Ações solidárias para fazer a alegria de crianças e idosos

Boas Ações reuniu iniciativas para doação de brinquedos no Rio e na Grande São Paulo. Influencer de canal infantil doará para Retiro dos Artistas

Já pensou o que é não ter o que dar de comer a um filho? Infelizmente, esta é a realidade de milhares de lares brasileiros. Após anos liquidada graças a políticas de proteção social e distribuição de renda, a fome está de volta, alimentada sobretudo pela alta inflação e desemprego e agravada pela pandemia do novo coronavírus. E grassa a cada dia sem piedade na sociedade brasileira, vide as filas para doação ou até mesmo compra de ossos em açougues e supermercados.

Mas assim como comida é vital para as crianças brasileiras, elas também precisam de acesso à educação e  – por que não? – à cultura e diversão. Por isso, às vésperas do Dia das Crianças (12 de outubro), diversas instituições, empresas e ONGs organizam ações sociais em todo o país para levar um pouco de alegria a crianças em situação de extrema vulnerabilidade social.

No Rio de Janeiro, shoppings centers do grupo Aliansce Sonae e o programa ‘Segurança Presente’, do Governo do Estado, arrecadam brinquedos novos ou em bom estado. Em Niterói (RJ), a universidade Estácio de Sá recolheu livros, caixas de bombas, brinquedos e roupas novas e usadas. Na Grande São Paulo, a Unibes (União Brasileira do Bem Estar Social) recolhendo doações de brinquedos, sapatos, roupas e fantasias, entre outros outros.

Já o influenciador digital queridinho das crianças Luccas Neto decidiu doar este mês para o Retiro dos Artistas, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Todas as iniciativas são super-necessárias e benvindas. Conheça essas Boas Ações e participe!

Leia mais

Solidariedade por toda parte: grupos se juntam para fazer doações contra a fome
Marketing social: como empresas e instituições ajudam no combate à fome
De volta ao mapa da fome, Brasil é destaque em ranking de desperdício de alimentos

Shoppings do Rio arrecadam brinquedos

No Rio de Janeiro e Região Metropolitana, a Aliansce Sonae está aproveitando sua grande capilaridade para mobilizar funcionários e clientes de seus shopping centers em uma campanha de arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado para distribuição às instituições cadastradas pelo Instituto da Criança, em comunidades próximas aos empreendimentos.

Participam da iniciativa Bangu Shopping (Bangu), Carioca Shopping (Vila da Penha), Caxias Shopping (Duque de Caxias), Passeio Shopping (Campo Grande), Pátio Alcântara (São Gonçalo), Santa Cruz Shopping (Santa Cruz), Shopping Grande Rio (São João de Meriti), Shopping Leblon (Leblon), São Gonçalo Shopping (São Gonçalo), Via Parque Shopping (Barra da Tijuca) e Recreio Shopping (Recreio).

Os brinquedos serão distribuídos para as seguintes instituições filantrópicas: Cultura na Cesta (Santa Cruz), Centro Educacional Anne Sullivan (Bangu), NEAC – Núcleo Especial de Atenção à Criança (Campo Grande), Creche Mães Trabalhadoras (São Gonçalo), Projeto Craque do Amanhã (Alcântara), Gasco (Leblon), Ação Social do Recreio (Recreio dos Bandeirantes), ASVI – Associação Semente da Vida da Cidade de Deus (Barra da Tijuca), Centro Cultural Liga do Bem (Vicente de Carvalho), ONG Mão Amiga Lutando Pela Vida e ASPA  – Ação Paulo VI (Caxias).

Criança Presente arrecada brinquedos

Ainda no Rio de Janeiro, a campanha “Criança Presente” está arrecadando brinquedos em todas as bases da Operação Segurança Presente, do Governo do Estado. Com mais de 30 postos de coleta espalhados em todo o estado, a iniciativa pretende tornar o Dia das Crianças ainda mais feliz para centenas de crianças carentes.

A arrecadação dos brinquedos vai até terça-feira, dia 12 de outubro, Dia das Crianças. As doações serão entregues para crianças de abrigos e instituições infantis em diversos bairros e cidades fluminenses. Veja aqui onde doar.

