Agenda Positiva: último dia para vacinação contra sarampo e pólio

Congresso de Oncologia no Rio, campanha pelo Dia da Dermatite Atópica e webinário gratuito aborda endometriose e infertilidade são outros destaques

Redação
Na cidade do Rio de Janeiro, meta é vacinar 280 mil crianças (Foto: Divulgação SMS-RJ)

Este sábado (22) é a última oportunidade para pais e mães cumprirem a tarefa de vacinar seus filhos contra a poliomielite e o sarampo. No município do rio de Janeiro, os bairros da Zona Oeste cumpriram a meta de vacinar 95% do público estimado. Por isso, as regiões Norte, Sul, Centro e da Barra da Tijuca e Jacarepaguá terão ações intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A campanha tem por objetivo vacinar crianças de 1 anos a menores de 5 anos de idade. 

No município do Rio, mais de 500 mil doses das duas vacinas já foram aplicadas na campanha, que se encerra neste sábado (22), último dia D de mobilização contra as doenças. As unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) estarão abertas das 8h às 17hpara a vacinação das crianças.

O Brasil ultrapassou a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo. O balanço divulgado nesta segunda-feira (17) mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada no dia 14, registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada). Quinze estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, conseguiram o índice na vacinação de pólio.

Espaço para todos envolvidos na luta contra o câncer

Pela primeira vez, o Congresso Franco Brasileiro de Oncologia terá uma sala dedicada à interdisciplinaridade no tratamento do paciente oncológico neste sábado (22), das 9h às 17h, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca. A inciativa é da médica oncologista Sabrina Chagas, em parceria com Day Sant’Anna, do blog Viver Eu Quero.
“Ouvir o outro lado, ou seja, ouvir também os pacientes é uma tendência nos estudos e salas dos congressos europeus e americanos, mas ainda pouco visto aqui no Brasil. Por isso, resolvemos trazer isso para o Franco Brasileiro, e nossa proposta foi aceita. Eu sei bem como é o outro lado. Além de oncologista, vivi de perto o que é ter um familiar com câncer”, conta Sabrina.
A sala será uma oportunidade de aproximar todos os envolvidos na luta contra o câncer. O evento é para profissionais da área da saúde. As inscrições e a programação completa da sala está disponível no site: https://sfbo.com.br/

NA INTERNET

Webinário gratuito aborda endometriose e infertilidade

Assim como a maioria das questões relacionadas à saúde da mulher, a melhor forma de prevenir o agravamento da endometriose é com a concientização para que se chegue ao diagnóstico precoce. Embora ainda não exista a cura da doença, o tratamento disponível possibilita uma rotina com qualidade de vida, bem-estar e planejamento familiar para a realização da maternidade.

Vida- Centro de Fertilidade apresentará um Webnário sobre endometriose e infertilidade no dia 24 de setembro, próxima segunda-feira, às 19h:30. O bate papo online, aberto ao público e gratuito, será conduzido pela Dra. Alessandra Evangelista, ginecologista e especialista em reprodução humana, que vai esclarecer as dúvidas dos interessados sobre a doença, que acomete uma a cada dez brasileiras e sua relação com a infertilidade. A inscrição pode ser feita através do Link: https://materiais.vidafertil.com.br/webinario-endometriose-e-infertilidade.

Campanha no Dia da Dermatite Atópica

‘Revelando a dermatite atópica’ é o mote da campanha deste ano para o Dia da Conscientização da Dermatite Atópica, que acontece no dia 23 de setembro. A doença é causada por um desequilíbrio no sistema imunológico e é caracterizada por coceira intensa e lesões na pele que podem ser altamente debilitante nos quadros moderados e graves. Nestes casos, os pacientes relatam dificuldade para dormir, coceira por mais de 12 horas por dia, dor ou desconforto moderado a extremo, além de apresentar maior propensão a infecções sérias, sinais de ansiedade e depressão.

A campanha, criada pela Havas Life, é totalmente digital e ocorrerá na fan page do Facebook Entenda Dermatite Atópica. A ação conta com uma ativação em parceria com Jana Rosa, do canal @bonitadepele. A influenciadora terá a ajuda de médicos especialistas em dermatite atópica para esclarecer mitos e verdades sobre a doença em vídeos em seu perfil no Instagram e Facebook. Esses vídeos também serão veiculados na fanpage Entenda Dermatite Atópica.

No dia dedicado à conscientização da doença, haverá o lançamento de uma música e um videoclipe sobre os principais problemas acarretados pela dermatite atópica, gravada pela líder de um grupo de pacientes nas redes sociais e cantora, Juliana Tostes e com a participação de Jana Rosa e Gabriel Souza, outro paciente de dermatite atópica. A canção aborda a mudança na atitude de pessoas com dermatite atópica, que costumam ficar tristes e incomodados por causa da doença, encorajando-as a encararem os desafios que a doença traz de forma positiva.

Saiba mais na fanpage Entenda Dermatite Atópica.

PELO PAIS

Congresso aborda exame que detecta câncer de próstata

No dia 25 de setembro, durante o 52º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, os avanços nos exames laboratoriais para diagnóstico de câncer de próstata, em especial o PHI, um exame mais exato, eficaz e rápido para o diagnóstico do câncer, auxiliando na distinção de outras doenças da próstata. Trata-se de uma combinação de três outros testes, o PSA total, PSA Livre e p2PSA.

Adagmar Andriolo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, fará palestra sobre o tema. “O PHI apresenta o que chamamos de maior especificidade para câncer. É um exame de sangue simples, exigindo apenas uma punção venosa. Graças à sua elevada especificidade, resultados normais podem reduzir em até 30% a necessidade de realização biópsia prostática, que é um procedimento mais invasivo, de alto custo e oferece algum risco ao paciente”.

Dessa forma, o PHI também pode ser um aliado na redução de custos da assistência à saúde. “Existem estudos que comprovam que o tratamento de pacientes com câncer diagnosticado precocemente é de duas a quatro vezes mais barato quando comparado aos tratamentos dados às pessoas que tiveram o diagnóstico em uma fase avançada”, completa Andriolo, que é professor da disciplina na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A 52ª edição do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 25 e 27 de setembro. O evento, que é um dos mais importantes do setor, novamente contará com importantes destaques da Sysmex em equipamentos de última geração em urinálise e hematologia e uma série de workshops gratuitos com temas de interesse científico.

Congresso discute fissuras labiopalatinas

Entre os dias 21 e 23 de setembro, o Hotel Transamérica, em São Paulo, sediará o primeiro evento que une dois Congressos Brasileiros e um Congresso Latinoamericano. O evento abordará cirurgia crânio-maxilo-facial, fissuras lábio palatinas e anomalias craniofaciais e também cirurgia craniofacial. Além de contar com o patrocínio da Smile Train, organização internacional sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer gratuitamente todo o tratamento para crianças que nascem com fissuras labiopalatinas.

Nesta edição, a Smile Train, além de oferecer workshops voltados para os profissionais de cirurgia plástica, fonoaudiologia e odontologia, também promoverá o prêmio “Smile Train – Jovem Cirurgião”, para residentes em cirurgia plástica da América Latina. Dez profissionais foram pré-selecionados para apresentarem os seus projetos e somente 2 vão conquistar o prêmio, objeto de desejo de todo cirurgião: exclusivos kits de instrumentais cirúrgicos para fissura labiopalatina que serão entregues na sessão de encerramento do evento.

Da Redação, com Assessorias

In the news
Leia Mais