Boas Ações: serviços sociais são levados até comunidades do Rio

egg truck

Toda semana o Blog Vida & Ação vai selecionar uma série de #BoasAções criadas por marcas e empresas para cumprir seu papel socialmente responsável de levar serviços à comunidade. Em Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, acontece neste sábado (19) o MuTTirão, com participação do Egg Truck Social. Também na Baixada, o Projeto Brasil Sem Alergia abre semana que vem mais uma unidade, desta vez em Nova Iguaçu. Tem ainda o projeto Rio Mova-se, que oferece atividades gratuitas de reabilitação e fisioterapia no Shopping Jardim Guadalupe.

Já a Companhia Cantos do Rio, em atividade há mais de 15 anos, circula por comunidades cariocas em agosto com o espetáculo musical Natureza Viva, apoiado pela Linha Amarela S/a – Lamsa e Instituto Invepar. Na última quarta-feira, a Carreta Texaco Ursa esteve em São João de Meriti, na Baixada, levando consultório médico e exames gratuitos. Para enviar sugestões para este e outro espaços do Blog Vida & Ação, envie email para blogvidaeacao@gmail.com.

Egg Truck Social – A Granja Mantiqueira participa neste sábado (19) de uma ação social em parceria com o TT Burger e outras empresas em Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense. No evento serão distribuídos 800 lanches no Egg Truck Social da Mantiqueira para cerca de 500 crianças e adolescentes carentes da região, assim como para os 250 voluntários que abraçam o projeto.

Esta será a décima edição do MuTTirão, que também contará com a distribuição de 500 unidades do Matador de Fome TT Burger e batata frita, comidinhas e ações de outros parceiros, festa com animadores, doação de roupas, cobertores e brinquedos recolhidos nas lojas TT Burger.  A iniciativa desta vez foi um convite da ONG “Corrente do Bem”, que realiza projetos com a comunidade Jardim Gramacho.

Carreta Texaco Ursa – A carreta Texaco Ursa, que oferece consultas médicas gratuitas, desembarcou nesta quarta-feira (16) em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Com 15 metros de comprimento, o veículo é equipado com consultório médico e um espaço para testes de acuidade visual, pressão arterial, glicemia e avaliações clínicas. Uma massoterapeuta ainda proporciona massagens rápidas, ideais para amenizar desconfortos corporais, comuns em motoristas que ficam muito tempo ao volante.

A novidade agora são exames de colesterol e triglicérides, que ajudam a detectar e prevenir doenças cardíacas. O projeto, iniciado pela Chevron Brasil Lubrificantes em 2014, começou atendendo aos parceiros da marca das regiões Sul e Sudeste e, com o sucesso, foi estendido para todo o Brasil. Até dezembro serão realizadas mais de 40 etapas.

Brasil sem Alergia – Também na Baixada, o Brasil Sem Alergia, ação social que já realizou mais de 300 mil consultas gratuitas no Estado do Rio de Janeiro em 10 anos, abre novo endereço em Nova Iguaçu, onde oferecerá atendimentos em alergia e doenças imunológicas. A inauguração será na próxima quarta, dia 23. Na nova unidade, os pacientes terão acesso a testes alérgicos, orientação multidisciplinar, acompanhamento clínico e espirometria (mais conhecida como teste de sopro).

A unidade, que estará à disposição de toda a população, será localizada na Rua Ataíde Pimenta de Moraes nº 835, em frente ao Top Shopping, no Centro de Nova Iguaçu. Nesta data, a Cruz Vermelha de Nova Iguaçu comemora 33 anos. As consultas serão oferecidas de segunda a sábado, de 9h às 18h, e os interessados deverão agendar horário pelos telefones (21) 4063-8720/(21) 3939-0239 ou ainda pelo www.brasilsemalergia.com.br. Para quem preferir, também é possível agendar atendimentos diretamente no local.

Para a primeira consulta na unidade de Nova Iguaçu, será cobrado uma contribuição assistencial no valor de R$ 10 por paciente. Após esta, as demais consultas serão gratuitas. Os postos do Brasil Sem Alergia em Duque de Caxias, Xerém e no Rio (Realengo) seguem com todos os atendimentos gratuitos.

Rio Mova-se – O projeto “Rio Mova-se”, que oferece atividades gratuitas de reabilitação e fisioterapia, mediante inscrição, está de volta ao Shopping Jardim Guadalupe. Criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, o “Rio Mova-se” funciona de segunda a sexta, das 11h às 21h. Para se inscrever, é necessário ser maior de 12 anos, levar documento de identificação, foto 3×4 e comprovante de residência. A frequência da fisioterapia depende da gravidade do problema de saúde do paciente.

Musical Natureza Viva A Companhia Cantos do Rio, em atividade há mais de 15 anos, irá visitar comunidades cariocas durante o mês de agosto com o espetáculo musical “Natureza Viva nas Comunidades”. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lamsa e apoio do Instituto Invepar e busca conscientizar crianças e adultos sobre atitudes que poluem o planeta.

De forma descontraída, a peça pretende mostrar como pequenos gestos podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente.  As apresentações itinerantes do espetáculo serão realizadas em um palco sobre rodas em Piedade e Higienópolis, nos dias 19 e 27 de agosto, respectivamente.   Em julho, o espetáculo passou pela Cidade de Deus, Água Santa, Manguinhos e Piedade.

 

In the news
Leia Mais