Cardápio para recuperar o corpo para encarar o verão

Abusou das comidas gordurosas e de bebidas alcóolicas na virada? Dois especialistas ensinam cardápio completo e dois elixires desintoxicantes

Redação
Renata de Abreu Ex-triatleta e maratonista, Renata de Abreu dá duas receitas de elixires desintoxicantes (Foto: Divulgação)

Enfiou, literalmente, o pé na jaca na virada? Passados o “enterro dos ossos” e o já tradicional recesso de fim de ano, é hora de recuperar o corpo para o verão que está bombando. A dieta detox, segundo especialistas, auxilia no combate às inflamações crônicas, inchaço, desordens digestivas e estresse, que podem ser algumas das consequências dos exageros cometidos nas festas de fim de ano.

Para o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, apostar em um cardápio desintoxicante e de baixo índice glicêmico é uma boa medida para quem consumiu álcool e deu aquela exagerada na comida.  Esse tipo de cardápio acelera o metabolismo, favorece a queima de gordura e promete eliminar as toxinas adquiridas, com alimentos que ajudam a reduzir a retenção de líquidos e toxinas ingeridos.
Quando feita cuidadosamente com a orientação de um profissional, a dieta detox pode trazer muitos benefícios para a saúde, como a sensação de rejuvenescimento em todos os níveis, diminuição do inchaço, melhora na qualidade do sono e memória e aumento de energia”, avalia.
O especialista ainda lembra que, apesar de manter uma dieta saudável, a mudança alimentar deve ser gradativa com adaptações criativas, para não tirar a alegria em razão da restrição. E indica uma dieta pós-pé na jaca (veja ao final da matéria).

VEJA MAIS:

Enfiou o pé na jaca? Cuidado agora com as dietas detox!
Detox: dicas para quem enfiou o pé na jaca na virada
Detox: alimentos que você deve evitar ou consumir

Elixires desintoxicantes

Mal estar e inchaço que causam dores no corpo e aquela barriguinha indesejada fazem parte de um conjunto de indícios que demonstram que algo não vai bem no organismo. É importante atentar-se aos sinais do corpo e tomar iniciativas saudáveis que combatam e previnam o surgimento de doenças.

Ex-triatleta e maratonista, Renata de Abreu, certificada pelo The Chopra Center e idealizadora do tratamento Detox Power, sucesso em Miami, destaca que um dos processos para desinflamação do organismo tem muito a ver com a dieta, que deve ser leve e rica em alimentos alcalinos, digestivos, desintoxicantes e de preferência orgânicos.

Abaixo, ela ensina duas receitas de elixires que contêm ingredientes como a cúrcuma, a beterraba e o óleo de castor.

Elixir Alcalino de Cúrcuma

Misture 40 ml de água, 3 limões, 1 gengibre, 1 colher de chá de chia, 1 colher de café de agave ou mel, 1 colher de chá de Tumeric em pó, e finalize com algumas pitadas de Pimenta Cayene. Acrescente cúrcuma, que de acordo com a medicina ayurvédica, ajuda no tratamento de distúrbios no fígado, reumatismo, doenças de pele, diabetes, anemia, gastrite, endometriose, asma e outros.

Elixir “deixa sair” de Beterraba e Óleo Castor

Misture 40 ml de água, 5ml de óleo de castor, 1 limão, 1 gengibre, 3 beterrabas e complete com um pouco de semente de linhaça, pois é perfeita para o coração, intestino e previne até alguns tipos de câncer, de acordo com a medicina Ayurveda. Sirva em doses pequenas (shots).

Cardápio pós-pé na jaca

Desjejum

– 1 copo (200 ml) suco de 1 maçã, 1 pera e 2 folhas de couve manteiga (passar tudo na centrífuga)
– 1 fatia de pão integral
– ½ colher (sopa) geleia de frutas vermelhas sem adição de açúcar

Colação/ intervalo

– ½ unidade mamão papaia
– 1 colher (sopa) de semente de linhaça

Almoço

– 2 colheres (sopa) de arroz integral
-1 prato (raso) salada de folhas verde, 4 tomates cereja, 1 colher (sopa) de alfafa
– 1 colher (chá) de azeite extravirgem
– 1 colher (sopa) de brócolis e cenoura cozido no vapor
– 1 filé de frango pequeno (80g) grelhado

Lanche da tarde

– 1 copo (200 ml) de chá verde gelado, batido com 1 fatia de abacaxi, 3 folhas de hortelã e 2 talos de salsão

Jantar

– 1 prato fundo (sopa) de agrião, abóbora, orégano fresco e 1 colher (sopa) de chia
– 1 salmão pequeno (100g) grelhado

Ceia

– 1 xícara (chá) de erva doce
Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.