7 dicas para administrar o tempo em tempos de apps e redes sociais

Rosayne Macedo

vanessa guimaraes

Quem nunca pensou em esticar o horário do relógio para conseguir fazer tudo o que precisa e de que gosta? Trabalho, família, amigos, lazer, qualidade de vida… Mas como dar conta de tantas atribuições nesses tempos de redes sociais, grupos de Whattaspp e perfis nas redes sociais? Especialista em Gestão do Tempo, a jornalista Vanessa Guimarães ensina várias técnicas e medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia, em mais uma matéria da série sobre Procrastinação que Vida & Ação traz esta semana.

Fui assistir uma palestra dela e saí de lá querendo trazê-la aqui pra casa pra dar um jeitinho na minha rotina de mãe, mulher, profissional, empreendedora… (risos). Em meio a sua rotina bastante intensa de consultora de comunicação corporativa e palestrante – ela ainda tem um filho de 2 anos de idade -, Vanessa  listou sete preciosas dicas de como administrar melhor o tempo, conciliando com as redes sociais e os apps. Confira!

1 – Crie horários específicos para acessar as redes sociais durante o dia e defina quanto tempo você dedicará ao uso de cada uma.

2 – Descubra quanto tempo você gasta utilizando cada aplicativo e rede social, tentando diminuir, investindo-o em outra atividade. Existem vários apps como o Quality Time, que te ajudam nessa tarefa.

3 – Organize-se. Mantenha o foco no seu planejamento do dia, seguindo os horários da agenda. Utilize o intervalo entre as tarefas para verificar as mensagens, mas só responda quando o tempo permitir.

4 – Durante o horário de trabalho e compromissos, utilize os aplicativos de mensagem instantânea – como Whats App e Messenger – como se fosse um e-mail. Defina as mensagens urgentes, importantes e desnecessárias. Leia e responda nessa ordem.

5 – Evite entrar em grupos de Whatsapp que te façam perder tempo e não são úteis.

6 – Silencie os grupos e alertas de mensagens, evitando a curiosidade de entrar no aplicativo cada vez que alguém enviar algo.

7 – Crie pastas específicas para os e-mails, classificando-os em urgente, importante e usual. Cadastre os remetentes correspondentes, para saber quais são as suas prioridades.

Marketing Afetivo

Com MBA em Liderança Integral, Vanessa Guimarães leva para suas palestras toda a sua bagagem de 14 anos de experiência em planejamento estratégico, endomarketing, comunicação interna, gerenciamento de crises, gestão de mudanças, reputação e assessoria de imprensa.

Atualmente, Vanessa faz treinamentos sobre Marketing Afetivo e Gestão do Tempo para Correios, Cassi e Fiocruz no Rio.  Recentemente ministrou a palestra “Gestão do Tempo e Produtividade” na abertura da edição 2017 da Semana do Conhecimento realizada pela ArcelorMittal no Rio de Janeiro.

“Em minhas palestras nas empresas tenho observado cada vez mais como é importante os líderes serem mais afetivos com suas equipes. A comunicação afetiva é aquela que abrange o profissional como ser integral, ou seja, engloba a pessoa de forma completa, como ser humano – um profissional consciente de que a sua vida pessoal influencia diretamente na profissional”, explica Vanessa.

Segundo ela, as nossas características pessoais revelam quem somos como profissionais e principalmente como líderes de equipes. Por isso Vanessa desenvolveu algumas técnicas ao longo de 14 anos de trabalho na área de comunicação que podem ajudar os líderes a se conectarem com suas equipes de forma efetiva e afetiva. A consultora  agora está escrevendo um livro em parceria com Wanderlei Passarella e outros co-autores sobre Liderança Integral.

“O foco da verdadeira liderança precisa estar no bom relacionamento com seus superiores, equipes e liderados. Quando fazemos nossas equipes e clientes sentirem-se parte importante dos processos e da empresa, eles sentem-se gratos e se envolvem. A gratidão é um sentimento que motiva e estimula continuamente os profissionais”, destaca.

 

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