Caminhada destaca importância do diagnóstico do autismo

Evento acontece neste domingo, no Leblon. Veja ainda ações pelo Dia Mundial da Saúde; vacinação da febre amarela em Caxias; palestra gratuita sobre bariátrica e outras atividades

Redação

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a Fundação Mundo Azul promove neste domingo (7) a Caminhada Pela Conscientização do Autismo, que acontecerá às 11h, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. A iniciativa visa chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce, ainda na infância. A atividade tem apoio da Associação Caminho Azul, instituição sem fins econômicos, políticos ou partidários que oferece assistência gratuita a crianças e famílias carentes que sofrem com os Transtornos do Espectro Autista (TEA).

É importante que os pais estejam atentos ao desenvolvimento dos seus filhos, pois os principais sintomas do transtorno são atraso na linguagem e na comunicação, interação social, interesses restritos e repetitivos e dificuldade na integração da sensopercepção. Caso sinais como esses sejam identificados, é preciso consultar um médico especializado para que o paciente seja encaminhado a avaliação adequada”, alerta o psiquiatra Caio Abujadi, especializado em Infância e Adolescência e fundador da Associação Caminho Azul.

Segundo ele, a avaliação inicial feita por uma equipe multidisciplinar, com médicos de diferentes especialidades, como Psicologia, Fonaudiologia, Terapia Ocupacional, além de terapeutas familiares, é fundamental para o diagnóstico e assessoria precoce. O acompanhamento é realizado após análise dos pilares do desenvolvimento infantojuvenil: comportamento, socialização, atividades de independência, desenvolvimento motor, linguagem, comunicação e ambientes de desenvolvimento da criança e da estrutura familiar.

Criada com o objetivo de propiciar a integração do autista à sociedade, a Associação Caminho Azul realiza atividades de assistência às crianças autistas carentes e suas famílias, com foco na melhoria das condições e qualidade de vida, buscando também desenvolver e difundir conhecimentos científicos acerca da incidência e do tratamento do autismo. “Queremos conscientizar, informar e reforçar os cuidados direcionados a pacientes autistas, cuja incidência é mais comum em crianças”, explica.

Em junho deste ano, entre os dias 27 e 29, estará à frente de um importante encontro a ser realizado no Rio de Janeiro: o 1º Congresso Internacional sobre os Transtornos do Espectro Autista, que reunirá especialistas de todo o mundo para uma atualização clínica e científica. Além do evento para os profissionais,  está na agenda o 1º Encontro de Associações, Familiares e Cuidadores de Autistas.

Shopping de Caxias recebe vacinação contra febre amarela

Nos dias 10 e 11 de abril, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro realizará uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela para imunização da população no Caxias Shopping. A ação será realizada das 14h às 17h, no corredor da loja Renner. A vacinação será gratuita e é indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade. 

vacina contra a febre amarela é a melhor forma de se prevenir da doença, mas há pessoas que devem ser avaliadas por médicos para saber se podem fazer uso da vacinaEm caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico ou com a equipe de saúde que estará no local realizando a campanha para as devidas avaliações e orientações. 

Caxias Shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2895.  Duque de Caxias. RJ. Telefone: (21) 2430-5110 ou WhatsApp: (21) 9-9305-3611.

PELO PAÍS

Dia Mundial da Saúde: confira ações pelo país

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo, 7 de abril, o Palladium Shopping Center, em Curitiba, preparou uma tarde especial e gratuita com serviços de cuidado à saúde e à qualidade de vida.

O piso L1 receberá um espaço exclusivo com profissionais que oferecerão avaliações de qualidade de vida como: IMC, nutricional e odontológica; aferição de pressão e glicose; quick massage; técnicas de alongamento; orientação sobre fotoproteção solar e auriculoterapia.

De segunda a sexta-feira, dias 8 a 12 de abril, a Cia da consulta realizará, na unidade Metrô Faria Lima, em Sãio Paulo, a pré-triagem oftalmológica, com o Auto Refrator.  Com esse exame, o paciente consegue ter o resultado aproximado do grau, para avaliação e confirmação em consulta com o médico.

Com atendimento aberto à comunidade, os interessados deverão comparecer nos horários da ação na clínica, portando documento com foto. A ação visa conscientizar a importância da prevenção de doenças, promoção da saúde e qualidade de vida por meio de orientação, distribuição de material e atendimento.

Em 2019, a data apresenta o mote “Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares” e tem o objetivo de garantir o melhor nível de saúde para as pessoas em todo o mundo, com temas que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

Palestra gratuita sobre cirurgia bariátrica

No dia 6 de abril, o Hospital São Luiz Morumbi promove a palestra Cirurgia Bariátrica. O objetivo é tirar dúvidas sobre a obesidade e esclarecer o pré e o pós da cirurgia de obesidade mórbida. Ministrada pelo Dr. Alexander C. Morrell, cirurgião bariátrico do Hospital, a palestra é gratuita e voltada para todos os públicos interessados.

Abordando temas como “Por que as pessoas engordam?”, “A ansiedade contribui para a obesidade?” e questões gerais sobre a cirurgia bariátrica, o curso vai apresentar de forma teórica, todos os preceitos básicos sobre o assunto. A palestra faz parte do “Ciclo de Palestras à Comunidade”, iniciativa promovida pela Rede D’Or São Luiz para contribuir com a saúde dos moradores da região.

Congresso de saúde estética em Curitiba

O 2° Congresso Multidisciplinar de Saúde Estética acontece, nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Bourbon Curitiba Convention Hotel, em Curitiba (PR), promovido pelo Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas. Durante a programação, haverá o 2° Congresso Multidisciplinar de Saúde Estética, reunirá pesquisadores, profissionais, estudantes, empresas e entidades que atuam no segmento de saúde estética, possibilitando o intercâmbio de informações e vivências.

Os benefícios e a segurança no desenvolvimento de produtos voltados ao peeling e sua aplicação na área da cosmetologia serão alguns dos pontos que o Instituto Harris, por meio de sua Diretora Executiva Maria Inês Harris, abordará no segundo dia do encontro, 13 de abril, com o tema “Peeling: como, quando e por que?”, das 14h30 às 15h20.

O Congresso estimula a integração de várias disciplinas profissionais e reflete sobre a qualidade do serviço oferecido pelo setor da saúde à população. Acesse os detalhes do evento e o link de inscrição, disponíveis no site oficial do evento: http://bit.ly/2TYroTY.

Da Redação, com Assessorias

 

In the news
Leia Mais