Acabaram as festas, é hora de voltar à rotina saudável

Como se manter em forma no verão? Estação pode ser ideal para iniciar a vida fitness. Nutricionistas dão dicas para aproveitar o calor e ficar em dia com a balança

Redação

Acabaram as duas semanas mais ‘pé na jaca do ano’, é hora de voltar à rotina saudável. A estação mais quente do ano proporciona bons momentos de lazer e descanso. Mas que tal tirar aquela promessa de ano-novo do papel para se preparar para uma mudança de atitude definitiva?

Nesta época do ano, é comum todos se preocuparem mais com o físico, já que as roupas deixam o corpo mais à mostra e as temporadas na praia e os dias de piscina são mais frequentes. Porém, durante o verão é importante não descuidar da saúde e ficar atento com a alimentação e a rotina neste período em que alguns excessos podem aparecer.

Os dias de calor fazem com que nosso metabolismo desacelere e produza menos energia. Em decorrência disso, é normal que a digestão seja mais lenta e a desidratação mais rápida. “Algumas adequações são necessárias nessa fase. O aumento no consumo de água é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e manter-se hidratado no calor dessa estação”, pontua a nutricionista.

Adotar hábitos saudáveis, que combinam atividades físicas, práticas de esportes e manter uma alimentação leve e equilibrada é uma excelente ideia nesta época do ano. Sabemos que todos que querem e buscam por resultados duradouros e satisfatórios precisam adaptar novos hábitos à rotina com mudanças gradativas, sem excessos e nem restrições alimentares. Além disso, criar hábitos sustentáveis sem abrir mão da saúde é o segredo para se sentir bem o ano todo.
De acordo com a nutricionista Ana Pallottini, não é preciso radicalismo para obter resultados e ainda dá tempo de começar uma mudança de estilo de vida, melhorando a alimentação e incluindo atividade física na rotina, sem colocar a saúde em risco.

“Muitas pessoas se aventuram em dietas restritivas em busca de efeitos imediatos, com cardápios que eliminam os alimentos fontes de carboidratos, por exemplo”, explica Ana, que é  consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

A nutricionista destaca que o planejamento inicial também pode ser usado como um incentivo às mudanças permanentes no dia a dia, evitando assim, o efeito rebote ou sanfona, quando todo resultado conquistado se perde. “A alimentação adotada deve ser sustentável em longo prazo, saborosa e saudável. Dessa forma é mais fácil seguir o cardápio por mais tempo, passando de uma dieta para uma reeducação alimentar”, pontua.

Dicas do Vigilantes do Peso para deixar sua vida e seu dia a dia ainda mais saudável

Hidrate-se:

A água refresca e contribui para o bom funcionamento do organismo. Ela regula a temperatura do corpo, faz bem à pele, o aparelho digestivo e dos rins. Não faltam benefícios para te incentivar a beber aquela água geladinha na estação mais quente do ano .

Pratique exercícios:

Algumas pessoas gostam de fazer de malhar logo cedinho. Outras preferem ir pra academia à noite. Contanto que você não fique parado, a hora que você escolher para se exercitar é o menor dos problemas. Antes de mais nada, escolha um exercício que goste e te dê prazer. Inicie aos poucos e quando ver terá atingido seu objetivo antes do que imaginava.

Alimente-se bem:

Pense na comida como o combustível que mantém nosso corpo funcionando adequadamente. Se um bom carro não pode receber combustível de qualidade duvidosa, pois com o tempo ele apresentará problemas graves como consequência, nosso organismo também precisa dessa atenção.

Crie novos looks:

Prefira roupas mais confortável no verão, além de diminui o calor e nos deixa mais à vontade para aproveitar. Então que tal separar suas roupas preferidas e montar looks que combinem com altas temperaturas. Use e abuse, você pode.

Tente algo novo:

Um hobby, um exercício, uma receita. Fuja da rotina! Isso vai ajudar sua mente a relaxar e estimular habilidades que, talvez, nem você imagina ter.

Alongue-se:

Alongar o corpo regularmente pode trazer diversos benefícios. Além de deixá-lo mais relaxado, a atitude melhora a postura, aumenta a flexibilidade e ativa a circulação sanguínea. Experimente alguns minutos ao acordar, fazendo alguns movimentos na sua própria cama. Você irá começar seu dia mais disposto e com mais saúde.

Recarregue sua energia:

Faça pausas ao longo do dia. Você pode estar trabalhando no escritório em um projeto importante, ou mesmo fazendo tarefas domésticas acumuladas. Parar para descansar, respirar fundo, levantar da cadeira faz toda a diferença! Você vai ver que, ao recomeçar, a tarefa vai fluir melhor.

Esteja sempre atento à rotina do dia a dia.

Algumas situações ou ocasiões podem desencadear alguma sensação negativa, como a ansiedade. Aprenda a contornar esses momentos e, se estiver com dificuldades, não deixe de buscar ajuda profissional.

Passe um tempo ao ar livre

Já está comprovado cientificamente: passar um tempo em contato com a natureza pode te ajudar em muitos aspectos. E todos eles estão relacionados a uma vida mais saudável e feliz – melhor memória, mais energia, menos estresse, atenção potencializada e criatividade estimulada são alguns deles.

Prefira alimentos leves:

No verão é possível manter a dieta, sim. Não deixe de aproveitar mesmo em uma época em que muitas pessoas estão de férias, viajando, curtindo dias na praia ou na piscina. Basta planejar sua alimentação e aproveitar os melhores momentos desta estação.

São pequenos hábitos como estes que podem impactar positivamente seu corpo e sua mente. Que tal aproveitar para ter ainda mais saúde e qualidade de vida? Aproveite que ainda dá tempo de entrar em forma com saúde e bem-estar .

Abaixo, Ana Pallottini lista cinco dicas para chegar ao verão com um corpo bonito e saudável:

• Dê atenção para o café da manhã
Começar o dia com uma refeição equilibrada garante mais energia, saciedade e disposição ao longo do dia. Aposte em um pão de forma integral ou torradas, que fornecem carboidratos e energia. Para acompanhar, queijo ou ovo mexido, que fornecem proteínas e, como complemento, fruta da estação ou suco de fruta natural, misturados com semente de linhaça ou chia, que acrescentam fibras, vitaminas e minerais.
• Capriche nas saladas
Frescas e refrescantes, as saladas são boas opções para os dias mais quentes, especialmente para o jantar. Combinando alguns ingredientes, é possível elaborar uma refeição completa, leve e balanceada! Acrescente frango desfiado, ovos de codorna, atum ou grão de bico, que são os alimentos fontes de proteína. E, para acompanhar, croutons caseiros! É só cortar o pão de forma em quadradinhos, regar com um fio de azeite de oliva e orégano e torrar no forno.
• Prepare sorvetes caseiros e refrescantes
Um lanche leve entre as refeições principais pode ajudar a controlar a fome e trazer mais disposição e energia para o dia. Frutas são boas opções para esse momento, e podem se tornar mais atrativas e apetitosas em forma de sorvete. A sugestão é picar uma banana e levá-la ao congelador. Depois de congelada, bater em um mixer com cacau em pó e um pouco de mel. Para dar aquele toque especial, quebre alguns biscoitos integrais de cacau junte à “massa” do sorvete.
• Pratique atividade física
Comece a rotina de exercícios físicos aos poucos e escolha uma atividade prazerosa para você. Aproveite o sol e os dias mais longos, por conta do horário de verão, e se exercite ao ar livre, quando possível, praticando corrida, caminhada ou natação.
Reserve ao menos três dias da semana para atividades de uma hora. Desta forma já é possível cumprir a recomendação da Organização Mundial de Saúde de 150 minutos de exercício semanais.
• Estipule metas realistas
Eleve a autoestima e trace metas realistas, condizentes com sua rotina e com o seu biotipo. É possível perder peso ou ficar com o corpo mais definido, mas dentro do que seria ideal para cada um, sem sofrimento e sem arriscar a saúde.

Veja as dicas da nutricionista

A nutricionista Ellen D’arc da Bio Mundo, rede de lojas que busca gerar saúde e bem-estar por meio de produtos saudáveis, dá orientações para aproveitar a época de muito sol sem deixar o cuidado com o corpo de lado.

O CARDÁPIO DO VERÃO

Assim como os líquidos, as refeições dessa época devem ser compostas por alimentos leves tais quais frutas, verduras e legumes. Couve, brócolis, agrião, pepino, limão, abacaxi e gengibre são ótimas opções, visto que seus efeitos detox no corpo – decorrentes da ação diurética – aceleram o metabolismo e promovem a queima de gorduras. “Na escolha dos snacks, as oleaginosas devem ser protagonistas. Castanhas, nozes e amêndoas são fontes de ômega 3 e 6, ademais possuem ação protetora contra raios UV”, complementa.

APROVEITE O TEMPO LIVRE

Uma caminhada na praia, jogar vôlei com os amigos, correr com o cachorro, surfar e andar de bike são atividades que podem ser feitas durante o período de lazer e ajudam a queimar as calorias indesejadas. “Entretanto, devemos ter atenção com os horários que essas práticas serão feitas. O ideal é no começo do dia ou final da tarde, quando o sol é mais ameno” reforça a especialista. Repor os nutrientes e sais minerais perdidos no processo de transpiração também é fundamental para um bom resultado.

NOVOS HÁBITOS SÃO BEM-VINDOS

Uma vez que a atenção ao corpo é redobrada nessa parte do ano, muitas pessoas sentem a necessidade de cuidados mais específicos e usam essa motivação para criar novos costumes, como ir à academia regularmente. Outro investimento é o uso de suplementos alimentares, dentre eles: whey protein, albumina, creatina e BCAA. “São aliados na procura por resultados físicos mais efetivos. É válido ressaltar que a orientação de um profissional é indispensável nesse processo” finaliza a especialista.