Semana Mundial da Alergia foca na Covid-19

Este é o destaque da Agenda Positiva da semana. Veja ainda inscrições gratuitas em curso da Fiocruz sobre saúde mental e curso sobre inteligências

Redação
Foto: Pixabay

Embora as alergias não sejam um fator de risco para contrair a doença, algumas delas podem se tornar um fator complicador para uma pessoa que contraia a Covid-19.  Por isso, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), alerta que é importante não abandonar o tratamento prescrito pelo especialista. “Estamos com um trabalho permanente para informar pacientes e famílias sobre as alergias e Covid. Neste momento, a informação é uma das peças-chaves para combater o novo coronavírus”, afirma o presidente Flávio Cano.

“Os Cuidados com as alergias não param com a Covid-19” é o tema da Semana Mundial da Alergia 2020, aberta neste domingo (28) e que vai até dia 4 de julho.  Iniciativa anual da Organização Mundial de Alergia (WAO), juntamente com suas sociedades membros, a Semana é voltada a aumentar a conscientização sobre doenças alérgicas e distúrbios relacionados e defender a provisão de treinamento e recursos no diagnóstico, gerenciamento e prevenção destas doenças e asma, que estão aumentando em prevalência em todo o mundo.

Devido à necessidade de isolamento social, este ano a Asbai não realizará ações presenciais com o público, mas preparou uma campanha digital em seus canais de comunicação. No dia 30 de junho, às 18 horas, acontece uma live, no canal do YouTube da Asbai, com a participação de especialistas que vão tirar as principais dúvidas sobre alergias e Covid-19.

Curso gratuito da Fiocruz em saúde mental inscreve até dia 15 de julho

O Campus Virtual Fiocruz (CVF) já conta com mais de 40 mil inscritos no curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. O curso a distância é gratuito e aberto a todos os profissionais envolvidos na linha de frente do atendimento da Covid-19. Em linguagem simples e em formato dinâmico e interativo para facilitar o aprendizado,apresenta estratégias para conter a curva epidêmica da doença. A capacitação é composta de três módulos independentes: um sobre conceitos básicos e dois sobre o manejo clínico.

Com mais de 63 mil profissionais matriculados, outra iniciativa importante da Fiocruz é o pioneiro Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19. O objetivo é oferecer suporte técnico-informativo aos profissionais de saúde e áreas afins que estejam trabalhando ou venham a trabalhar no atendimento em saúde mental e atenção psicossocial no âmbito da Covid-19. A iniciativa também com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

O curso tem atualmente alunos de 2.118 cidades, de todos os estados brasileiros. A Região Sudeste concentra mais de 40% dos inscritos, seguida do Nordeste, com cerca de 20% dos alunos. Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e a Bahia são os estados com mais inscritos. Há também um número expressivo de participantes de outros países, como os Estados Unidos, Reino Unido, Bolívia, Argentina, Paraguai, Suécia, Afeganistão, Japão e Turquia.

As inscrições estão abertas no site do Campus Virtual Fiocruz até 15 de julho e os matriculados têm até 26 de agosto para concluir as atividades. CVF lançará mais dois módulos em breve: sobre a saúde indígena e sobre a saúde da população prisional. Os três módulos que compõem a formação são independentes, permitindo que cada aluno escolha em que ordem deseja fazer o curso.

Curso gratuito sobre inteligências física, intelectual, emocional e espiritual

Quando concebeu o Processo Hoffman da Quadrinidade, em 1967, o norte-americano Bob Hoffman não imaginava que seria o responsável pelo maior treinamento de autoconhecimento do planeta. Cinquenta anos e 100 mil alunos depois, a metodologia ganhou o mundo e se consolidou por seus resultados positivos. Para apresentar a técnica, Heloísa Capelas, uma das maiores especialistas neste treinamento no Brasil, lança um curso online gratuito para todos aqueles que querem se aprofundar no conceito da Quadrinidade.

Em quatro videoaulas rápidas, Heloísa explica como cada um pode fazer para começar a reconhecer e integrar as inteligências física, intelectual, emocional e espiritual.  Enquanto a inteligência física é composta por tudo que envolve o nosso corpo, a habilidade intelectual se refere à capacidade de racionalizar – sendo geralmente a dimensão que as pessoas mais investem em detrimento das demais. Já a inteligência emocional envolve a competência de tomar decisões com base não só nos raciocínios lógicos, mas também nos sentimentos. E a inteligência espiritual é formada pela sabedoria interna e intuição, independentemente de religião ou religiosidade.

Essas diferentes dimensões vivem na maior parte das pessoas em completo desequilíbrio, impedindo o alcance dos verdadeiros potenciais individuais. Por falta de autoconsciência, a maior parte de nós desconhece essas habilidades, gerando confusão mental, ansiedade, depressão, entre outros problemas”, explica a especialista.

O Processo Hoffman da Quadrinidade é, hoje, aplicado em mais de 15 países. Sua eficácia já foi comprovada por instituições renomadas, como a Universidade Harvard e a Universidade da Califórnia. Ao longo do programa, ela mostra algumas orientações e exercícios para equilibrar essas competências. Além das aulas, estão inclusas mini apostilas e áudios com viagens mentais para exercitar cada uma das inteligências. Mais informações e inscrições pelo link.

1.000 bolsas para cursos profissionalizantes de tecnologia

O Instituto Enjoy, braço filantrópico da Enjoy Inglês Profissionalizante, rede de franquia de idiomas, assinou parceria com a DIO – Digital Innovation One, plataforma aberta de cursos profissionalizantes na área de tecnologia, na divulgação de mil bolsas de estudo 100% gratuitas. As vagas são destinadas a todas as pessoas interessadas em ter conhecimento na área de TI (Tecnologia da Informação), sem nenhum pré-requisito obrigatório.

Os interessados na bolsa usufruem de todo o conteúdo da plataforma, estudando os mais de 40 cursos disponíveis que abrange as áreas de desenvolvimentos de Full-StackFront-EndBack-End e Mobile, sendo desde os níveis mais básicos até os mais avançados. Alguns dos cursos têm suporte da Microsoft e todos são certificados pela DIO. A plataforma ainda tem seu banco de dados de alunos utilizado por empresas como Carrefour, Carrefour Banco, GFT e Impulso para contratação de colaboradores.

A parceria será lançada na live do dia 9 de julho, às 16h, no perfil do Instagram do Instituto Enjoy (@instituto.enjoy) com a participação do CEO da DIO, Igla Generoso e do co-fundador da Enjoy, Oswaldo Segantim Jr. A medição será do diretor pedagógico da franquia Lee Oswald. Atualmente o Instituto Enjoy atende cerca de 450 crianças da periferia de Carapicuíba (SP), oferecendo aulas de dança, teatro, música, artes marciais e curso de inglês e informática.

Live musical beneficente para o Hospital Cruz Verde

Na próxima quarta-feira, 1 de julho, a banda Safe&Sound realiza uma live em prol do Hospital Cruz Verde, referência no tratamento de paralisia cerebral grave na América Latina. Durante o evento, os integrantes da banda vão convidar o público a realizar doações.

Parte do valor arrecadado será revertido para a manutenção das atividades e o tratamento dos pacientes que são atendidos gratuitamente pelo Hospital Cruz Verde. O restante da verba será destinado aos profissionais das áreas de Cultura e Entretenimento, setor bastante afetado pela pandemia do novo Coronavírus.

A partir das 20h, a Safe&Sound vai interpretar músicas autorais, além de covers de artistas nacionais e internacionais. A live terá a participação especial da cantora Gabi Brandão. Juntos, levarão alegria, entretenimento e mensagens de amor e esperança ao público.

As doações podem ser feitas pelo PicPay. O link estará disponível durante a live. Links para assistir a live: https://www.youtube.com/acglives  e https://www.facebook.com/acruzverde

Mais de mil vagas gratuitas para capacitação para juventude negra

Com o objetivo de capacitar e proporcionar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho, a terceira edição da Caravana da Juventude Negra anunciou a oferta de 1.250 vagas para diferentes cursos e oficinas gratuitas e que serão realizadas de maneira 100% online.

Os cursos oferecidos são gratuitos e destinados àqueles que vislumbram uma carreira artística ou que desejam ingressar em uma profissão no mercado da arte. Em respeito ao momento delicado que o Brasil enfrenta, por conta da pandemia de coronavírus, todas as aulas serão realizadas em uma plataforma online que será mediada pelos professores.

A oferta de oficinas e cursos contempla técnicas e dicas de maquiagem, culinária, aulas de fotografia, dança de rua, oficinas de DJ, formação de youtuber, aulas de informática, formação de modelos e gerenciamento de carreira. Entre os professores, estão produtores culturais, chefes de culinária, docentes de universidades federais, rappers, dançarinos, atores e fotógrafos.

Projetos Audiovisuais – Complementando a oferta de cursos e oficinas, a Caravana da Juventude Negra disponibilizará espaços para a transmissão de 40 liveshows de bandas e artistas independentes, oferecendo toda a estrutura técnica para captura e transmissão no canal oficial do projeto no Youtube. Após a apresentação, uma votação será realizada para escolher os 10 melhores produtos audiovisuais que serão premiados com a produção e gravação de videoclipes.

Espaço para o empreendedor – Buscando dar mais visibilidade ao empreendedor local, o projeto oferece a produção e disponibilização de material visual para a divulgação de marcas, produtos, serviços e mão de obra em diferentes regiões de Brasília. Todas as marcas e profissionais serão expostos em uma plataforma interativa no site do projeto, facilitando a busca da população.

Como participar? As inscrições podem ser feitas através de um formulário disponibilizado no site oficial do projeto: https://www.caravanadajuventude.com.br. Na página na internet também é possível acompanhar a programação de cada oficina. Caso tenha dúvidas, o interessado pode entrar em contato através dos telefones: (61)3202-6162 e (61)98191-9466 – Whatsapp. Ao final de cada curso/oficina, será oferecido um certificado que comprova sua conclusão.

Com Assesssorias