sempre com você para realizar a manutenção da limpeza a qualquer momento. Mesmo durante a viagem, é superimportante escovar os dentes 30 minutos após cada refeição, de preferência, com um modelo de cerdas extra macias para garantir uma escovação eficiente e confortável.”

2)      Guarde os itens de higiene corretamente

“Quando voltar para casa ou hotel que esteja hospedado durante a viagem, lembre-se de tirar a escova de dentes do estojo para que não fique abafada. Lave bem o acessório para retirar qualquer resíduo da última limpeza e a deixe em pé, fora do armário ou estojo para que seque por completo. Porém, não recomendo deixá-la totalmente descoberta para evitar o contato com outras bactérias do ambiente, principalmente no banheiro. Por isso, indico levar para viagens as escovas dentais com capa protetora.”

3)      Tente manter uma alimentação balanceada

“Durante as férias é comum que os pacientes aumentem o consumo de alimentos de baixa qualidade e ricos em açúcares, o que pode se tornar a porta de entrada perfeita para cáries. Para remover a placa bacteriana e retirar as partículas de alimentos presas entre os dentes, use o fio dental pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente na última escovação, antes de se deitar.”

4)      Comece o ano com uma consulta

“Quando retornar de viagem, marque uma consulta e faça um check-up com um profissional de confiança. Essa avaliação é bem importante para identificar possíveis complicações e assim iniciar o ano com o sorriso em dia no pós férias”, comenta Luciana.

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais