Alimentos que não podem faltar na dieta de um folião

Especialistas em Nutrição dão dicas para um cardápio mais saudável durante o Carnaval, além de uma receita bem fácil para aguentar o tranco

Redação

 

O Carnaval chegou e isso é sinônimo de alegria e muita energia. A maior festa popular do país deve render R$6,78 milhões à nossa economia, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Além disso, cerca de 23,6 mil novos postos de trabalhos temporários serão gerados nas áreas de transporte, hospedagem e alimentação – recorde de vagas desde 2014.

Mas outra coisa também costuma “render”, e muito, nesse feriado: a ressaca. Para quem vai cair no samba no Sambódromo, seguir os bloquinhos da cidade ou viajar com os amigos, é bom saber que cuidar da alimentação vai ajudar a manter a disposição. Afinal, é preciso resistência e preparo para aguentar tantos dias seguidos de festa, agito e diversão, além do consumo de álcool.

A nutricionista Larissa Miriam, da Bio Mundo, rede de franquias que busca gerar saúde e bem estar na vida das pessoas por meio de uma alimentação saudável, traz algumas dicas de como manter a energia e não perder o pique no Carnaval. “O mais importante é se manter hidratado. Nesse período as pessoas costumam suar mais e ingerir bebida alcoólica, então devemos escolher alimentos que ajudam a hidratar o organismo”, comenta.

Manter uma alimentação balanceada é a chave para aproveitar o carnaval sem problemas.  Segundo a nutricionista da Bio Mundo o ideal é fazer uma refeição leve, com verduras, legumes e carboidratos integrais, mas sem exagero.  Eles vão ajudar a repor os minerais perdidos durante a festa.

A nutricionista ainda alerta sobre o consumo de alimentos gordurosos e frituras. “Esses devem ser evitados, por serem muito calóricos e de difícil digestão, vão dar aquela sensação de indisposição, cansaço e sonolência”, explica Larissa.

Outra opção é investir nos shots saudáveis, bebidas concentradas ricas em vitaminas e nutrientes. Duas sugestões são o shot detox (limão + vinagre de maçã + cúrcuma + gengibre + pimenta) e o shot imunidade (laranja + cenoura + cúrcuma + pimenta), para passar bem durante e depois do carnaval. “Essas opções fortalecem o organismo e vão dar disposição e ajudar a evitar as doenças pós carnaval, como por exemplo o resfriado”, diz a nutricionista.

Frutas como melancia, maçã e melão ainda auxiliam o organismo na hora da desintoxicação e a manter os foliões bem hidratados.

Se a ideia é ficar o dia inteiro na rua, uma dica da nutricionista é comer barrinhas de cereais integrais, frutas in natura e desidratadas, e oleaginosas, como a castanha, elas vão dar a energia que você precisa para aproveitar cada segundo.

“A dica mais importante é: beba água. Essa é a melhor, e insubstituível, forma para se manter hidratado durante o dia. Vai ajudar qualquer um a aproveitar o melhor do carnaval”, completa a nutricionista Larissa Miriam.

Receita saudável para aguentar o tranco

Pular, dançar, se divertir e brincar todos os dias de folia até o corpo dizer “chega!” farão parte da rotina de milhões de brasileiros nos próximo dias. Curtir o carnaval é fundamental, mas não descuidar da saúde, do equilíbrio do organismo é ainda mais essencial, principalmente quando o assunto rotina alimentar.

Num feriado prolongado como carnaval, as pessoas acabam não tendo tempo de preparar pratos elaborados. Seja por estarem viajando ou cumprindo a agenda intensa de carnaval. E é nessa hora que a ideia de um prato único, que seja saudável e simples de fazer, simplifica a vida das pessoas. No verão, a ideia da Salada como Prato Principal, além de fácil , é refrescante. Qual a diferença?

A Salada como Prato Principal contém tudo o que precisamos: Proteína ( no peito de peru, que pode ser substituído por peito de frango ou camarões grelhados), vegetais e frutas. Bia Rique, chefe do serviço de nutrição do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa do Rio de Janeiro, explicou uma receita saudável, gostosa, rica em nutrientes e de fácil preparação para aguentar com saúde os dias de folia.

Para aqueles que estão gastando muita energia nos blocos e bailes, sugiro acrescentar 1 ou 2 porções de carboidratos. Uma porção de carboidratos equivale a ½ xícara de quinoa, grão de bico, milho, petit pois,  feijão fradinho, massa parafuso ou penne ( essas medidas são do alimento já cozido).

A quantidade de carboidrato a acrescentar vai depender da atividade física da pessoa. A grande vantagem do prato único é o fato dele ser completo, saudável e dar menos trabalho do que o preparo separado de salada, vegetais cozidos, uma proteína e um acompanhamento de carboidrato.

Mas não precisa ser uma salada, poderia ser um prato completo quente, como uma lasanha de legumes, ou até mesmo um sanduíche”, detalha a chefe do serviço de nutrição do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa do Rio de Janeiro, Bia Rique.

 

PRATO COMPLETO – SALADA COMO PRATO PRINCIPAL

SALADA DE ESPINAFRE COM MANGA

Ingredientes

    1 xícara de alface roxa picada;

    ½ xícara de espinafre picado;

    ¼ xícara de pepino japonês com casca, cortado em cubinhos pequenos;

    1 xícara de manga cortada em cubinhos;

    Peito de peru assado no forno cortado em tirinhas finas;

    1 colher (chá) de azeite extravirgem;

    1 colher (chá) de vinagre balsâmico;

    1 colher (sopa) de queijo minas padrão ralado.

Modo de preparo

            Pique a alface e o espinafre, misturando-os a seguir ao pepino e a manga previamente cortados em cubinhos. Acrescente então o peito de peru assado no forno cortado em tirinhas finas, o azeite, o vinagre balsâmico e salpique com o queijo minas ralado no ralo grosso.

Rendimento: 1 porção individual
Porção individual:

 

1 prato grande raso de salada para ser consumida nas refeições principais como prato único.
Tempo de Preparo: 5 minutos.

Da Redação, com Assessorias

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.