51 planos de saúde são suspensos no Brasil pela ANS

Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento toma medida para regularizar Planos de saúde no país

Redação

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou na ultima sexta feira (7) que irá suspender a partir do dia 14 de junho cerca de 51 planos de saúde. Isso acontece pois o Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento ,que acompanha o desempenho do setor e atua na proteção dos beneficiários, suspendeu temporariamente a comercialização de planos de 11 operadoras em função de reclamações assistenciais recebidas de consumidores no período, tais como: cobertura assistencial, prazo máximo de atendimento e rede de atendimento, entre outra.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. O objetivo do programa é estimular as empresas a garantir o acesso do beneficiário aos serviços e procedimentos definidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS de acordo com o que foi contratado.Juntos, os planos atendem cerca de 600 mil beneficiários, que ficam protegidos com a medida e têm mantida a garantia à assistência regular.

Paralelamente à suspensão, a Agência liberou a comercialização de 27 planos de saúde de 10 operadoras que haviam sido suspensos em ciclos anteriores. A liberação indica que esses planos poderão voltar a ser vendidos para novos clientes a partir do dia 14/06/2019.Porém, até  cumprirem as exigências do programa de monitoramento, os planos estão proibidos de ser vendidos ou receber novos clientes em todo o país.

Ao proibir temporariamente a comercialização dos planos que estão sendo alvo de reclamações, a ANS obriga as operadoras se esforçarem para garantir o acesso do beneficiário aos serviços que foram contratados. Somente com a adequação do atendimento, as operadoras poderão receber novos clientes”, explica o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel.

Foram registradas cerca de 19.411 reclamações de natureza assistencial nos canais de atendimento da ANS, no período de 01/01/19 a 31/03/19. Dentre essas, 18.789 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento, excluindo-se as demandas finalizadas por motivos como duplicidade.

Perfil das reclamações do período

 

Cerca de 93,56% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), índice que regularmente tem se mantido superior a 90% em resolutividade, garantindo resposta ao problema dos beneficiários.

Para quem tem Plano de saúde a dica é consultar informações do monitoramento por operadora, conferindo o histórico das empresas e verificando, em cada ciclo, se ela teve planos suspensos ou reativados. Para dar mais transparência e possibilitar a comparação pelos consumidores, a ANS disponibiliza ainda um panorama geral com a situação de todas as operadoras, com a classificação das empresas nas quatro faixas existentes (que vão de 0 a 3).

Fonte: ANS

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