Abril Verde: alerta para os acidentes de trabalho

De 2012 a 2017, houve 4 milhões de casos no Brasil, dos quais 646 mil por ano na economia formal. Ministério Público do Trabalho (MPT) lança campanha para conscientizar empregadores e trabalhadores

 

Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre os anos 2012 e 2017, apontam que houve o registro de cerca de quatro milhões de acidentes de trabalho notificados, dos quais apenas 646 mil em média por ano envolvem trabalhadores da economia formal. A maior parte dos acidentes e mortes no trabalho ocorre com homens na faixa etária de 18 a 24 anos, que exercem atividades de baixa remuneração.

O levantamento também revela que, no decorrer desses últimos cinco anos, o número de acidentes fatais com máquinas e equipamentos (677) é três vezes maior do que a média das outras causas (1.897); e as amputações (1.471) são 15 vezes mais frequentes com exposição a riscos derivados do contato com esses agentes causadores do que a média geral (22.899). Neste mesmo período, a Previdência Social gastou mais de R$ 26 bilhões com benefícios acidentários. Além disso, foram perdidos 305.299.902 dias de trabalho com afastamentos previdenciários. Os prejuízos são ainda maiores, porém a subnotificação é muito expressiva.

Para conscientizar empregadores e trabalhadores sobre melhores condições de trabalho e de saúde, o Ministério Público do Trabalho (MPT) acaba de lançar a série “Não vire manchete!” em sua página oficial no Facebook (@mpt.br). São cinco vídeos, lançados uma vez por semana, contemplando todo o mês de abril. Os vídeos integram a Campanha Abril Verde, cujo evento de lançamento oficial acontece nesta quinta-feira,  dia 5, às 14h, na Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília. Ações, eventos, palestras e exposições sobre o tema serão promovidos por todo o país. Durante o mês, também será lançada uma nova revista da série “MPT em Quadrinhos” especificamente sobre a campanha.

É importante a mudança cultural de empresários, trabalhadores e da população em geral, para que todos percebam os prejuízos causados para a sociedade brasileira, em todos os aspectos, face a quantidade de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ainda existentes em nosso país. Todos devem perceber que a efetiva prevenção é o único caminho para redução dos números”, afirma o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) e procurador do MPT, Leonardo Osório Mendonça.

É preciso haver uma mudança cultural, diz procurador

Segundo ele, a expectativa é que esta série de vídeos auxilie nesta importante mudança cultura. Ele ainda destaca a participação do órgão ministerial na luta pela criação de uma cultura de respeito às normas de segurança, saúde e higiene do trabalho. “O Ministério Público do Trabalho tem procurado atuar nas principais causas de adoecimentos e mortes no trabalho em nosso país, como forma de redução destes alarmantes números da acidentalidade no trabalho”, afirma.

A campanha publicitária consiste numa série de cinco vídeos, com o lançamento de um episódio por semana. Em cada um dos VTs há depoimentos de atores e narração de um locutor, visando promover uma reflexão sobre o tema abordado, assim como o incentivo às denúncias ao MPT em caso de irregularidades trabalhistas.

Os vídeos possuem duração de 30 segundos e serão exibidos na fanpage do Ministério Público do Trabalho (@mpt.br) no facebook. Para diferenciar cada uma das histórias na produção audiovisual, foram inseridos meios de comunicação distintos nos cinco episódios da série: rádio, televisão, smartphones, jornais impresso e on-line.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego, com Redação

 

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