Fiocruz promove evento gratuito sobre plantas medicinais e alimentícias

Seminário online da Fiocruz é destaque da Agenda Positiva, que traz ainda atividades sobre maconha medicinal, trombose e gravidez na Covid

Os resultados do maior diagnóstico já realizado no Brasil sobre o potencial produtivo de  plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias serão apresentados pela Fiocruz e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta segunda-feira, dia 24 de maio, às 14h, em seminário on-line com transmissão ao vivo.

O evento é promovido pelo projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, iniciativa conjunta das duas instituições, que identificou 26 produtos oriundos de espécies vegetais – como chás, colírios, repelentes, hidratantes, azeites para uso na gastronomia, dentre outros – com potencial para mercados diferenciados. Veja a programação completa do seminário Cadeias de Valor em Plantas Medicinais e a Agenda 2030: contribuições da sociobiodiversidade para reflexão sobre novos modelos de produção para a  preservação da vida e da saúde no planeta.

O seminário está organizado em três painéis: Estratégias para Uso Sustentável da Sociobiodiversidade, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável e Saúde e Sustentabilidade: a visão de povos e comunidades tradicionais. A mesa de abertura contará com a participação de Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, e Fernando Schwanke, secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, sob moderação de Valcler Rangel, coordenador de Relações Institucionais da Fiocruz.

Maconha medicinal: quando médicos devem prescrever ou não?

Nesta quarta-feira, dia 26 de maio, às 19 horas, acontece o Webinar “Canabinoides: quando prescrever e não prescrever – baseado em evidências científicas”, promovido pela Academia Brasileira de Neurologia e que reunirá diversos especialistas. O evento tem vagas limitadas e inscrições gratuitas para associados pelo link

Durante o evento online, o neurologista Flávio Rezende, mestre e doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Health Meds, vai abordar os aspectos históricos do uso da cannabis medicinal e os principais marcos da Ciência Moderna que resultaram no conhecimento atual sobre o sistema endocanabinoide.

O webinar também contará com a participação dos especialistas Orlando Barsottini, professor de Neurologia na Escola Paulista de Medicina da Unifesp; Mariana Spitz, professora adjunta da Uerj e médica neurologista do Hospital Federal dos Servidores no Rio; Pedro Braga Neto, professor adjunto do Departamento de Medicina Clínic e do Curso de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará.

Como tratar úlceras venosas?

Apesar do avanço da tecnologia para o seu tratamento, a úlcera venosa ainda é um importante problema de saúde pública. Estudos mostram que cerca de 20% da população adulta em países ocidentais é atingida e 3,6% dos casos têm úlcera venosa ativa ou cicatrizada. No Brasil, 4% dos pacientes que consultam especialistas em angiologia e cirurgia vascular têm a doença venosa em fase avançada.

A doença venosa dos membros inferiores, além de apresentar os sintomas de dor e desconforto nas pernas, pode evoluir para fases em que surgem alterações de pele, como manchas escuras, dermatites e dermatoesclerose, que podem progredir para a úlcera varicosa quando não tratada. Além disso, as úlceras venosas impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas em suas atividades diárias e, consequentemente, podem desenvolver distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão.

Com o objetivo de trazer mais informações para a população e esclarecer as principais dúvidas sobre a doença, que tem a compressão como pilar fundamental do tratamento, a Sigvaris Group, empresa que atua na produção de meias e canelitos de compressão graduada, promove na terça-feira, 25 de maio, a live “Úlceras venosas – Qual é o melhor tratamento?”.

Com início às 20h, o bate-papo virtual contará com a presença de dois convidados: Alberto Morimoto, gerente de Medical Marketing da SIGVARIS GROUP, e a especialista Karina Trovarelli (@ karinatrovarelli_curativos ), que é enfermeira estomaterapeuta e especialista no tratamento de úlceras venosas.

Trombose e vacinas contra a Covid-19

Muito se tem discutido sobre os efeitos colaterais das vacinas contra a Covid-19. Mas um deles tem chamado ainda mais atenção e gerado muitas dúvidas na população. Trata-se da trombose, uma formação ou desenvolvimento de coágulo sanguíneo responsável por obstruir e inflamar a parede da veia acometida.

Para esclarecer os equívocos sobre o assunto, a médica vascular da Starbem, Allana Tobita, especialista em Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular, recebe para uma conversa a hematologista Paula Prestes, que possui subespecialização em trombose e hemostasia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP (HCFMUSP). A live acontece nesta quarta-feira (26), às 19h29, pelo Instagram da Starbem.

Pandemia e vacinação na ACRJ

Vacinação no Rio: Secretário Daniel Soranz participa de imunização a idosa (Foto: Ricardo Cassiano)

Daniel Soranz (foto acima), secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro, vai fazer uma palestra virtual durante a reunião do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da ACRJ. A apresentação “Momento da pandemia e vacinação no Rio de Janeiro” será nesta quarta, dia 26, às 16h. Para acompanhar a palestra do secretário acesse o canal da ACRJ no Youtube.

Cobertura da pandemia é destaque no FotoRio

Cobertura fotográfica da pandemia é um dos destaques do festival FotoRio (Foto: Ana Carolina Fernandes)

Durante um ano, 18 fotógrafos de 14 países da América Latina, três deles, brasileiros, documentaram o avanço da maior crise sanitária que se abateu sobre o planeta. O coletivo de fotógrafos Covid Latam ganhou o prêmio FotoEvidence Book World Press Photo como melhor projeto online de cobertura da pandemia e também o Picture of The Year Latam (POY Latam). O trabalho, que vai virar livro em breve, é um dos destaques do FotoRio, um dos mais importantes festivais de fotografia da América Latina, que acontece de maio a junho.

Esta 13ª edição, de 24 de maio a 27 de junho, será em formato virtual na maior parte da sua programação – apenas duas exposições e uma projeção acontecem de forma presencial. Na sexta-feira, 28, às 11h, para falar sobre o projeto Covid Latam, a fotógrafa carioca Ana Carolina Fernandes – única brasileira e carioca no coletivo (os outros são os paulistas Victor Moriyama e Rafael Vilela) conversa com os fotógrafos Paulo Marcos, Erika Tambke e Joana Mazza. Saiba mais sobre o evento em fotorio.org.br.

EVENTOS TÉCNICOS

Mitos e verdades da Covid na gravidez

A Associação de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (Sogesp) promove, em 25 de maio, às 20h, a live “Gestação x Covid”. Sob organização da Regional Presidente Prudente, visa a atualizar os médicos e acadêmicos em Medicina sobre o SARS-CoV-2 na assistência à mulher durante a gravidez, inclusive debatendo mitos e verdades.

De forma prática, com casos clínicos e aula expositiva, serão abordadas as principais dificuldades no manejo da infecção pelo vírus até o parto. Outro dilema atual de relevância a ser debatido são as indicações, benefícios e riscos da vacinação nesta população.

A live será on-line por meio da plataforma Zoom e gratuita aos associados. Para participar é necessário acessar o site: https://cutt.ly/QbE1wGO e fazer a inscrição. No próprio dia, será enviado o link aos inscritos pelo e-mail cadastrado. As palestras ficarão gravadas e disponíveis no site da SOGESP.

Como a Covid afetou os atendimentos hospitalares?

Atendimento a paciente de Covid em hospital (Foto meramente ilustrativa Governo da China)

Como a Covid-19 afetou os atendimentos hospitalares, quais as mudanças nas taxas de ocupação, no perfil epidemiológico, na permanência do paciente internado e na mortalidade? Essas e outras questões fazem parte dos resultados do Observatório 2021 e da 6ª Nota Técnica do Observatório, apresentadas pela Associação Nacional de Hospitais Privados nesta quarta-feira (26), às 18h, durante transmissão online pelo YouTube.

O material também apresenta os desafios da gestão hospitalar durante a pandemia e uma pesquisa sobre o uso da telemedicina. Os principais indicadores do setor foram compilados entre os seus 118 associados da Anahp. Convidados também vão fazer análises mercadológicas sobre a saúde suplementar do Brasil em 2020, comentar os impactos da pandemia nos hospitais privados e revelar as perspectivas para 2021.

A live contará com a abertura do presidente do Conselho de Administração da Anahp Eduardo Amaro e a moderação do diretor-executivo Antônio Britto, os debatedores, Ary Ribeiro e André Medici, editor e coeditor das publicações. Para acompanhar a transmissão, basta acessar o Youtube no horário agendado. Os participantes poderão enviar perguntas na área de “comentários”.

Células-tronco da polpa do dente de leite para tratar doenças

A coleta de células-tronco da polpa do dente de leite pode se transformar em uma variedade de tecidos presentes no corpo humano, auxiliando, assim, no tratamento de diversas doenças degenerativas. Para falar sobre essa novidade, nesta segunda-feira, 24, às 19h, a Criogênesis , clínica especializada em biotecnologia e pesquisa, promove uma live em sua conta do Instagram ( @ criogenesisbio ).

A transmissão conta com a participação do PhD em odontopediatria, Gabriel Politano; da influenciadora e especialista em produtos para bebês, Talu; e de Nelson Tatsui, diretor-técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP. Nela, os especialistas trarão mais detalhes acerca dos benefícios da coleta desse material.

Inovação em saúde e segurança jurídica

Na quarta-feira, 26, às 17h30, será realizado o Novartis Future Talks + SingularityU Brasil sobre “Inovação em SaúdeComo garantir a segurança jurídica em processos de investimentos, pesquisa e desenvolvimento”. O evento tem como objetivo abordar o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio da capacidade de inovação das empresas.

Os convidados vão debater sobre as diferentes esferas de segurança jurídica que envolvem a criação de soluções inovadoras na área da saúde. Participam da discussão Bruno de Abreu, diretor de Mercado e Assuntos Jurídicos do Sindusfarma; Gustavo de Moraes, sócio da Dannemann Siemsen, especialista em Propriedade Intelectual; e Rafael Ferri, diretor jurídico da Novartis.

A parceria do Novartis Future Talks + SingularityU Brasil começou em 2002 e se ampliou em 2021 com a realização de uma série de quatro encontros virtuais para debater as novidades da área da saúde. O webinar é gratuito e voltado para profissionais de saúde e tecnologia, órgãos governamentais e interessados em geral. As inscrições devem ser feitas pelo site.

Tendências da indústria de esterilização e barreira microbiana

A DuPont, líder mundial em proteção, vai promover no dia 26, às 14h, o treinamento online gratuito  “Tendências da indústria de esterilização e barreira microbiana por DuPont™ Tyvek®”. Durante o evento, os especialistas vão abordar temas como barreira microbiana superior, compatibilidade de esterilização e tendências na indústria frente à Covid-19.

O webinar contará com a participação do microbiologista Dan Floyd, membro da AAMI (Association for the Advancement of Medical Instrumentation) e especialista da DuPont Medical Packaging, e de Marina Valente, responsável pelo desenvolvimento do segmento de Healthcare e gerente de contas de DuPont Consumer & Industrial.

As inscrições podem ser feitas neste link: http://bit.ly/2QaF2mg. O webinar será em português e terá tradução simultânea para o especialista americano. Os participantes receberão certificado de participação.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais