Carioca adere à gastronomia vegana: tem até rodízio japonês

Rosayne Macedo

vegamaki

Que a alimentação está diretamente ligada à preservação da natureza, disso ninguém duvida. Mas o consumo de carne animal – seja ela bovina, suína ou mesmo de peixes – é especialmente uma das maiores preocupações. De acordo com uma pesquisa recente do Ibope, no Brasil, em torno de 10% da população são adeptos do vegetarianismo e estima-se que o veganismo tem sido praticado por cerca de cinco milhões de brasileiros.

No Rio de Janeiro, opções não faltam para quem quer experimentar ou praticar de vez a alimentação livre de proteína animal. Feiras, mercados, padarias e até açougues veganos se espalham pela cidade. Tem até japonês! Pioneiro nos rodízios vegetarianos e veganos de comida japonesa, o restaurante Lapamaki é um exemplo de como o pensamento sustentável pode ganhar mais sabor à mesa.

O japonês, com unidades em Ipanema e Copacabana, oferece preparações elaboradas sem peixe no rodízio servido diariamente. São mais de 40 tipos de comidinhas, que mesclam legumes, cogumelos e frutas com criatividade e muito sabor. O Vegamaki – como é chamado o rodízio vegano do Lapamaki (veja detalhes aqui) – apresenta-se como uma proposta de equilíbrio, de redução e de reflexão sobre a possibilidade de se alimentar de tantas outras opções deliciosas que a natureza oferece, além da carne. A ideia surgiu em outubro de 2015 para atender à grande demanda de pedidos dos próprios clientes.

“Os garçons sempre nos davam esse feedback de pedidos. A maioria vinha de casais. O próximo passo foi notar que já utilizávamos ingredientes veganos e testamos algumas criações. O teriaki, por exemplo, já fazíamos com o mel chamado karo, feito de milho, nosso óleo já era vegetal. Por último, chamei a sócia, ela comprou fritadeiras e utensílios para serem utilizados separados de onde eram feitos os pratos com proteína animal; Tudo feito com muito cuidado e carinho pra atender a uma clientela saudável, exigente e que a cada dia aumenta nos salões das três filiais da marca, Ipanema, Copacabana e na lapa”, afirma o chef Ossami Takemura.

* Neste sábado (24), o Lapamaki completa nove anos e oferece aos clientes do restaurante da Lapa, a primeira unidade da rede, um delicioso bolo de aniversário com uma taça de espumante ou um shot de saquê nacional no consumo do rodízio Outono-Inverno. Mais informações no site www.lapamaki.com.br.

 

In the news
Leia Mais