‘Bebês-noéis’ ganham ensaio fotográfico em hospital público do Pará

Bebês prematuros são fotografados em UTI Neonatal com gorrinhos de Papai Noel. Profissionais de saúde adotam desejos de crianças em cartinhas de Natal

Com gorros, roupinhas infantis e adereços natalinos, bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), ganharam nesta quarta-feira (22) um emocionante ensaio fotográfico. A sessão de fotos dos bebês prematuros foi acompanhada de perto pelas mães, pais e profissionais de saúde, para garantir a segurança e o conforto dos bebês.

Nas imagens, os pequenos aparecem ainda com seus polvinhos de crochê, recurso terapêutico que proporciona sensação de segurança e conforto, e remete ao ambiente uterino. A ação realizada pela Comissão de Humanização do HRSP, contribui para o bem-estar, auxiliando na recuperação dos bebês internados na UTI Neonatal.

Um dos recém-nascidos que participou do ensaio é o Bruno, que nasceu prematuro no mês de novembro e vem lutando pela vida.

“Meu filho é um guerreiro, vamos passar o Natal juntos aqui no hospital, sei que não será da maneira que havia planejado, mais aqui somos muito bem cuidados, e em breve iremos para casa. A saúde do meu filho é o único presente que desejo nesse Natal”, conta a mãe, Amanda dos Santos Silva.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Segundo a enfermeira Fernanda Miranda, gestora da UTI Neonatal no HRSP, a iniciativa tem como objetivo oferecer um ambiente hospitalar mais acolhedor aos bebês prematuros e as mães, que em algumas situações aguardam meses a recuperação dos seus filhos.

“O ensaio fotográfico foi um grande sucesso, as mães dos bebês ficaram muito emocionadas com esse momento, que ficou eternizado com as fotografias. Gostaria de agradecer todo o empenho da equipe assistencial que atua na UTI Neonatal”, ressaltou.

Ainda de acordo com a profissional, o HRSP assegura o direito à presença das mães 24h por dia na UTI Neonatal ao lado de bebês hospitalizados, seguindo todas as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Profissionais de saúde realizam sonhos de crianças

Pedidos de presentes, escritos e desenhados por crianças da rede pública, comoveram e mobilizaram os colaboradores do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no Pará. Com o intuito de realizar os desejos de Natal dos alunos da Escola Municipal Ana Dutra Vale, a unidade adotou mais de 100 cartas endereçadas ao Bom Velhinho, por meio do projeto “Você também pode ser um Papai Noel”.
Bonecas, carrinhos, bolas, massinhas de modelar, material escolar, entre outros brinquedos, arrecadados pela equipe de Humanização do HMIB, fizeram a alegria das crianças, com idades entre quatro e sete anos, que receberam os presentes, com os olhos brilhando de emoção, nesta segunda-feira (20).
O pequeno Lucas Matheus Harter, de sete anos, passou a semana ansioso aguardando para saber se o seu pedido seria atendido. E recebeu o que tanto desejava.
“Ele desenhou uma camisa com o personagem favorito. Então para deixá-lo ainda mais feliz, mandei confeccionar a blusa, coloquei o nome dele e dei um relógio do mesmo personagem para combinar. Eu sabia o quanto ele esperava por esse momento”, disse Daniella Dias, psicóloga do HMIB que adotou a cartinha de Lucas.
Adriane Vitoria Silva, de sete anos, escreveu na sua cartinha de Natal que gostaria de ganhar uma boneca. O pedido foi recebido e atendido por meio do projeto da unidade. “Eu me comportei esse ano e pedi uma boneca. Ela é grande e bonita, do jeito que eu queria”, disse sorrindo enquanto abria o embrulho do presente.
De acordo com Anna Paiva, diretora da escola, a ideia veio de uma profissional da instituição em 2019. Com a pandemia, o projeto foi adiado e, neste ano, voltou. Por meio das doações dos colaboradores, os alunos, sendo maioria de famílias em vulnerabilidade social que vivem em Barcarena, tiveram acesso a um presente do Papai Noel.
“Buscamos diversas instituições e o Materno-Infantil de Barcarena nos acolheu. A equipe abraçou a causa e estiveram conosco para entregar os presentes. Muitos responderam às cartas com carinho e atenção. Para nós foi uma alegria muito grande ter essa entrega”, disse Anna.
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 2018. Está localizado a 114 km distante da capital Belém e realiza atendimentos de média e alta complexidade gratuitos, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).
“Entendemos que faz parte da nossa atuação enxergar as particularidades do município em que estamos, e, nos sensibilizamos com esta ação que já vem sendo trabalhada há alguns anos. Por meio de cada madrinha e padrinho, conseguimos realizar sonhos e proporcionar um Natal mais feliz para as crianças”, ressalta Patrícia Hermes, diretora hospitalar do HMIB.

Fonte: Pró-Saúde, com Redação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais