Autocoaching pode dar um upgrade na sua vida

Livro mostra a importância de alterar pequenos hábitos negativos do dia a dia e também a passar a observar com mais atenção às coisas que precisam ser mudadas

Redação

Para quem quer investir em seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional em 2020, uma dica é apostar no autocoaching, uma ferramenta importante por ser acessível e permitir a todos ter em suas próprias mãos a possibilidade de uma vida melhor.

É com este pensamento que Bia Nóbrega propaga o autocoaching nas mídias sociais, nas palestras que ministra e também com a escrita. Essa última, poderosa e eficiente, acaba de ampliar ainda mais seu portfólio agora com um novo livro: último lançamento é ‘Autocoaching – 29 Dias para dar um upgrade na sua vida’.

Coloquei imenso esforço nesse trabalho para que seja algo que mude o dia a dia dos leitores de verdade. Nesse livro procurei trabalhar práticas simples para uma boa evolução no estilo de vida das pessoas, para que se sintam mais satisfeitas, produtivas e, dessa forma, mais felizes também”, diz a autora.

A obra traz o que Bia vem estudando ao longo dos anos sobre a importância de alterar pequenos hábitos negativos do dia a dia e também a passar a observar com mais atenção às coisas que precisam ser mudadas, como otimização de tempo por exemplo, o que culmina  em  qualidade de vida e mais satisfação. “As pessoas passaram a entender que é preciso fazer acontecer. Quem deseja uma mudança significativa, e passa a ter consciência disto, consegue alterar antigos padrões para viver melhor e atingir seus objetivos”, revela a autora.

E o livro é um verdadeiro convite à mudança. Há quem consiga pagar um coach que irá auxiliar em todo esse processo de transformação, mas para aqueles que não dispõe das mesmas condições, podem contar com as orientações que constam nas páginas escritas pela especialista. “Um profissional pode cobrar, no mínimo, 4 mil reais para um pacote de dez atendimentos. Defendo que se trata de um investimento extremamente útil e ele se paga em pouco tempo, uma vez que é possível definir a direção da sua vida. Mas, para aqueles que ainda não podem ou conseguem se auto gerenciar, pode seguir as instruções que desenvolvi, aliado há mais de 20 anos de experiencia atuando nesta área”, relata.

Segundo ela, o objetivo do  ‘Autocoaching’ não é oferecer uma solução milagrosa que vai resolver a vida do leitor num piscar de olhos, mas justamente ajudar a melhorar pequenos detalhes que, ao longo desse período irão gerar mudanças de comportamento, resultados que são consideráveis e que podem ser aprimorados no futuro. Além disso, mostra como é ainda mais interessante visualizar e ter controle sobre os acontecimentos da própria vida ao invés de apenas deixar as coisas acontecerem sem interferir.

Sabemos que qualquer tipo de leitura é de grande ajuda para obter foco e aprender sobre novos conceitos e novas práticas de conduta. No entanto, uma coisa em que os livros podem colaborar também é a de encontrar meios de alcançar objetivos de maneiras mais simples, facilitando o convívio com os nossos pares e nos dando outras percepções sobre as coisas que ocorrem na vida.

Para quem quer aproveitar esse início de ano e presentear a si e a quem ama com um ano novo realmente melhor, o livro é uma excelente dica de presente. “Ainda que se tenha a disposição um coach, ter uma ferramenta de acompanhamento, torna o processo ainda mais valioso. A ideia é ajudar, dia após dia, a dar um salto em todas as áreas fundamentais, construindo para si a vida que deseja ter e merece”, finaliza.

Conseguir auto gerenciar as questões pessoais e profissionais é um malabarismo e uma habilidade que muitas pessoas já conquistaram. No entanto, a vida moderna traz dificuldades para jovens e adultos realizarem alguns dos seus planos de vida e carreira. O autocoaching é uma alternativa interessante para aqueles que buscam atingir objetivos e resolver questões que pairam pela mente há muito tempo.

A coach e palestrante Bia Nóbrega explica que o autocoaching é um processo conduzido pela própria pessoa para maximizar o potencial e obter sucesso em diversas esferas da vida. Ela explica que, para questões específicas, muitas vezes é indispensável consultar um coach e trabalhar nisso por algumas semanas. Contudo, o método é uma forma de conseguir continuar resolvendo questões que afligem o dia-a-dia e desenvolvendo-se sem ajuda externa.

O ponto de partida para todos os processos de coaching e desenvolvimento é o autoconhecimento. É essencial ser honesto sobre quem se é, conhecer as forças e as fraquezas para saber o que pode ajudar ou atrapalhar no atingimento das metas e objetivos, além de entender quais características são imperativas desenvolver. O segundo passo é definir suas metas e objetivos e criar um plano de ação. O ideal é pensar em coisas mensuráveis e importantes, que tenham um plano de execução coerente. “Esse método requer a constante revisão das metas devido ao fato de que estamos sempre mudando e evoluindo, e nossos objetivos podem mudar também”, a coach explica. A última etapa consiste na consolidação dos nossos objetivos e especialmente na manutenção dos bons resultados obtidos durante o processo.

Existem muitas ferramentas para realizar o autocoaching. Bia afirma que o mais importante deles é “a pergunta poderosa”, pois uma vez que haja a reflexão do assunto a ser abordado, o tema já está sendo abraçado pelo consciente e, com os recursos corretos, haverá uma solução para o problema. A leitura também pode ser de grande ajuda e nos próximos meses Beatriz Nóbrega irá lançar um livro com técnicas para o autoconhecimento e uma jornada de 29 dias para as principais áreas da vida.

livro já está disponível na Amazon e no site de Bia Nóbrega.

Sobre Bia Nóbrega

É coach, mentora, palestrante, conselheira e executiva há mais de 21 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores. Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP, pós-MBA em Conselho pela Saint Paul Escola de Negócios e ESMT – European School of Management and Technology, possui diversos cursos de formação, certificação e atualização.

É afiliada à International Coach Federation (ICF), Associação Brasileira de Coaches (ABRACOACHES), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Women Corporate Directors (WCD), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). É autora do livro “Autocoaching: 29 dias para dar um upgrade na sua vida” – DVS Editora e é coautora do livro “Mapa da Vida” –  Editora Ser Mais. Possui mais de 800 horas de atendimento em coaching executivo, carreira e vida e desde 2015 propaga o Autocoaching como A Melhor Ferramenta de Autodesenvolvimento e um Estilo de Vida.