Campanhas de doação de alimentos mobilizam artistas, empresas e ONGs

Movimento Panela Cheia parte para segunda fase. Veja também iniciativas de outras empresas e ONGs

Entrega de alimentos por voluntários do movimento Panela Cheia (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A pandemia tem mostrado ser ainda mais importante a renovação de sentimentos como solidariedade e esperança. O Movimento Panela Cheia Salva recebeu a doação de 1,2 milhão de cestas, resultado positivo e animador, conseguindo atingir mais de 50% da meta estipulada de 2 milhões de cestas a serem distribuídas por todo o Brasil. Porém, ainda existe muito trabalho a fazer.

A iniciativa, realizada em nível nacional, acaba de lançar nova fase de arrecadação de cestas básicas, marcada por um clipe musical com artistas como Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Dudu Nobre e Alcione. Desde que foi lançada, há 40 dias, já foram arrecadados mais de R$ 58 milhões, valor totalmente revertido em cestas básicas.

Em abril, CUFA (Central Única das Favelas), Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista, com apoio do UniãoSP e cooperação da Unesco, se uniram em uma iniciativa conjunta contra a fome e lançaram o Movimento Panela Cheia Salva. No site é possível conhecer mais sobre a campanha e selecionar a instituição para qual se deseja fazer uma doação.

Os artistas Carlinhos Brown, Jair Oliveira, Daniela Mercury, Luan Santana, Péricles, Renegado, Dudu Nobre, Tico Santa Cruz, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Simoninha, Rai Bege, Nayara Azevedo, Fernanda Abreu, Alcione, Luciana Melo, Paula Lima, Regina Casé, Valéria e Zeca Pagodinho participam voluntariamente do novo clipe do Panela Cheia, que foi dirigido por Celso Athayde, fundador da CUFA.

Venda de camisetas é revertida para ações contra a fome

Lançado dia 17, o movimento Hering contra a fome segue até dia 22 no site e também nas lojas físicas, com 100% das vendas das peças básicas revertidas para a CUFA (Central Única das Favelas) e G10 Favelas, organizações de combate à fome e à miséria em todo o Brasil.

Com o mote “O que é básico para você, pode ser essencial para outro“, a ação reforça o compromisso da marca em engajar seus clientes com iniciativas de transformação social, além de cumprir o importante papel de olhar e cuidar dos brasileiros. Saiba mais aqui.

A ação faz parte de um programa de responsabilidade social da Hering e de suas marcas, que é o Vestir o Brasil, com o propósito de dar voz a jovens do País para que expressem sua criatividade e acessem o mercado de trabalho de maneira equitativa.

Campanha #somosdobem – Podemos ser muito mais”

A Saque e Pague está realizando a Campanha #somosdobem – Podemos ser muito mais” que deverá entregar mais de 8.500 cestas de alimentos e beneficiar mais de 125 projetos sociais de combate à fome. Durante os quatro meses de duração da campanha, a Saque e Pague fará doações mensais no valor de R﹩100 mil em alimentos para instituições que assistem crianças, idosos e portadores de deficiência, em diferentes estados (RS, SC, ES, PA e SE).

Além da contribuição total de R$ 400 mil, a Saque e Pague está disponibilizando seus terminais de autoatendimento para a realização de doações em dinheiro por qualquer pessoa, com a quantia entrando na hora na conta da instituição apoiada. As instituições beneficiadas para a doação através dos caixas eletrônicos serão o Banco de Alimentos, no Rio Grande do Sul, e Espaço Nova Vida, no Pará.

Com o mote “Podemos ser muito mais”, o objetivo da ação é criar uma grande rede de colaboração e tornar o movimento cada vez mais forte. Para que esse movimento de solidariedade se torne ainda maior, a empresa está buscando engajar parceiros conectados ao seu ecossistema, varejistas, fornecedores, colaboradores e suas famílias, e também as comunidades locais. A ação tem apoio do hub Transforma Brasil, plataforma Nacional de Voluntariado e Engajamento Cívico, que atua em nível nacional.

OUTRAS AÇÕES

Carretas levam serviços gratuitos de saúde a 200 moradores da Maré

caminhao-sasbrasil
SAS Brasil levará duas carretas de atendimento, para as ações da startup social (imagem: Divulgação)

Neste final de semana (21 a 23/5), na expansão do Campus de Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, 150 pré-adolescentes e 50 adultos da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, receberão atendimento médico em áreas como odontologia, oftalmologia e dermatologia, além de atendimento especializado focado na prevenção e tratamento da diabetes.

A iniciativa é da SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada e gratuita para as regiões em situação de vulnerabilidade. A ação integra o projeto Conexão Saúde, que inclui também a Fiocruz, Dados do Bem, Redes da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos e União Rio.

Após duas semanas de triagem com os alunos do 6º ano da Escola Municipal Professor Josué de Castro, a equipe da SAS Brasil identificou as necessidades para que recebam tratamento odontológico, consulta oftalmológica para diagnóstico da necessidade de óculos, que serão doados para os pacientes que precisarem, e atendimento com dermatologista. Segundo Adriana Mallet, médica e CEO da SAS Brasil, a faixa etária do 6º ano escolar é decisiva para o diagnóstico e tratamento precoce de problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Já os adultos farão exame do pé diabético e de fundo de olho para prevenção e tratamento da diabetes, além de atendimento odontológico e acompanhamento nutricional via telemedicina. Os atendimentos serão realizados na sexta-feira e sábado, das 8h às 17h, e no domingo, das 8h às 14h, com hora marcada para evitar aglomeração. Para mais informações, acesso o site da SAS Brasil

A iniciativa viabiliza o atendimento em saúde nas comunidades da Maré e Manguinhos e contribui para o enfrentamento da pandemia Covid-19 por meio de uma estrutura que oferece desde o teleatendimento e testagem à produção de mapas de risco dentro das comunidades, orientação e apoio à população local. 

Para a expedição, a SAS Brasil levará duas carretas de atendimento, uma delas doada recentemente pela Mercedes-Benz e irá estrear nas ações da startup social. As carretas são equipadas com um consultório odontológico, um ginecológico (que pode ser usado para outras especialidades), um médico para consultas dermatológicas e oftalmológicas, e uma cabine para teleatendimento.

Após a Expedição na Maré, uma das carretas seguirá para o Rio Grande do Norte e será adaptada para a Operação Capacita, em que a SAS Brasil treinará profissionais da saúde para atuação nas UTIs de Covid-19. Lançado em agosto de 2020, o projeto Conexão Saúde foi criado para promover uma atenção integral à saúde da população das regiões.

Enel doa 2,4 mil aventais para a Secretaria de Saúde de Carapicuíba

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, realizou no dia 17 a doação de 2,4 mil aventais para a Secretaria de Saúde de Carapicuíba, na região metropolitana da capital. No mês passado, a companhia já havia realizado a doação de 3 mil luvas para a secretaria. A doação faz parte de uma série de ações sociais da distribuidora para ajudar no combate à Covid-19 em sua área de concessão.

Em 2020, a concessionária realizou uma série de ações sociais para ajudar no combate à Covid-19 em suas comunidades. A distribuidora realizou a doação de mais de 4,4 mil cestas básicas (correspondentes a mais de 100 toneladas de alimentos), 1,7 mil kits de higiene, 6 mil frascos de álcool em gel, mais de 7 mil máscaras de proteção, 25 mil sabonetes a comunidades carentes de São Paulo e a entrega, por três meses, de 2,4 mil marmitas por dia por meio de motos elétricas em Paraisópolis, beneficiando mais de 17 mil pessoas.

Também foi realizada uma doação ao Hospital das Clínicas para a compra de 8 mil testes rápidos de Covid. Nos últimos meses, a concessionária realizou obras emergenciais em hospitais nas cidades de Mauá e Barueri que possibilitaram a ampliação da quantidade de leitos disponíveis para o atendimento dos casos de pessoas acometidas pelo novo coronavírus.

Doação a hospitais públicos de 3.800 frascos de limpador de pele

A multinacional dinamarquesa Coloplast, em parceria com o Movimento União Rio, doou 3.800 frascos do produto Comfeel Limpador de Pele aos hospitais Clementino Fraga Filho (UFRJ) e Pedro Ernesto (Uerj) e também à Secretaria Municipal de Saúde. Destinado aos profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19, o produto atua na limpeza de mãos e rostos, substitui água e sabão, alivia as marcas deixadas por máscaras cirúrgicas e garante a segurança necessária na rotina de quem está na linha de frente no atendimento à população.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!