Aplicativo gratuito facilita avaliação de sintomas da Covid-19

Redação

A Lemobs, empresa residente da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, lançou o aplicativo App Minha Saúde, cujo objetivo é apoiar municípios e população, facilitando a avaliação de sintomas que possam sinalizar o diagnóstico da Covid-19.

aplicativo permite realizar uma “Autoavaliação Coronavírus”, que embora não substitua o diagnóstico clínico que deve ser feito, exclusivamente, por médico, pode indicar a necessidade de monitoramento diário de sintomas como temperatura, pressão, entre outros, gerando escores de risco e análises por parte das secretarias de Saúde.

aplicativo é gratuito e resulta de uma parceria entre a Lemobs, a empresa ProntLife, o Laboratório do Futuro da Coppe, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Segundo André Assis, médico e CEO da ProntLife, os dados obtidos na Autoavaliação indicam se a pessoa faz parte do grupo de risco, se apresenta sintomas de alarme, se tem alergia a algum medicamento sintomático usado para aliviar sintomas, como dipirona, paracetamol e AS. “Dependendo do caso, seguindo diretrizes da OMS e das autoridades públicas de Saúde, o aplicativo vai alertar o usuário, sugerindo que procure o serviço de saúde mais próximo e fornecendo número de telefone e whatsapp de contato”.

“Como o aplicativo é georreferenciado, a secretaria municipal de Saúde poderá monitorar os sintomas do cidadão e saber onde ele se encontra, facilitando a identificação de focos da pandemia. Além disso, o usuário poderá, futuramente, consultar todos os dados registrados, além de manter um canal direto com os serviços de saúde”, explica Sérgio Rodrigues, CEO da Lemobs.

Saiba como baixar o aplicativo na página do App Minha Saúde

Proteção e auxílio a população em situações de risco

Com MeuProtetor, cidadãos comuns podem pedir ou prestar auxílio a todos os demais usuários, além de enviar sua localização, em situações de emergência, para pessoas de sua escolha

Uma rede onde todos podem ser protegidos e protetores. Com esse intuito, o aplicativo MeuProtetor apresenta ferramentas eficazes para a comunicação de ocorrências de furtos de veículos, perda de documentos, furtos e roubos a pessoas e desaparecimento de pets. O sistema, idealizado por Tiago Lucas, que traz em seu currículo a expertise de mais de uma década à frente da Polícia Militar de SP, compila funções importantes para manter a segurança da população por meio de um clique.

O usuário, ao ver ou vivenciar situação de risco iminente, ativa a função de emergência, e protetores previamente cadastrados –  familiares, amigos ou qualquer outra pessoa de confiança – são acionados, conseguindo ver em tempo real, a sua localização do celular, por meio de rastreamento, auxiliando na segurança de quem está em situação de risco.

Nosso objetivo, com MeuProtetor, é proporcionar a oportunidade de auxílio mútuo entre nossos usuários, para que assim tenham a possibilidade de diminuírem as chances de serem alvos de criminosos. Vamos revolucionar a forma de fazer segurança, sendo reconhecidos mundialmente como uma ferramenta inovadora e eficaz de auxílio e proteção, com uso da tecnologia e principalmente da colaboração dos cidadãos”, destaca Tiago Lucas, CEO do app MeuProtetor.

Além disso, o app tem as funções de registro de veículos furtados ou roubados (feito pela própria vítima, para que seja auxiliada por qualquer outro usuário do app, via chat). Segundo o idealizador Tiago Lucas, é uma forma da sociedade ter uma ferramenta de comunicação e união em suas próprias mãos, com o simples toque dos dedos.

“É possível também cadastrar nossos animais de estimação, e caso eles desapareçam, podemos informar toda a rede de usuários para que nos auxiliem no resgate de nossos pets, através de informações precisas, como fotos do Pet, local de desaparecimento e contato dos donos, via chat no próprio app”, explica Tiago.

O app MeuProtetor é gratuito e está disponível para download nas lojas Play Store e App Store. App: MeuProtetor

Site: www.meuprotetor.com

 

Medisafe, aplicativo de controle de medicamentos

As doenças crônicas não transmissíveis são um problema de saúde pública no Brasil, sendo responsáveis por 74% do total de mortes¹. Muitas dessas doenças necessitam de medicamentos de uso contínuo para serem controladas e não gerarem complicações de saúde aos pacientes.

A adesão correta a esses tratamentos é fundamental, mas pode ser negligenciada, principalmente em períodos de feriados e fins de semana prolongados em que há uma mudança mais profunda na rotina e dia a dia dos pacientes. De acordo com um levantamento da Medisafe, plataforma para gerenciamento de medicamentos, em parceria com a Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, durante esses períodos, a taxa de regularidade do uso dos medicamentos diminui.

“Enquanto a taxa de adesão normal gira em torno de 77%, observamos que, quando nos feriados e fins de semana, a taxa cai 3,5%. Se isso já acontece em um fim de semana, imagina nas férias, que é um período maior em que há uma grande mudança de rotina e às vezes até de fuso horário”, afirma Paula Coelho, gerente de digital da Merck para franquias de cardiometabolismo.

A falta de adesão ao tratamento pode levar a uma série de consequências evitáveis assim como afastamento do trabalho e perda da produtividade econômica. “Muitos pacientes não fazem ideia dos malefícios de interromper o tratamento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e disfunção da tireoide, que podem ser desde retorno de alguns sintomas até descontrole agudo da doença”, afirma dr. Luiz Magno, Diretor Médico da Merck.

E como hoje a tecnologia está presente no dia a dia de todos, ela também pode ajudar no controle e maior regularidade no tratamento. Pensando nisso, desde 2018 a Merck firmou uma parceria com a Medisafe, plataforma de gerenciamento de medicamentos, que fornece ao paciente acesso a uma versão personalizada do aplicativo, que já está disponível para download gratuitamente. Nessa versão, o paciente que usa medicamentos da Merck tem acesso a conteúdo exclusivos e mais informações sobre doenças e tratamentos, além da plataforma.

Entre as principais vantagens estão:

  1. Possibilidade de criação de um alerta para informar o cuidador o momento de administrar o medicamento
  2. Registro em formato de gráfico de parâmetros importantes, como resultados de glicemia ou de dosagem dos hormônios da tireoide. O registro e organização dessas informações auxilia o médico a entender melhor o quadro clínico para a tomada de decisão do tratamento adequado
  3. Acompanhamento de quais medicamentos já foram administrados

Para ter acesso aos benefícios, basta baixar o aplicativo Medisafe no seu celular e inserir os medicamentos de uso contínuo. Disponível para Androide e Apple.

aplicativos para ajudar a perder peso

Perder peso sempre esteve entre os principais objetivos das pessoas, especialmente por causa do verão. O perigo é, devido à correria do dia a dia, cair na armadilha da procrastinação. Para que isso não aconteça, algumas tecnologias podem ser grandes aliadas, ao enviar lembretes ou mesmo auxiliar para que a pessoa aproveite o tempo com poucos minutos de exercícios diários. Confira:

7waves – disponível para Android iOS, o aplicativo gratuito auxilia as pessoas a estabelecer seus objetivos de vida. Imprescindível para quem deseja fazer as pazes com a balança e aderir a um estilo de vida mais saudável, o app disponibiliza conteúdos específicos e ações personalizadas que fazem o usuário focar em atingir sua meta e eliminar os quilinhos a mais.

Beba água –aplicativo foi desenvolvido para lembrar o usuário de estar sempre bem hidratado, levando seu peso em consideração. Basta inserir o peso no App, que ele apontará o quanto de água a pessoa deve tomar durante o dia, além de enviar notificações para alertá-lo. Disponível para Android iOS. Grátis.

Fitbit – focado em atividades personalizadas de acordo com as características do usuário, o aplicativo fornece treino pessoal a qualquer hora e lugar. Fornece vídeos em diversos ângulos, para mostrar como devem ser realizados os movimentos corretamente, junto a faixas de áudio com músicas para dar aquele ânimo e ritmo na malhação. Gratuito para Android iOS.

Exercícios em casa – permite ao usuário se exercitar sem precisar ir à academia. Gratuito para Android iOS, o app exige um pouco de disciplina para obter os resultados, mas em troca oferece todas as ferramentas necessárias para quem realmente está empenhado no objetivo. São planos de treino, bibliotecas de exercícios, relatórios de acompanhamento e a possibilidade de programar lembretes para não se esquecer de treinar.

Dieta e Saúde – Com foco na perda de peso, o app oferece uma boa alternativa para uma reeducação alimentar, com disponibilidade de conversas com coaches e nutricionistas para ajudar a perder peso e entrar em forma. Também sugere refeições que se encaixam no objetivo da pessoa, com a quantidade ideal de calorias. Disponível para Android iOS, em versões paga ou gratuita.