6 receitas para curar a ressaca e começar o ‘ano novo’

Ainda tem Carnaval neste fim de semana em muitos lugares do Brasil. Para começar bem a semana, nutricionistas ensinam receitas infalíveis de sucos desintoxicantes

Redação

Muita gente ainda pretende brincar Carnaval em grandes blocos que desfilam neste fim de semana. No Rio de Janeiro, este sábado (9) tem o bloco da Anitta e no domingo, Monobloco, que prometem arrastar milhares de foliões pelas ruas do Centro.

Mas para não fazer feio e encerrar a folia com chave de ouro, ViDA & Ação selecionou uma lista com as principais vitaminas que podem te ajudar na escolha dos alimentos para aliviar a ressaca. Além disso, publicamos seis receitas que vão ajudar você a não ficar na bagaceira geral e voltar à rotina na segunda-feira, começando, finalmente, o Ano Novo.

nutricionista Karina Silva, da Cia da consulta, explica que não há alimentos específicos que combatam, mas existem aqueles que auxiliam na redução dos sintomas causados pela ressaca.

O ideal é ingerir alimentos leves, como legumes e verduras, caldos, sopas, frutas, sucos naturais e isotônicos, evitando frituras, guloseimas e carne vermelha gorda.  Sempre lembrando da em importância beber bastante água antes, durante e depois do consumo do álcool”, destaca.

Para melhorar o inchaço e repor líquido perdido durante os dias de folia, ela recomenda beber bastante água, chás gelados, sucos naturais da fruta e água de coco. Consuma frutas ricas em água, por exemplo, melancia, melão, abacaxi, maçã e morango.

Outra recomendação é comer verduras que auxiliam o fígado a eliminar as toxinas acumuladas, como o repolho, couve, brócolis, agrião, couve-flor e espinafre. O chá de gengibre, dente-de-leão, boldo, carqueja e cavalinha também ajudam o fígado a eliminar as toxinas e reduzem a sensação de inchaço.

Confira abaixo a lista com as principais vitaminas que podem te ajudar na escolha dos alimentos para aliviar a ressaca, além das receitas para ganhar ainda mais energia:

  • Vitamina E (Tocoferol):  Avelã, semente de girassol, castanha do pará, amendoim, milho, amêndoa, óleo de milho, dentre outros.
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico): Goiaba, mamão, morango, laranja, brócolis, couve flor, pimentão, dentre outros.
  • Vitamina A (Retinol): Manga, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, couve, dentre outros.
  • Carotenoides (β-caroteno, licopeno):  precursores da Vitamina A, batata doce, buriti, abóbora, cenoura, Pitanga, manga, pêssego, dentre outros.
  • Selênio: Semente de chia, semente de girassol, castanha do pará, salmão, peito de frango, ovo, feijão, farinha de trigo.
  • Flavonoides: Brócolis, salsa, manga, maça, couve, rúcula, cebola, dentre outros.

Sucos para desintoxicar

Após o Carnaval, a dica é apostar em uma alimentação balanceada e que ajude a reequilibrar o funcionamento corpo. Os alimentos detox são anti-inflamatórios e ajudam na limpeza do organismo, além de terem ação diurética. Pensando nisso, a equipe de nutrição da Casa Santa Luzia elaborou uma sugestão de suco detox.

A receita é prática e traz ingredientes como tomate, que contém grandes quantidades de vitaminas; água de coco, que é fonte de potássio; limão, que ativa o fígado; e gengibre, para ajudar na eliminação das toxinas.

Também para recuperar as energias e repor os nutrientes depois do Carnaval, a coordenadora de Nutrição do Instituto Arcádia, Alana Sampaio, passou a receita de uma bebida detox: o suchá. A bebida que mistura suco com chá ajuda a passar a ressaca, hidrata o organismo e melhora a fadiga. Confira as duas receitas no final do texto.

Suco de Abacaxi e Maçâ

Ingredientes:

2 rodelas de abacaxi sem o miolo

¼ de maça fugi

1 folha de couve

2 lascas de gengibre

Gelo a gosto

Modo de Preparo: 

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Suco de Laranja com Alecrim

Ingredientes:

200 ml suco de laranja

1 colher de sopa de alecrim

Gelo a gosto

Modo de Preparo: 

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Suco de Morango com Agua de Coco e Hortelã

Ingredientes:

200 ml de água de coco

5 morangos picados

2 folhas de hortelã

Gelo à gosto

Modo de Preparo: 

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Isotônico caseiro

Ingredientes:

500 ml de água

Suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml)

2 colheres de sopa rasas de açúcar demerara

1 colher de chá de sal

Modo de Preparo:

Misture bem todos os ingredientes e beba em seguida.

Suco detox

Ingredientes:

– 200 ml de água de coco;

– 200g de tomate;

– ½ cenoura crua;

– 1 talo pequeno de salsão;

– 1 lasca de gengibre

– suco de ½ limão;

– gelo a gosto

– sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

– Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida;

– Coar caso desejar

SUCHÁ

Ingredientes

– 2 xícaras de chá de água

– 2 colheres de sopa de capim-cidreira picado

– 2 limões-sicilianos

– 2 rodelas de gengibre

– 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo: Colocar a água no fogo com o gengibre e, assim que ferver, esperar 10 minutos e desligar. Juntar o capim-cidreira e o suco dos limões. Tampar a panela e deixar em infusão por 5 minutos, coar e esfriar. Acrescentar o mel e servir bem gelado.

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.