Alimentos que aumentam a imunidade no inverno

Nutrientes como ômega-3, vitamina A, vitamina C, zinco, selênio, ferro e glutamina podem ajudar na resposta imunológica

Redação

Está aberta a temporada das gripes, resfriados, rinites, asma, bronquite e outras infecções respiratórias. Com as mudanças bruscas de temperatura associado à baixa umidade do ar, as pessoas ficam mais susceptíveis ao desenvolvimento de doenças. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a alimentação para ajudar a aumentar a imunidade.

Segundo Walquiria Aguiar, a coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de São Bernardo, unidade Rudge Ramos, os alimentos podem ser aliados no combate de doenças típicas de do inverno. Nutrientes como ômega-3, vitamina A, vitamina C, zinco, selênio, ferro e glutamina podem ajudar na resposta imunológica.

Os alimentos fontes destes nutrientes são: peixes, em especial a sardinha, linhaça, chia, vegetais vermelhos e alaranjados, frutas cítricas e as oleaginosas. O consumo de proteínas de alto valor biológico também é muito importante, como as carnes e o ovo. A recomendação diária destes alimentos é de 3 frutas diferentes, 1 porção de carne, peixe ou ovo e 1 punhado pequeno na palma da mão de oleaginosas.

Os probióticos, que são microorganismos vivos presentes nos iogurtes, leites fermentados, coalhada e kefir, possuem papel destaque, já que a saúde intestinal também está associada à proteção imunológica.

In the news
Leia Mais