‘Era uma Vez’: universidade recebe livros e bombons

Thays Almeida, psicóloga da Estácio e organizadora da ação ‘Era uma Vez’. e Patrícia Marins, colaboradora do Apoio Acadêmico da Estácio (Foto: Hítalo Chaves)

Já em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a Universidade Estácio de Sá recebeu o projeto “Era uma Vez”, que ajudará a sala de leitura da Associação da Comunidade do Morro do Estado com doações de livros. chocolates, roupas e brinquedos novos ou em bom estado. Durante o mês de setembro, o campus universitário recebeu exemplares doados de livros infantis, numa parceria entre o Núcleo de Apoio e Acompanhamento Psicopedagógico (NAAP) e a equipe da Biblioteca da Estácio Niterói.

Segundo Thays Almeida, psicóloga da Estácio e organizadora do projeto, o objetivo é permitir que as crianças da comunidade possam se divertir e “viajar” por meio da leitura. Como elas também gostam e precisam de brinquedos, chocolate e roupas, moradores de Niterói e municípios adjacentes também puderam ajudar com doações de kits contendo esses itens, incluindo e caixas de bombom e meias novas ou usadas (tamanho 8 a 14 anos).

Na Grande São Paulo

‘Multiplique Alegria’ também arrecada fantasias

Na região da Grande São Paulo, a Unibes (União Brasileira do Bem Estar Social) realiza a ação “Multiplique Alegria”, que tem como objetivo a arrecadação de brinquedos, roupas, sapatos e fantasias infantis em bom estado para o Bazar da Unibes. Os itens doados para a ação passarão por uma triagem e serão destinados para o bazar, que utiliza 100% das vendas para investimento nos programas sociais da instituição.

O Unibes Bazar recebe doações de roupas, brinquedos, móveis, eletrodomésticos, utensílios e outros produtos em bom estado que são destinadas primeiramente às pessoas atendidas pela instituição. O excedente é vendido nas lojas e no canal digital de vendas do Unibes Bazar. Para participar da ação, basta preencher o formulário e a equipe da Unibes retirará os itens em toda a região da Grande São Paulo.

Atualmente, o Unibes Bazar garante 20% do orçamento da Unibes com as vendas de artigos doados. Essa renda contribui para a manutenção dos programas sociais da instituição, que faz mais de 15 mil atendimentos anuais a crianças, jovens, famílias e idosos vulneráveis de São Paulo.

Doações da Amazon –  Em agosto, a Unibes foi beneficiada pela Amazon com a doação de 150 e-readers Kindle.  Os dispositivos de leitura de livros digitais ficarão disponíveis no Centro da Criança e do Adolescente (CCA) e no Centro Dia para os Idosos. A ação tem como intuito promover a inclusão digital e incentivar o hábito da leitura.

Os e-readers Kindle serão usados por alunos e idosos para atividades como leitura e acesso a dicionários, com a possibilidade de grifos e aumento da fonte dos textos. As leituras seguirão os planos educacionais e recreativos de cada turma, com a supervisão de professores e profissionais capacitados da instituição. Ao todo, 90 dispositivos serão direcionados ao CCA, e 60 para o Centro Dia.

Para saber mais sobre a Unibes e as ações da instituição, acompanhe-a em suas redes sociais, siga os perfis no Instagram @unibes e @unibesbazar e entre no site: www.unibes.org.br/bazar, ou agende sua coleta de doações por telefone (11) 3311-7266 ou WhatsApp – 96929-4660.

Luccas Neto doa para o Retiro dos Artistas

O influenciador digital Luccas Neto e a emotion tech Polen se uniram em uma ação social para o mês das crianças. Todo o valor recebido com a gravação dos vídeos será doado ao Retiro dos Artistas, que acolhe artistas idosos no Rio de Janeiro.

Neste Dia das Crianças, quem quiser emocionar filhos, sobrinhos ou enteados com um vídeo personalizado do Luccas Neto poderá acessar o perfil na plataforma, preencher as informações solicitadas e fazer o download para encaminhar.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais