Aulas gratuitas de ginástica em vários pontos do Rio

Festival para adeptos da zumba, peça de teatro sobre Alzheimer, eventos técnicos para profissionais de saúde. Confira as novidades da Agenda Positiva da semana

Redação

Os cariocas podem contar agora com quatro novos pontos do projeto da Unimed-Rio que leva aulas gratuitas de diversas modalidades para estimular a prática de uma vida mais saudável. As atividades chegam agora no Aterro do Flamengo, Grajaú, Jacarepaguá e Méier. Alinhada à sua campanha institucional Mude 1 Hábito, a iniciativa já impactou mais de três mil pessoas em seis meses.

São aulas de Yoga, HIIT, Beach Workout, corrida e Pura Vida (funcional), comandadas por um time de peso de professores, referências em suas áreas de atuação: Renata Mozzini, Ingrid Antunes, Fabi Jung, Tassia Hage, Carol Magno e Carol Ivantes na Yoga; Thi Ferreira e Pedro Pires, no Pura Vida e na corrida; Fernando Duarte, PH e Taty Farias no HIIT; e Telmo Lima e Carina Caprioli no Beach Workout. Ao todo, são mais de 50 aulas gratuitas por semana.

As aulas acontecem todos os dias da semana em 16 lugares do Rio: Arpoador, Aterro do Flamengo (posto 3), Barra (Península, Praça do Ó e Praça Heitor Cajaty – Pontões da Barra), Campo Grande (Praça do Clube), Copacabana (posto 4), Engenhão (Praça do Trem), Grajaú (Praça Edmundo Rego), Jacarepaguá (Praça do Barro Vermelho), Lagoa (Arena Lagoa e Palaphitas), Leblon (Praça Zózimo do Amaral), Maracanã (portão 8 C), Méier (Praça Agripino Grieco) e Parque Madureira (portão 3).

Na Arena Lagoa, o maior HUB gratuito de esporte, cultura e saúde da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada em frente ao Parque da Catacumba, a programação é diferenciada. Lá, acontecem aulas de funcional, fit dance, corrida, alongamento e cross training. Com 120m², a Arena tem vestiários femininos e masculinos com toda a infraestrutura para suporte aos praticantes de atividades da região, onde circulam diariamente cerca de 15 mil pessoas. O espaço tem o patrocínio da Unimed-Rio.

Com horários diversos, as aulas ficam disponíveis no aplicativo Mude Fit (disponível na Apple Store e Play Store) e podem ser agendadas com 24 horas de antecedência do horário marcado, com exceção para o calendário da Arena Lagoa. Para consulta da programação e agendamento de aulas neste espaço, os interessados devem acessar o perfil da Arena no Instagram @arenalagoario.

Para mais informações sobre o projeto Mude 1 Hábito, acesse o site da Unimed-Rio www.unimedrio.com.br/mude-1-habito/ e acompanhe os perfis oficiais da cooperativa:

Festival para adeptos da zumba no Rio

Um grupo de instrutores brasileiros da Zumba®, maior aula de dança do mundo, promove o Zumba Fest nos dias 22 de setembro, na Tijuca, Rio de Janeiro. O Festival é oficialmente o ponto de encontro de praticantes da modalidade, que está presente em mais de 185 países e possui 15 milhões de praticantes por semana.

Assim como nas academias de diversas partes do mundo, o evento também será direcionado para pessoas de todas as idades e perfis. “A Zumba® é um exercício ‘disfarçado’ e por isso é tão procurada. Queremos impactar mais pessoas com a experiência da aula, que proporciona benefícios físicos e psicológicos, como o aumento considerável da autoestima dos seus praticantes”, conta Igor Andrade instrutor da modalidade e idealizador do evento.

O público será embalado por coreografias fáceis de músicas de ritmos mundiais como salsa, merengue, reggaeton, samba, entre outros. Além disso, o público poderá conferir aulas Zumba Gold® que atende pessoas da terceira idade, gestantes e pessoas com alguma limitação de movimento; e Zumba Kids®, para crianças de 4 a 6 anos.

O Zumba Fest acontece todos os anos, em cidades como Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Ribeirão Preto (SP) e Brasília (DF). Para mais informações sobre este e outros eventos da Zumba em sua cidade, visite www.zumba.com.

PEÇA ABORDA Alzheimer NA BAIXADA

Justamente no Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, a Cia Cerne leva aos palcos do Sesc São João de Meriti um de seus principais espetáculos, “Ainda Aqui”. Com apresentação gratuita, o público poderá conferir, a partir das 19h, um espetáculo que fala de dores e sacrifícios, com apenas dois atores em cena. Na história, também há destaque para outros sentimentos fortemente humanos, como amor e afeto.

Após passar por São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Paraná e por diversas cidades do Rio de Janeiro, o espetáculo chega pela primeira vez na cidade sede da companhia. Vencedor de mais de 50 prêmios em festivais pelo país, “Ainda Aqui” é o primeiro trabalho da Cia. Cerne, surgiu a partir de pesquisas realizadas pelo grupo sobre temas como luto, Alzheimer e regimes políticos ditatoriais.

A trama se desenvolve a partir do desaparecimento de Maurício, torturado e morto político, e do desenvolvimento do Alzheimer em sua mãe, Maria, que, esquecendo-se repetidamente da morte do filho, confina a si mesma e ao marido num eterno retorno à dor da perda. Ainda que tenha como pano de fundo um contexto político, o espetáculo se passa no ambiente familiar e constrói, aos poucos, uma grande história de amor e afeto. O elenco é formado por Higor Nery e Leandro Fazolla, que – sozinhos no palco – dão vida a mais de uma dezena de personagens, entre homens e mulheres, em um minucioso trabalho de interpretação.

Trauma na terceira idade é tema de encontro

Os brasileiros estão envelhecendo. Segundo o IBGE, a previsão é de que 25% da população brasileira deverá ter mais de 65 anos em 2060. Novos tratamentos para o traumas acima de 65 anos estarão em pauta na décima edição da Jornada Internacional de Trauma para médicos e profissionais de saúde do Hospital 9 de Julho (H9J) no dia 21 de setembro. A qualidade do atendimento ao trauma é o tema central do evento.

O rompimento da barragem de Brumadinho, que aconteceu no início de 2019 com 250 vítimas e mais de 20 pessoas desaparecidas, também será abordado, O evento falará também sobre acidentes causados pelo excesso de bebida alcoólica. Pesquisas apontam que 100 mil brasileiros sofrem acidentes devido ao consumo excessivo de bebida alcoólica.

Entre os palestrantes internacionais estão Lance Stuke (EUA), Professor Associado de Cirurgia Clínica, Seção de Cirurgia de Trauma e Cuidados Intensivos da Escola de Medicina de Nova Orleans e Will Chapleau (EUA), gerente do programa ATLS no American College of Surgeons em Chicago e autor de livros como “Técnica em Emergências Sanitárias”.

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.