5 dicas para melhor a saúde a partir da autotransformação

Rosayne Macedo
Wilson Monteiro-master-coach Wilson Monteiro, master coach que criou programa inspirado em técnicas americanas (foto: Divulgação)
Wilson Monteiro-master-coach
Wilson Monteiro, master coach que criou programa inspirado em técnicas americanas (foto: Divulgação)
“Com a vida agitada dos dias de hoje ninguém tem tempo de olhar para dentro. E, quando paramos para olhar para dentro, nos deparamos com padrões emocionais que fomos acumulando ao longo dos anos nas nossas experiências vividas”. A constatação é do master coach Wilson Monteiro, para quem a falta de conhecimento de como lidar com essas emoções faz com que as pessoas vivam na fuga, frustração e angústia. “É preciso romper os padrões limitantes em relacionamentos, saúde física e mental, negócios, finanças e dominar nossos medos, talentos e nossa própria essência. Esse é o segredo da alta performance humana”, diz o especialista.
Monteiro realiza o curso ‘Descubra sua voz: 65 passos para a autotransformação’ no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de dezembro, no Vogue Square, na Barra da Tijuca. “É uma autotransformação de forma profunda em três dias de  treinos com foco na exploração do potencial humano, ideal para pessoas que buscam realização pessoal através do uso de seus principais talentos”, diz o master trainning, que criou o programa com base numa mudança radical de suas crenças.  Ao ViDA & Ação ele listou cinco dicas práticas sobre como a autotransformação pode ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida. Confira:
1. Aprenda a manter o nível de energia em equilíbrio
Como sabemos, o estresse é um veneno para qualquer um de nós. Ele faz com que seu nível de energia diminua e você se sinta extremamente cansado e fadigado. Para manter o nível de energia equilibrado e em alta durante boa parte do dia, é muito importante estar com a saúde boa e, para isso, exercícios físicos são fundamentais. Não desejo que você se torne um maratonista, e sim que se movimente. Comece com leves caminhadas, por exemplo. Durante a atividade física, o cérebro libera inúmeras substâncias de bem-estar, o que aumenta seu nível de energia e o mantém durante o período do dia.
Precisamos ter saúde para sermos produtivos e conseguirmos alcançar nossos objetivos. E saúde é qualidade de vida, certo? Porém, tudo começa com alimentação balanceada e atividades físicas. Mantenha a disciplina, pois um novo hábito só se adquire a partir de  65 dias de disciplina e constância. Comece com uma caminhada. O primeiro passo é muito importante, porém, manter a disciplina é mais importante ainda. Não desista de você! Procure um especialista (médico), faça os exames necessários e comece a mudar de vida!
2. Pratique o Mindfulness e respire!
Vamos falar sobre respiração. Quando falamos de vida, falamos de oxigênio. Esse gás é o responsável por nos manter vivos, pois respiramos o oxigênio. Creio que já tenha percebido que quando está sob forte estresse, sua respiração fica “rasa”. Você está com o coração acelerado e a respiração cortada. Neste momento, seu cérebro não está recebendo a quantidade suficiente de oxigênio.
Você já deve ter ouvido falar: “pare, e respire profundamente, conte até dez! ”? É isso mesmo, respirar fundo oxigena o cérebro e diminui a ansiedade e o estresse. O cérebro precisa receber oxigênio necessário para manter seu nível de energia alto e para que você se sinta tranquilo.
Fazer exercícios de respiração é fundamental para seu nível de energia, pois libera substâncias no organismo que harmonizam o organismo evitando, assim, o estresse e a fadiga. Por isso a meditação, o mindfullness, por pelo menso dez minutos diários, aliada ao exercício de respiração, trazem grandes benefícios à saúde, experimente!
 
3. Mantenha o pH alcalino 
O PH é um índice que mede se nosso sangue está ácido (0-7) ou alcalino (7-14). Quando o PH está ácido, nosso corpo demonstra fadiga, cansaço, desânimo. Uma pequena mudança na alimentação pode resolver este problema: diminuir o consumo de açúcar, gordura, por exemplo.
O cansaço que seu corpo sente pode estar gerando estresse e emoções em você que interferem no seu bem-estar como um todo. É válida uma consulta com um especialista para saber como está seu nível de PH no sangue.
4. ‘Cole’ com pessoas positivas
De nada adianta querer mudar de vida e continuar com pessoas parasitas ao seu redor, que apenas sugam a sua energia. São aquelas que estão imersas em sua zona de conforto, não buscam e não querem sair dali, vivem uma vida medíocre e estão encruadas nessa realidade. Você pode até ajudar essas pessoas, mas precisa colar com pessoas que façam bem para você e que pensem positivo.
5. Aprenda a envelhecer 
Após o nascimento, envelhecemos a cada segundo. Nossas células envelhecem gradativamente. É natural que todo ser humano deseje se manter jovem pelo maior tempo possível. Mas, para isso, é necessário observar seu organismo, seu bem-estar e, principalmente, sua alimentação. Uma alimentação saudável aliada a exercícios moderados regulares aumentam suas chances de envelhecer mais lentamente e com melhor qualidade de vida.
Mais sobre Wilson Monteiro e seus 65 passos
Músico e linguista de formação, Wilson Monteiro cursou engenharia e chegou a trabalhar por sete anos no setor de Óleo e Gás na área de engenharia de processos, mas abandonou por não sentir paixão pelas exatas.  Fundou a franquia Optimum Inglês Profissional – a primeira rede de inglês com foco exclusivo em várias áreas profissionais desde o nível básico – e se tornou pioneiro em aceleração de aprendizado. Foi durante um intercâmbio nos Estados Unidos, em 1996, que começou a investir na profissão, que ainda não existia e nem de longe tinha a popularidade dos dias de hoje.

“Tive um mentor que havia sido agente da CIA e aprendi inglês em apenas três meses. A partir daí, treinei ouvindo em fitas cassete todos os programas de desenvolvimento do Tony Robbins, considerado o maior coach do mundo”, revela. Com apenas 17 anos, começou a dar palestras para ciclos pequenos e viajou por 35 estados americanos. “A vontade de ajudar pessoas a elevar seus padrões pessoais começou a me apaixonar. Sentia que treiná-las era o meu chamado”, finaliza ele, que se formou pelas técnicas de Tony Robbins, em uma abordagem chamada de Intervenção Estratégica. “Poucos no mundo a dominam. Posso dizer que me sinto bem confortável em aplicá-la”.

O objetivo do treinamento dias 15 a 17 na Barra da Tijuca é ajudar pessoas a progredirem na vida pessoal e profissional, livrando-se dos medos, crenças limitantes, bloqueios mentais, anseios e alinhar os talentos e qualidades de cada um para superar suas maiores travas. A ideia da imersão inspirada nos 65 passsos para a autotransformação surgiu através de um estudo publicado no Jornal Europeu de Psicologia Social, realizado pela Universidade College London, que revelou quanto tempo leva para se formar um novo hábito de vida. “Em 66 dias, para ser exato. Em outras palavras, se você quiser ter expectativa média, levamos dois meses para que um novo comportamento se torne automático”, revela Wilson.

O treinamento emprega, pela primeira vez no Brasil, as técnicas criadas nos Estados Unidos pelo coach nº 1 do mundo, que foram utilizadas em personalidades como Nelson Mandela, Oprah Winfrey, Bill Clinton, Andre Agassi e Serena Williams. De acordo com Monteiro, o evento será realizado por pessoas que aprenderam técnicas diretamente com Tony Robbins e Cloe Madanes e será diferente dos demais existentes no país, nos quais os treinadores são expectadores que assistem cursos abertos do coach nº 1, tomam conhecimento e replicam o conteúdo.

 Para o  treinamento, Monteiro está formando uma equipe de alta performance que conta com profissionais de diversas áreas, entre eles médicos, psicólogos e coaches de sua mentoria, que vão contribuir através de suas experiências. O curso  conta com a participação de Dawn Watson, personagem do documentário “Eu não sou seu Guru”, de Anthony Robbins, que também se formou através das técnicas do coach nº 1 . O  desenhista realista Charles Laveso, que nasceu sem o antebraço direito, e Luíza Borges, que superou o câncer com 26 anos, contrariando todos os prognósticos, também estarão presentes.
Para Monteiro, a experiência e maior diferencial deste evento será a interação de pessoas que se dispuserem a participar de intervenções onde as técnicas e estratégias serão aplicadas. “Os treinamentos, vistos até então, não geram nas pessoas uma transformação consistente e duradoura porque desconhecem o que há por trás dos resultados surpreendentes deste tipo de abordagem”, diz o coach. No primeiro dia, Wilson vai apresentar o embasamento teórico do curso e quais técnicas e conceitos neurocientíficos serão aplicados. O segundo dia será dedicado à relacionamentos, influência e inteligência emocional. No último dia, os temas abordados estarão relacionados à superação dos limites e sobre como lidar com dores, medos e crenças limitantes profundas.
Os interessados devem se inscrever no site http://wilsoncmonteiro.com/65passos.

 

In the news
Leia Mais