Solidariedade: o ‘vírus do bem’ que está salvando muitas vidas

#PapodePandemia traz porta-vozes de três iniciativas solidárias: Missão Covid, Unidos pela Vacina e Ação da Cidadania nesta quarta, às 19h

Redação

O descontrole da pandemia no Brasil, com mais mortes a cada dia do que em qualquer país do mundo; o sistema de saúde colapsado e a fila das vacinas que não anda. Tudo isso, junto e misturado, gera um enorme e generalizado estresse. Para agravar ainda mais a crise sanitária, a falta de políticas públicas de proteção social deixa cada vez mais brasileiros vulneráveis à miséria e à insegurança alimentar. Muitos não podem pagar um plano de saúde e dependem do Sistema Único de Saúde, com recursos técnicos e humanos ainda mais exauridos.

É neste cenário de caos social que surge um ‘vírus do bem”. A “epidemia de solidariedade” tomou conta do país desde o início do ano e vem unindo desde iniciativas individuais e coletivas até empresas, instituições, igrejas e muitas outras organizações sociais em benefício daqueles que mais sofrem. E se a situação já anda crítica, poderia estar ainda pior sem esse trabalho voluntário que, felizmente, cresce a cada dia, envolvendo mais pessoas.

Uma dessas iniciativas é a Missão Covid, criada logo no início da pandemia por um grupo de médicos para oferecer um primeiro atendimento a distância a pessoas com sintomas de Covid-19. Mais recentemente, surgiu o movimento Unidos pela Vacina, para ajudar a levar mais doses dos imunizantes hoje disponíveis aos postos de vacinação. Para minimizar os impactos da volta do Brasil ao ‘Mapa da Fome’, a Ação da Cidadania, que completa 28 anos, reforçou suas açõhttps://www.vidaeacao.com.br/acao-da-cidadania-busca-apoio-de-empresas-para-enfrentar-baixa-de-doacoes/es, mas ainda está aquém de sua capacidade, por falta de doações.

Para falar dessas iniciativas, o Portal ViDA & Ação convidou três porta-vozes desses importantes iniciativas para um bate papo nesta quarta-feira. A 36ª edição do #PapodePandemia vai trazer o médico cardiologista Leandro Rubio, cofundador do Missão Covid; a advogada e professora Ariane Trevisan Fiori, representante do grupo Mulheres do Brasil e do Unidos pela Vacina no Rio de Janeiro, e o coordenador nacional da Ação da Cidadania, Rodrigo Kiko Afonso. A apresentação é da jornalista Rosayne Macedo, editora-chefe do Portal ViDA & Ação.

Sobre os convidados

Rodrigo Rubio – CEO da Starbem e cofundador da Missão Covid – Cardiologista com títulos de especialista pelas Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Foi coordenador do Núcleo da Cardiologia do Hospital Samaritano Higienópolis 2019-2020.

Ariane Trevisan Fiori – Advogada, professora universitária e mediadora penal. Doutora em Direito Publico, líder do Núcleo RJ do grupo Mulheres do Brasil e representante do Estado do RJ no movimento Unidos pela Vacina.

Saiba mais sobre o #PapodePandemia aqui.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais