Cabelegria cria nova campanha para incentivar doação de cabelos

ONG Cabelegria, que doa perucas a pacientes de câncer e outras enfermidades, tem 2 toneladas de doações de cabelos, mas precisa de mão de obra

Apesar dos avanços da Medicina, o câncer é uma doença que continua muito presente na sociedade. Em números de prevalência nos últimos 5 anos, o Brasil tem 1,5 milhão de pessoas vivendo com câncer. Em todo mundo, são esperados 28,4 milhões de novos casos em 2040, um aumento de aproximadamente 47% em relação a 2020.

Uma das principais reações do tratamento oncológico é a perda de cabelos, que causa problemas emocionais aos pacientes, especialmente nas mulheres. Para levar conforto e alegria a pacientes oncológicos ou de outras doenças que sofrem este efeito causado pelo tratamento quimioterápico e ajudá-las a recuperar a autoestima e o bem estar, as amigas Mariana Robrahn e Mylene Duarte, criaram em outubro de 2013 e ONG Cabelegria.

A organização arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de bancos de perucas (itinerante e fixos). Em quase oito anos, a ong já ajudou mais de 9 mil pacientes de câncer e outras enfermidades. Dentre esses pacientes, estão cerca de 3 mil crianças e 5 mil mulheres, além de mais de 500 doações a hospitais e casas de apoio.

Atualmente, a ONG conta com quatro bancos de perucas em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Em 2016, inaugurou o primeiro e único banco de perucas móvel do mundo. Porém, mesmo tendo material para confeccionar mais de 100 mil perucas, não há verba suficiente para contratar mais costureiras e aumentar a produção.

Com a chegada da pandemia diversas atividades precisaram ser interrompidas, e a ONG Cabelegria não ficou de fora. As doações em dinheiro reduziram, mas as doações de cabelos não pararam de chegar. “Atualmente, são duas toneladas de cabelo que aguardam por mãos de fadas para fazer a magia acontecer, trazendo a pacientes oncológicos de todo Brasil mais calor na alma e careca”, afirmam as idealizadoras da ong.

Nova campanha para captação de recursos

Com o foco em “fazer o bem, traz o bem”, a Out of The Mug – empresa de e-sport – uniu forças com influenciadoras digitais para lançar uma campanha em prol da Cabelegria. O objetivo é divulgar o trabalho da ong e auxiliar na captação de recursos para aumentar a produção de perucas. Dessa forma, será possível ajudar um número maior de pessoas.

Entre os dias 21 de junho e 21 de setembro, um grupo de influenciadoras parceiras da Out of The Mug vai receber perucas emprestadas para produzirem conteúdo para os seus canais digitais. Stories, lives e posts vão falar sobre como a ONG ajuda os pacientes oncológicos a recuperar a autoestima e o bem-estar, mesmo diante dos desafios do tratamento.

A Out of The Mug reuniu 14 influenciadoras, de diversos setores como games, turismo, beleza, moda e marketing. Instituições de saúde, de música e alguns restaurantes também vão participar da campanha voluntariamente. A rede de restaurantes Outback, a escola de música School of Rock e a Prevent Senior também estão participando voluntariamente da campanha.

Com assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais