Árvore de Natal da Lagoa dá lição de sustentabilidade

Atração que fica até dia 12 de janeiro na Lagoa coleta resíduos para reciclagem. Veja outros projetos sociais de destaque em nosso roteiro de Boas Ações

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Neste ano, a Árvore do Rio Light traz uma novidade para os cariocas e visitantes. É que uma equipe de profissionais fará a coleta dos resíduos deixados no entorno da Lagoa Rodrigues de Freitas a fim de manter a orla da lagoa sempre limpa. A ação, realizada aos domingos e segundas-feiras, acontece durante toda a temporada da atração turística, que fica até dia 12 de janeiro montada para visitação.

A ideia é proporcionar aos moradores do entorno, cariocas e turistas uma experiência ainda melhor neste cartão postal e símbolo do Natal na Cidade Maravilhosa. Já no primeiro fim de semana, dias 15 e 16 de dezembro, por exemplo, foram coletados mais de 220 kg de resíduos, dentre eles garrafas pet, latinha de alumínio, plásticos, microlixos (guardanapos, canudos e bitucas) e côcos. Todo o material coletado é destinado à reciclagem.

Praia para Todos: pessoas com deficiência tomam banho de mar

Agentes da Defesa Civil de Macaé realizam treinamento de voluntários que trabalharão no projeto Praia para todos (Foto: Guga Malheiros/Defesa Civil/Prefeitura de Macaé)

Em sua sexta edição, o projeto Praia Para Todos estará de volta no dia 5 de janeiro (domingo) no posto 1, na Praia dos Cavaleiros, em Macaé (RJ), das 8h às 14h. A programação vai acontecer até o dia 1º de março sempre aos domingos, com objetivo de permitir que pessoas com deficiência física permanente ou temporária tenham acesso ao banho de mar. Em todas as suas edições, o projeto atende crianças a partir de seis anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e também adultos.

Para auxiliar na logística, 15 voluntários participaram nesta quinta-feira (26) de um curso específico do projeto. Na oportunidade, eles aprenderam técnicas sobre o manuseio da cadeira anfíbio, com três rodas que flutuam, e esteira, que facilita a passagem da cadeira até o mar. A equipe, devidamente treinada, junto com os agentes da Defesa Civil vai auxiliar e garantir a segurança dos cadeirantes no mar.

Em agosto foi realizado um treinamento especial com cerca de 200 voluntários: desse total 25 vão atuar no ‘Praia para Todos’. O projeto é realizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil. Para participar não é necessária inscrição prévia, bastando apenas comparecer ao local com atestado médico.  Para mais informações: (22) 2796-1263.

Projeto leva magia do cinema a pessoas com deficiência visual

Democratizar o acesso ao cinema é uma das missões do Projetar: Toda Forma do Cinema, iniciativa desenvolvida pelo Telecine em parceria com ONGs e outras instituições para levar a experiência da sétima arte a pessoas com limitações físicas ou econômicas. Além de sessões para deficientes visuais, o Projetar promove a magia do cinema para pessoas em situação de refúgio, e jovens em vulnerabilidade.

Lançado há três anos, o projeto que passou por quatro cidades no país e já contou com a participação de mais de quatro mil convidados. Para contar sobre essa iniciativa ao público, o Telecine apresenta o vídeo “Filme no Escuro”, um exercício de empatia que retrata a experiência vivida pelos milhares de deficientes visuais que já prestigiaram as sessões do Projetar. Para realizar as sessões, a marca se reuniu com parceiros como a agência Oito e fundações como Dorina Norwill e Benjamin Constant.  Link para o vídeo aqui

Com ações mensais que exibem sucessos de bilheteria, a iniciativa convida públicos que muitas vezes não têm acesso ao cinema. Em 2020, o Telecine pretende promover mais inclusão, expandindo o número de participantes do Projetar, desenvolvendo novos formatos de exibições especiais para públicos que estão distantes do cinema.

Jovens de comunidades aprendem a arte do grafite 

O Grafitarte, projeto sociocultural de intervenção urbana por meio do grafite, termina seu quarto ano com 510 jovens da rede pública de ensino atendidos, promovendo a cultura e a transformação social pela arte. Patrocinado pelo Submarino desde 2016 e produzido pela Korporativa Marketing Cultural, o projeto promove oficinas gratuitas de arte e desenho (grafite) para jovens entre 12 e 18 anos.

Nesta edição de 2019, realizada entre setembro e dezembro, duas mulheres foram convidadas para ministrar as aulas práticas e teóricas, ressaltando o papel relevante e crescente das mulheres no cenário do grafite. As grafiteiras Juliana Fervo e Priscila Roxo passaram seus conhecimentos para 99 alunos da Escola Municipal General Euclydes de Figueiredo, na Tijuca, e do Colégio Estadual Professor Joel de Oliveira, em Deodoro.

Durante as oficinas, os estudantes são convidados a repensar a pichação, transformando-a em uma forma de expressão artística. Além de passarem por uma transformação social, os alunos deixam os painéis grafitados como legado social e cultural para as comunidades.

Projeto de capacitação para jovens no Rio

Curso de operador de logística, desenvolvido pela Lojas Americanas e a ONG Galpão Aplauso (Divulgação)

Chega ao fim o último ciclo do curso de operador de logística, desenvolvido pela Lojas Americanas e a ONG Galpão Aplauso, como apoio do BNDES. Iniciada em 2015, a parceria formou 522 profissionais da área de logística. Até o primeiro semestre deste ano, 73% dos jovens que participaram do projeto conquistaram uma vaga no mercado de trabalho, demonstrando a efetividade e o impacto social positivo gerado pelo projeto.

A ação faz parte da agenda de sustentabilidade das Lojas Americanas, tendo como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Dentre os temas abordados nos ODS, a parceria com o Galpão Aplauso teve como foco a educação de qualidade, redução das desigualdades, e geração de emprego e renda por meio da capacitação em logística – área que se relaciona com o negócio da rede de varejo – para jovens com idade entre 17 e 29 anos, moradores da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Ao longo do curso, com duração de seis meses por turma, os jovens passaram por uma intensa capacitação multifuncional, que integrou conteúdos técnicos – como a vivência do trabalho prático em um mini Centro de Distribuição construído dentro das dependências do Galpão Aplauso – à formação humanística, por meio de método próprio do Galpão, que engloba áreas como comunicação não violenta, valores e virtudes, meditação, além de proporcionarem aos alunos, reforço escolar.

Em São Paulo

Planos odontológicos gratuitos para crianças em SP

A OdontoPrev realizou em dezembro de 2019 a doação de 112 novos planos odontológicos para as crianças e adolescentes da Zona Leste de São Paulo atendidos pela Fundação Tide Setubal. A doação é resultado da campanha “Black Friday do Bem” e complementa o apoio que a empresa já oferece à instituição, totalizando mais de 500 beneficiados.

A cerimônia de entrega contou com palestra sobre saúde bucal ministrada pela dentista voluntária Telma Almeida, que ensinou as crianças e seus pais, de forma didática, como cuidar da higiene bucal. A OdontoPrev apoia 20 instituições, sendo 15 delas há mais de 20 anos. No último ano foram 6.854 crianças atendidas.

A Adria, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sudeste, uniu-se à corrente #GrandeDesafiodoBem. O objetivo da campanha, iniciada pela rede de supermercados BIG, é engajar marcas em torno de causas com as quais se identifiquem. O BIG deu início à corrente, convidando o McDonald’s, que por sua vez convidou a Perdigão e, por fim, a Adria. A marca decidiu apoiar a APAE de São Caetano, doando alimentos.

Grande Desafio do Bem: corrente para ajudar a Apae

A corrente #GrandeDesafiodoBem foi inspirada em uma história real postada pelo perfil do site @razoesparaacreditar, sobre um cliente do Walmart norte-americano que comprou vários ursinhos de pelúcia em uma de suas unidades simplesmente para doar. O BIG decidiu dar continuidade à ideia engajando marcas com as quais se relaciona em torno da hashtag #GrandeDesafiodoBem. O objetivo é desafiar outras marcas a participarem da ação e engajar mais pessoas nessa corrente do bem, apoiando entidades sociais.

Com uma fábrica instalada em São Caetano do Sul, a Adria escolheu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), organização social cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. Fundada há 55 anos,  a entidade é referência na cidade em atendimentos especializados em equoterapia, fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, neurologia, odontologia, psicologia, psicopedagogia, psiquiatria, terapia ocupacional, neuropediatria, RPG, integração sensorial e psicomotricidade.

A Adria, então, convidou a Polenguinho para participar do #GrandeDesafiodoBem. Por sua vez, Polenguinho desafiou Estácio que, agora, chamou a Seara para a corrente.

Com assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!