7 dicas de skincare para uma pele saudável no inverno

Saiba como conquistar uma pele de porcelana nas quatro estações do ano. Conheça o poder dos cosméticos naturais e orgânicos

Um olho na previsão do tempo e outro no corpo, porque a pele sente o clima seco e o frio típicos do período de inverno. Para evitar que ela fique ainda mais seca, a solução é caprichar na hidratação, como ensinam os especialistas.

“As temperaturas baixas e o tempo seco podem deixar nossa pele ressecada e mais predisposta às alergias e irritações. Por isso é fundamental redobrar os cuidados com a hidratação, afinal, estamos falando do maior órgão do corpo humano e que também precisa de atenção”, afirma Maria Clara Couto, médica dermatologista e fundadora da Use Orgânico.

Pode parecer óbvio, mas no dia a dia algumas ações importantes de cuidado podem passar despercebidas. Confira a seguir algumas dicas.

  • Evite banhos muito quentes e demorados, pois a água em alta temperatura retira parte do manto hidrolipídico – a camada protetora da pele.
  • Evite usar buchas e esfoliar a pele em excesso. Esse ato também diminui sua oleosidade natural, que é essencial para nosso bem-estar.
  • Dê preferência aos sabonetes que limpam sem ressecar em excesso. Bons ativos incluem a aloe vera, calêndula e copaíba, que contam com propriedades anti-inflamatórias, regeneradoras e calmantes.
  • Passe o hidratante logo após o banho. Use e abuse das manteigas e óleos vegetais, como cacau, cupuaçu, murumuru, rosa mosqueta, abacate, girassol e macadâmia. Peles normais podem ser hidratadas uma vez ao dia. Já as peles com tendência ao ressecamento devem ser hidratadas de duas a três vezes ao dia.
  • Beba bastante água, pois ela ajuda a regularizar grande parte das funções do nosso organismo.
  • Use hidratantes labiais. Eles restauram e protegem os lábios contra o ressecamento e danos do vento e frio intenso. Boas opções contam com manteiga de karité, manteiga de ucuuba e ácido hialurônico.
  • O contato com luzes artificiais se mantém com o frio, por isso o uso do filtro solar físico (mineral) deve ser idealmente mantido mesmo em dias nublados/chuvosos.

Cosméticos naturais e orgânicos são eficazes no inverno

Nesta época, tratar a pele com cosméticos naturais e orgânicos pode ser uma solução ainda mais eficaz visto que eles contêm ingredientes altamente hidratantes, capazes de desencadear um efeito regenerativo no tecido cutâneo. Além de serem feitos com matérias-primas naturais que minimizam os riscos de alergias e irritações, não contém corantes e fragrâncias artificiais, passam por um processo natural de plantio, cultivo e extração da terra, trazendo benefícios à pele e ao meio ambiente.

Uma opção natural e saudável é usar óleos à base de monoi. O óleo regenerador milenar é adotado na medicina tradicional da Polinésia Francesa. Ele tem como principal ingrediente a flor de tiare, que só existe lá e é colhida por senhoras, às quatro da manhã, tradicionalmente, para ficar em imersão no óleo de coco por vários dias.

A dermatologista Juliana Neiva explica o potencial regenerador do Monoï, que contém uma flor medicinal, a flor de tiare, que tem na sua composição o ácido salicílico, com ação regeneradora e detox, melhorando a penetração de sais minerais e antioxidantes na pele, além de ajudar na renovação celular.

“A flor também é interessante porque vai produzindo vitaminas A, E e nutrientes. Isso melhora a elasticidade e a produção de colágeno, deixando a pele do corpo e do rosto mais viçosa e macia. É uma ótima opção para o ano todo, deixando a pele mais aveludada e macia, além de poder usar nos cabelos.”

Óleo milenar do Taiti é opção natural para o corpo

Monoï Tiki Tahiti à base da flor de tiare é opção para a pele no inverno (Foto Divulgação)

Lançado no mercado internacional há 80 anos, Monoï Tiki Tahiti traz uma flor de tiare em cada frasco que sai do país, com garantia de denominação de origem. O cosmético artesanal e vegano é representado na América Latina pela empresária Fabiola Aguirre, que conviveu por oito anos com os polinésios, interessada na aparência jovial da população.

Numa das viagens, conheci uma senhora de 90 anos com aparência de 50 e quis saber a fonte da juventude eterna. Ela contou que, do nascimento até a idade avançada, todos lá usam o monoi diariamente, na pele e no cabelo. Para eles, é o óleo da saúde e da jovialidade. Resolvi, então, compartilhar esse segredo de beleza e juventude da Polinésia Francesa, que dispensa os cremes com químicas que nós mulheres fomos acostumadas a usar de forma errada em nossos corpos, ao longo da vida”, diz a diretora da Monoï Tiki Tahiti Brasil.

A marca resolveu selecionar 50 mulheres do Rio em suas redes sociais e convidá-las a ganhar e experimentar o Monoï, gravando depoimentos com os resultados alcançados, durante uma semana. A dona do resultado mais incrível terá Monoï por um ano grátis. A embalagem do produto com 30ml sai a R$ 79,00 cada e a de 100 ml, a R$ 199,00, cada. Mais informações: monoioriginal.com.br / Instagram – @monoioriginalbrasil e Facebook – Monoï Tiki Tahiti Brasil.

Com Assessorias

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais