5 dicas para não deixar a malhação de lado no verão

Rosayne Macedo

Você está sempre arrumando uma desculpa pra não arranjar tempo pra ir à academia ou sair por aí pra caminhar na pracinha ou no calçadão? O ano começou faz 5 dias e você ainda não arranjou tempo pra malhar e perder os excessos das ceias de fim de ano e confraternizações entre família e amigos??? Pois não está sozinha. Muitas pessoas não conseguem manter o mesmo ritmo dos exercícios físicos, além de estar mais vulnerável às tentações típicas das férias de verão.

Nesse período, muitos deixam a rotina de treinos em segundo plano, e alguns chegam a interromper totalmente a prática quando estão de férias, uma escolha que pode causar um grande estrago, já que as semanas de comilança nas festas e eventos de final de ano podem acarretar quilos a mais na balança.

Para Cris Senna, atleta e criadora do Desafio VIP 60 – treino físico online focado na queima definitiva de gordura corporal- essas pausas podem acabar com a eficiência dos treinos praticados ou até mesmo prejudicar o que foi conquistado até o momento. “O ideal é encontrar um horário vago na agenda e se comprometer a treinar sempre naquele horário. Quando se trata de exercícios físicos, é fundamental manter a regularidade”, explica Cris.

Ela lista cinco dicas simples para não deixar a malhação de lado:

  1. Pratique atividade física mesmo em viagem

App Desafio VIP 60
Crédito: Divulgação Desafio VIP 60

Viajar não é desculpa para deixar os treinos de lado. Em qualquer lugar, você poderá utilizar os locais públicos – como praças, parques ou até mesmo quartos de hotel- para manter o corpo em movimento. “Por meio do app do Desafio VIP 60, é possível ‘levar’ as aulas a qualquer lugar, por isso, estar longe de casa não impede em nada a rotina de treinos. Além disso, os circuitos – que misturam o método Hiit com movimentos das artes marciais- são de curta duração e alta intensidade, durando de 12 a 20 minutos apenas”, explica.

2. Arranje companhia para treinar

Arranje companhia para treinar
Crédito: Shutterstock

O começo do ano proporciona momentos em que você estará cercado por amigos e familiares. Para a atleta, isso pode ser um ponto a favor, por representar aquele incentivo que faltava. “Combine com alguém do seu círculo de convivência algumas datas e horário do dia para praticar atividades físicas juntos. Estar rodeado por pessoas queridas durante as comemorações poderá ter como vantagem ter companhia nos dias em que faltar energia”, sugere ela.

3. Opte por refeições mais leves

Opte por refeições mais leves
Crédito: Shutterstock

Exageros cometidos nas festas de confraternização e ceias de Natal e Ano Novo podem influenciar negativamente na performance física, e tornar a realização dos exercícios mais cansativa do que o habitual. “O ideal é se alimentar em períodos curtos, e em menores quantidades. Opte por pratos mais leves e nunca vá às festas de estômago vazio, evitando comer mais do que pretendia”.

4. Modere nas bebidas alcoólicas

Modere nas bebidas alcoólicas
Crédito: Shutterstock

Muita gente cuida da alimentação, mas se esquece de que as bebidas também podem ser nocivas. Além de ajudar a ganhar peso, a ingestão de álcool também em excesso é prejudicial à qualidade dos treinos. “O ideal é ter moderação, ingerindo apenas um ou dois drinks. Bebidas alcoólicas em excesso prejudicam não somente os treinos, como também a saúde em geral”.

5. Trace metas

Trace metas
Crédito: Shutterstock

Iniciar um novo ano é sempre uma boa época para traçar as metas do ano seguinte. “Colocar no papel o quanto você evoluiu durante o ano anterior e onde quer chegar neste que iniciou pode ser uma grande motivação para manter-se focado, realizar exercícios rotineiramente e fugir das tentações desse período”, finaliza a atleta.

Como perder excessos com um treino rápido

O professor da Bio Ritmo, Lucas Florêncio, ensina exercícioos que ajudam a remover aquele inchaço e o escesso de peso que você herdou após as festas. “Com um treino curto e eficaz é possível recuperar rapidamente o shape que foi tão desejado e alcançado”, garante ele. ao sugerir a metodologia HIIT (High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade) para ter um resultado rápido na perda de gordura.

 “Esse modelo de treino se baseia em exercícios intervalados de alta intensidade que elevam a frequência cardíaca do aluno, fazendo com o que o seu metabolismo acelere. Esse processo promove o rápido emagrecimento e faz o organismo continuar queimando gordura durante todo o dia”, explica Lucas.

O ideal é mesclar exercícios funcionais, cardiovasculares e com pesos, assim o corpo é trabalhado de forma completa, sendo acionada grande parte dos músculos e articulações, além de receber diferentes tipos de estímulos. “Para obter um resultado melhor ainda, o praticante pode colocar mais intensidade nos movimentos e nas cargas, até chegar no seu limite”, sugere o professor.

O Burn HIIT Zone, uma das microgyms da Bio Ritmo, pode ser um excelente aliado para esse objetivo. Em um treino coletivo de 30 minutos, o aluno vai intercalar exercícios em 4 estações, sendo cinco rounds de 45 segundos de execução e 15 segundos de descanso entre cada exercício. “Esse treino vai exigir do aluno a máxima intensidade do corpo, promovendo a aceleração do metabolismo e, consequentemente, o emagrecimento”, explica Lucas. E o melhor de tudo é que o Burn pode ser praticado por qualquer pessoa, basta respeitar as condições físicas e limites de cada um.

Fonte: Desafio Vip 60 e Bio Ritmo, com Redação

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