Ouvir faz Bem: 8 audiolivros para viver mais (e melhor) em até 30 minutos

Títulos abordam desde métodos japoneses até pesquisas de renomados médicos sobre como reduzir o estresse, evitar doenças e ter uma vida mais equilibrada

Redação

Cuidar da saúde vai muito além da prática de atividades físicas e uma dieta balanceada. O segredo para viver melhor também está nos livros. Assim como a prática de atividade física estimula a produção de serotonina e melhora o condicionamento físico, o hábito da leitura também tem um impacto positivo em nosso bem-estar: De acordo com o Instituto Pró-livro, a leitura melhora o funcionamento do cérebro, reduz o estresse, ajuda a memória, dentre tantos outros benefícios que contribuem para uma vida melhor.

No Brasil, somente 8% da população de fato lêem algum livro em um mercado de 60 milhões de pessoas. Com a rotina cada vez mais intensa, milhares de brasileiros precisam encaixar um momento de lazer e descontração no cotidiano. A escolha fica ainda mais difícil quando as obrigações do dia a dia tomam conta do pouco tempo disponível.

A boa notícia é que graças à tecnologia cada vez mais em expansão, a falta de tempo não é mais desculpa para ter acesso a obras literárias. Hoje, é possível ir à academia e escutar um livro em apenas um clique no aplicativo. Dá para aproveitar o tempo no trânsito, transporte público ou particular e até mesmo ao realizar serviços domésticos: dá para preparar o jantar e estar por dentro daquela trilogia que ficou presa na estante do escritório há alguns anos, escutando um audiobook.

Para alinhar o hábito da leitura à busca de conhecimentos para ter uma vida mais saudável, o aplicativo Esens disponibilizou cinco audiolivros com conhecimentos e dicas sobre bem-estar para viver mais. Todos os títulos foram lidos e avaliados por um time de especialistas em literatura, leitura dinâmica e tradução para resumir a essência principal de cada obra em áudios de até 30 minutos, que podem ser acessados de qualquer lugar de forma dinâmica. 

Com isso a ferramenta propõe a leitura de um livro por dia para conseguir dar o pontapé inicial em busca de uma vida melhor. Confira também três dicas da Auti Books, plataforma de venda de audiolivros que nasceu com a missão de oferecer um novo formato de imersão ao mundo literário, onde palavras dão lugar às narrações e elevam a imaginação do consumidor de audiobook.

Missão de vida (ano: 2016 | tempo: 30 min)

Voltado para as pessoas que desejam viver até os 100 anos, este é o guia para ter uma vida longa e feliz através da sabedoria da cultura japonesa. Os autores Francesc Miralles e Héctor García foram até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, e reuniram pela primeira vez em um livro os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo. Um guia com informações claras e sucintas, além de listas, tabelas e ilustrações que colocam em suas mãos as ferramentas certas para entender e encontrar seu ikigai (conceito japonês que significa “razão de ser”).

O plano dos 4 pilares (ano: 2017 | tempo: 27 min)

Baseado em quase 20 anos de experiência clínica, o Dr. Rangan Chatterjee concluiu que, para nos livrarmos das doenças, temos de manter os quatro pilares essenciais da saúde bem equilibrados: Relaxar, nutrir, mexer-se e dormir. Os ensinamentos presentes no livro oferecem o plano completo para cuidar de cada uma dessas áreas essenciais e harmonizá-las para, deste modo, poder curar desde um simples eczema a doenças graves como a depressão ou o síndrome da fadiga crônica, sem precisar de qualquer remédio. 

O paradoxo da longevidade (ano: 2019 | tempo: 29 min)

O livro mapeia uma nova abordagem para envelhecer bem, baseada no apoio à saúde das partes “mais antigas” de nós: os microorganismos que vivem dentro de nossos corpos. Trabalhando com milhares de pacientes, o autor, Dr. Steven Gundry, descobriu que as “doenças do envelhecimento” que mais tememos não são simplesmente uma função da idade; ao contrário, são um subproduto da maneira como vivemos ao longo das décadas. 

Desfaça! (ano: 2019 | tempo: 34 min)

O livro revela o surpreendente poder de fazer mudanças simples no estilo de vida, que não apenas podem prevenir, mas até mesmo reverter uma ampla gama de doenças crônicas. O conhecimento é baseado na pesquisa revolucionária dirigida pelo autor, Dr. Dean Ornish, que provou, pela primeira vez, que as mudanças no estilo de vida muitas vezes podem reverter a progressão de muitas doenças crônicas mais comuns e até mesmo reverter o envelhecimento celular.

Comande o dia, comande sua vida (ano: 2018 | tempo: 15 min)

Neste livro, Aubrey Marcus oferece um manual que orienta o leitor a otimizar cada momento do dia e assim conseguir tirar o máximo proveito do corpo e da mente, diariamente. Com pequenas mudanças acionáveis ​​implementadas ao longo de um dia, o livro mostra como se sentir melhor, ter um desempenho mais eficiente e viver mais feliz. E esses hábitos se transformam em rotinas semanais, acabando por se tornar parte de uma escolha saudável ao longo da vida.

A coragem de ser imperfeito

Um dos maiores sucessos da categoria de autoajuda é ideal para ser escutado enquanto se está à mercê do trânsito. A obra produzida por Brené Brown, revela as percepções desencadeadas ao longo da trajetória de cada indivíduo, como o medo, angústia e decepções e revela estratégias e descobertas bem-sucedidas para viver e se relacionar da melhor forma. A pesquisadora Brown define em pouco mais de oito horas de audiobook, que vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

 

A sutil arte de ligar o f*da-se

Considerada uma das obras mais vendidas do Brasil em 2018, ‘A sutil arte de ligar o f*da-se’ faz você mergulhar no processo de conhecimento sobre o seu eu interior com uma boa pitada de descontração. Há quem diga que a obra é um ‘tapa na cara’ por sua abordagem franca e inteligente dos paradoxos da vida, mas, além disso, é uma verdadeira crítica de como aceitamos os nossos limites e como podemos amá-los ligando o f*da-se. Imperdível!

 

O poder do hábito

Se você tem curiosidade em entender por que fazemos o que fazemos, e como os hábitos impactam tanto na rotina de trabalho como na vida pessoal, O poder do Hábito pode esclarecer essas questões. O autor Charles Duhigg, ex-repórter do TheNew York Times explica cientificamente como os costumem direcionam a nossa vida. Não perca tempo, crie o hábito de escutar esse audiobook.

 

 

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.