América Latina pode ter aumento de 90% nos casos de câncer

Estudos sobre câncer em 8 países é destaque em evento sobre Oncologia. No Rio, haverá corrida para prevenção e exames gratuitos

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A América Latina pode vivenciar um aumento de mais de 90% em novos casos de câncer até 2035, devido a fatores como o envelhecimento e o crescimento da população, aponta a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Este já é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com cerca de 60 mil novos casos e a segunda principal causa de mortalidade feminina, com mais de 12 mil mortes a cada ano no Brasil. Somente no Estado do Rio de Janeiro, estão previstos cerca de 8 mil novos casos a cada ano.

Diante da falta de acesso ao diagnóstico e ao tratamento, principalmente das pacientes atendidas pelo SUS — Sistema Único de Saúde, a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Rio de Janeiro (SBM-RJ) adotou o mote “Mais Acesso, Mais Respeito” e promove, pela primeira vez, uma Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, no domingo, dia 27 de outubro, na Lagoa (Parque dos Patins).

Com inscrição gratuita, em menos de 24 horas todas as vagas já haviam sido preenchidas. Ao se inscreverem, os participantes responderam um questionário que revelou que 61,6% deles consideram o nível de informação sobre a doença insuficiente e 24,4% classificam o nível de acesso à prevenção e ao tratamento péssimo.

“Quase um quarto de mulheres diagnosticadas com a doença tem entre 40 e 49 anos, o que mostra que a conscientização e o autoexame têm que começar desde cedo. A prática de atividades físicas contribui muito para a prevenção do câncer de mama. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de se desenvolver a doença. Isso é fato”, afirma o presidente da SBM-RJ, Eduardo Millen.
A largada será às 8h e terá o percurso de 4km para mulheres e homens. Os kits serão distribuídos aos inscritos das 6h30 às 7h30. Os kits que não forem resgatados dentro deste período serão destinados às pessoas que estiverem no local em uma fila de espera.

Domingo Rosa oferece exames gratuitos no Rio

Clínica Felippe Mattoso e o Labs a+, marcas do Grupo Fleury, realizam em 27 de outubro o ”Domingo Rosa”, oferecendo gratuitamente exames de ultrassonografia mamária e ressonância magnética das mamas, mamografia, ultrassonografias transvaginal, de tireoide e de abdômen total, densitometria óssea, ecocardiograma e exames de sangue para pacientes previamente cadastrados, do Sistema Único de Saúde (SUS).
As vagas já foram encerradas e serão atendidas apenas as pacientes cadastradas pelo site da SGORJ.  Para a realização dos procedimentos, é necessário apresentar os pedidos médicos solicitados por meio das unidades do SUS, do Rio de Janeiro, documento de identificação (CPF e RG) e informar um endereço com CEP.
Palestra gratuita – Na quinta-feira, 31, às 18h, a ginecologista e mastologista do INCA, Maira da Costa Pereira, fala sobre a prevenção e sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero em palestra aberta ao público no campus da Universidade Veiga de Almeida (UVA) na Tijuca. Na sequência será promovida a oficina de autocuidado para ajudar o público a praticar o autoexame e autoconhecimento na detecção precoce do câncer de mama. A atividade promovida pela Frente Feminista do curso de Relações Internacionais e o Núcleo de Diversidade Humana da universidade integra a Campanha Outubro Rosa.

Oportunidades na área de TI para mulheres com câncer

Enfrentar e vencer um câncer de mama ou de útero não é nada fácil, mas quem pensa que esta luta acaba com o fim da doença se engana. Após esta vitória, as mulheres enfrentam outro desafio: o retorno à rotina e ao mercado de trabalho (veja aqui). Para ajudar as mulheres a enfrentarem este drama, a Assespro-PR aproveita o Outubro Rosa para discutir o assunto sob a perspectiva do setor de Tecnologia da Informação.

A diretora adjunta da secretaria Mulher na Tecnologia, Ana Lucia Bittencourt Starepravo, participa de um debate durante o Furacão Rosa – campanha promovida pelo clube Atlético Paranaense em ocasião do Outubro Rosa – que tem como objetivo direcionar as mulheres que tiveram câncer para o caminho de retorno às suas ocupações e a escolherem o mercado de TI por este apresentar um crescimento exponencial.

O debate “Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, acontece no dia 25, às 15h40, durante o workshop “Os quatro ventos do Furacão Rosa: Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação”: que reserva um dia inteiro de atividades voltadas às mulheres em remissão de câncer. Participam também do Ted Talking Letícia Biroli Ferreira, Jean Pierre Wasem e Vinícius Grein.  O evento será realizado na Arena da Baixada, com entrada aberta ao público e gratuita.

‘Blogueirinha da Roça’ fala nas redes sociais pela prevenção

Conhecida como “Blogueirinha da Roça”, Fran Adorno, moradora da área rural de Guaraí, pequena cidade do Tocantins e tem mais de 1,8 milhão de seguidores no YouTube e 1,1 milhão no Facebook, participa nesta sexta-feira (25), às 15h, de uma live nas redes sociais para levar informações sobre a prevenção do câncer de mama.  A mediação com a linguagem de uma pessoa simples e do interior deverá facilitar a transmissão das informações sobre o tema de forma clara e didática ao público.
Na ocasião, o médico mastologista Marco Antônio Dugatto, do Instituto Neo Mama, passará orientações ao público em geral, que poderá sanar dúvidas e interagir durante a transmissão. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa Via Satélite da Hughes no Brasil, que tem como objetivo levar informação sobre prevenção da doença ao público em geral, especialmente para quem vive em regiões afastadas dos grandes centros urbanos.

Hospital do amor promove diversas atividades

A unidade fixa do Hospital de Amor de Campinas programou atividades diferentes para cada dia de outubro, incluindo desde intervenções culturais até oficinas de maquiagem. Uma das duas unidades móveis está percorrendo vários pontos da cidade durante o mês, intensificando a proposta de conscientização. Ao longo das quatro semanas, a carreta se instalou na Sanasa, no Instituto Padre Haroldo, na Avenida das Amoreiras e na Assembleia de Deus (nesta semana). Desde o primeiro dia de outubro, as duas unidades móveis têm atendido, em média, 104 mulheres por dia, um aumento de 73% em relação aos atendimentos em outras datas.

De acordo com a enfermeira responsável pela campanha, Thayla Cobacho, o ideal seria que a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama acontecesse todos os meses, mas a campanha é útil para lembrar a mulher sobre os exames. Ela lembra a importância do autoexame, mas ressalta que apenas o toque não é suficiente para detectar nódulos, por exemplo. “A forma de diagnóstico capaz de atestar sobre a existência ou não do câncer é a mamografia, que deve ser feita anualmente por todas as mulheres, entre os 40 e os 69 anos de idade”.

Antúrios cor de rosa para homenagear mulheres

Como forma de homenagear e agradecer às mulheres que cuidam da saúde e realizam preventivamente os exames de diagnóstico do câncer de mama, o grupo de produtores de antúrios da Cooperativa Veiling Holambra distribuirá cerca de 300 vasos dessas flores, em tons variados de cor-de-rosa, no Hospital de Amor, em Campinas, nesta sexta-feira (25 de outubro), a partir das 10h.

     

 

A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha voltada para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além da distribuição, a recepção do Hospital será decorada  com grandes vasos de antúrios cor-de-rosa e mesclados.  A proposta da Cooperativa foi escolher uma flor que tem a forma de coração para demonstrar todo o carinho e homenagear as mulheres que amam a vida e se preocupam com a saúde, realizando exames preventivos, como os que podem identificar precocemente o câncer de mama, aumentando as possibilidades de tratamento e as chances de cura.

EVENTOS TÉCNICOS

Estudo sobre câncer de mama será apresentado em SP

O estudo ‘Otimizando o tratamento de câncer na América Latina’, realizado pelo The Economist Intelligence Unit (EIU) em oito países da região, será apresentado pela primeira vez no Brasil, na abertura da II Semana da Oncologia Brasileira, que acontece entre os dias 22 e 23 em São Paulo. O evento bianual realizado pelas sociedades brasileiras de Oncologia Clínica (SBOC), de Cirurgia Oncológica (SBCO) e de Radioterapia (SBRT) deve reunir mais de 200 convidados e congressistas.

Outra importante pesquisa que será apresentada na abertura do evento é  ‘Câncer no Brasil: a jornada do paciente no Sistema de Saúde e seus impactos sociais e financeiros’, realizada pela IQVIA, SBOC e Interfarma. O objetivo é ampliar a discussão sobre a assistência ao câncer, para encontrar soluções de prevenção e busca pelo diagnóstico precoce da doença. Esta edição tem como foco a multidisciplinaridade, fundamental no sucesso de qualquer tratamento contra o câncer.  Temas como imunoterapia, novas tecnologias e psico-oncologia serão debatidos por especialistas nacionais e internacionais.

Oncologia e Reumatologia estão mais do que ligadas

Pacientes em tratamento de doenças reumatologias medicações imunossupressoras e imunobiológicas têm maior probabilidade de sofrer com  neoplasias (tumores e cânceres) no futuro. A própria doença reumática pode também representar uma paraneoplasia, ou seja, sintomas e sinais que se associam ao câncer. Por outro lado, os novos tratamentos oncológicos podem causar sintomas auto-imunes principalmente assemelhando-se às patologias reumáticas, além de outros problemas que atingem articulações, tendões e ligamentos.

Para discutir essa relação simbiótica entre Reumatologia e Oncologia, especialistas se reúnem neste sábado (19), em São Paulo. O Fórum de Reumatologia, organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), pretende fazer uma revisão sobre o que a Medicina sabe sobres esses assuntos e mostrará as hipóteses de como terapias características de uma área médica podem influenciar a outra de forma deletéria e as formas de contornar essa situação em prol da saúde e bem-estar dos pacientes.

Avanços na área de Oncologia em destaque no RJ

Entre os dias 23 e 26 de outubro, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) realiza o 21º Congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Um dos maiores eventos de oncologia da América Latina, o congresso reunirá grandes oncologistas do Brasil e do mundo e discutirá os principais avanços na área da oncologia, apresentando trabalhos e casos clínicos. O evento acontece no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no hotel Windsor Oceânico.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz participa do evento com quatro especialistas: Dr. Gustavo Faibischew Prado, Dra. Renata D’Alpino, Dr. Ricardo Caponero e Dr. Marcos Belloto que irão debates estudos, condutas da prática clínica e farão discussões de casos clínicos.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!