Ações gratuitas esclarecem sobre tireoide, glaucoma e melanoma

Confira na Agenda Positiva da semana uma série de atividades voltadas para conscientizar a população sobre questões de saúde

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

No Rio de Janeiro, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) realiza nesta quinta-feira (23) uma ação especial para antecipar as comemorações pelo Dia Internacional da Tireoide, celebrado no próximo sábado (25).

A novidade da campanha deste ano no IEDE é a atenção especial às grávidas e mulheres em idade fértil. Elas serão orientadas sobre o controle hormonal pré-concepção e tratamento de tireoidopatias na gravidez, além de realizar coleta de TSH e T4L – hormônios da tireoide – para testagem.

A iniciativa acontece entre 8h e 12h e oferece ainda orientações de médicos do Instituto sobre a tireoide, além de aplicação de questionário para identificação de disfunções, videoaulas e distribuição de materiais informativos.

Os participantes serão avaliados em exame físico e, caso haja suspeita de anormalidade, serão encaminhados para a triagem do IEDE e posterior consulta. O IEDE fica na Rua Moncorvo Filho, 90, Centro, Rio de Janeiro.

Como prevenir o glaucoma na Baixada

Conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce da doença é um dos principais objetivos do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26/05). O Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, em Duque de Caxias – RJ, promoverá nesta quinta, dia 24 de maio, um coffee break para os pacientes, durante o qual eles receberão orientações sobre a prevenção e tratamento da doença.

A oftalmologista Kátia Mello destaca que iniciativas que conscientizem a população sobre o glaucoma são fundamentais para esclarecer as dúvidas e, com isso, ajudar no combate à doença, que não tem cura, mas pode ser controlada por meio do tratamento adequado.

O glaucoma é causado pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta e pode se manifestar de duas formas: crônica ou aguda. No glaucoma crônico, há a perda de visão periférica, devido a lesões nas fibras dos nervos originados na retina, causadas, principalmente, pela pressão interna alta do olho. Já quando agudo, a pressão do olho torna-se extremamente alta, podendo causar perda súbita e grave da visão.

Ações para conscientizar sobre o melanoma em São Paulo

Durante o mês de Maio o Parque Villa- Lobos realizará uma ação para conscientizar a população sobre a importância do Combate ao Melanoma. O evento gratuito acontece nos dias 25 e 26 de maio, e também nos dias 1 e 2 de junho, das 9h às 15 horas.

A iniciativa reforça a importância do diagnostico precoce que apesar de ser o tipo mais agressivo de câncer de pele, quando diagnosticado no inicio, é possível impedir sua progressão, melhorar a qualidade de vida do paciente e, em alguns casos, até curá-lo.

O evento contará com tendas montadas na explanada do parque, onde serão apresentadas exposições interativas com a presença de representantes das principais associações de pacientes, que estarão à disposição para tirar dúvidas  e esclarecer alguns estigmas sociais sobre o câncer de pele.

Tomógrafo móvel em Rio das Ostras (RJ)

O tomógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde estaciona nesta quinta-feira (23) na cidade de Rio das Ostras. A iniciativa tem como objetivo oferecer exames para a população da região, evitando deslocamento dos pacientes.

A ação, que acontece na Alameda Campomar, no Jardim Campomar, irá atender pacientes regulados pela Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é que o equipamento fique em Rio das Ostras até o próximo dia 16/05.

Capaz de realizar cerca de 60 exames por dia, este ano a iniciativa já passou por cidades como Miracema, São Fidélis, Macaé, Rio Bonito e Campos.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA MILITARES

Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, a partir das 9h, a Diretoria Geral de Saúde do Corpo de Bombeiros, com apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, vai promover o Dia D de Vacinação contra a Gripe para militares da ativa.

Com o objetivo de auxiliá-los e aliar teoria e prática, os alunos dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Estácio – acompanhados de seus professores e coordenadores – atuarão na campanha de vacinação nos postos HCAP, Policlínica Niterói e Policlínica de Campinho, além dos municípios de Cabo Frio, Volta Redonda, Três Rios e Angra dos Reis.

Três unidades da Estácio também vão aderir à campanha e ajudarão durante as aplicações das vacinas gratuitas para o público externo que ficam nos entornos dos campi Tom Jobim (Barra da Tijuca), João Uchôa (Rio Comprido) e Centro do RJ (Av. Venezuela).

Poderão ser vacinados, nas Unidades da Estácio, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que acabaram de parir, crianças de 6 meses a 5 anos, professores, alunos e profissionais da área de saúde, doentes crônicos, funcionários de segurança pública e salvamento.

Rio vai ganhar 100 novos médicos

Está aberto, até o dia 24, processo seletivo com 100 vagas destinadas a médicos de diversas especialidades para contratação por tempo determinado no município do Rio de Janeiro. As vagas disponíveis são para neonatologia, obstetrícia, anestesiologia, médico intensivista infantil e adulto; nefrologia pediátrica, pediatria, cardiologista, clínico, cirurgia geral e cirurgia torácica.

O CASS funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados. No dia 3 de junho será publicado o resultado da análise de currículo. A apresentação de recurso será no dia 03 de junho. O resultado da análise do recurso e o resultado final e a homologação ocorrerão no dia 7 de junho.

Os interessados precisam ir até o Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 601, Cidade Nova. O horário é das 9h às 17h. Mais informações: www.prefeitura.rio/web/sms

Campanha quer valorizar o clínico médico

Ao completar 30 anos, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) apresenta nova campanha publicitária institucional de valorização do médico clínico e por assistência de excelência aos cidadãos. O lançamento aconteceu em 15 de maio, com a divulgação de peças publicitárias nas mídias da instituição, além da apresentação da madrinha da ação: a atriz Irene Ravache.

O projeto ressalta também a marca e a relevância social da Clínica Médica, especialidade tradicionalmente identificada pelo cuidado humanizado, pela adequada anamnese, o olho no olho, o acompanhamento próximo do cidadão. Os médicos clínicos são aqueles profissionais que fazem questão de chamar o paciente pelo nome, que até usam as novas tecnologias como apoio, mas que praticam a medicina com paixão. Enfim, o eixo de todas as especialidades e exemplo de atenção à saúde.

Aliás, por sua atuação de décadas a Clínica Médica tornou-se uma espécie de guardiã da relação médico paciente. Simultaneamente, por intermédio de sua representação maior, a SBCM, mantém diálogo com associados, suas regionais, médicos, estudantes de medicina, residentes e a sociedade.  Daí, colhe subsídios para intervir juntos a gestores e instâncias políticas em prol de saúde de bom nível a todos, em todos os pontos do País.

Maior geradora de emprego na Medicina, conta com aproximadamente 43 mil médicos com título de especialista, de acordo com dados da pesquisa Demografia Médica no Brasil 2018.  Esse grupo representa 11% dos profissionais da área no País que estão capacitados a resolver, com conhecimentos teóricos e práticos, 70% das doenças.

Saiba mais: www.sbcm.org.br/valorizeoclinico

Da Redação, com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!