Carnaval saudável: dicas para quem botou o pé na estrada

Redação

Muitas pessoas preferem fugir das cidades onde há mais blocos e folia no carnaval e relaxar e curtir a vida no interior.  Para quem fizer essa opção, a endocrinologista Juliana Garcia Dias,  membro titular Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia e membro da Endocrine Society, tem algumas dicas interessantes. “É possível curtir a viagem sem deixar pesar muito a balança depois”, afirma a médica.

1- Faça compras em feiras locais, com aimentos naturais, de preferência orgânicos, e NUTS. Alimentos bons e fáceis de levar na bolsa.
.
2- Tente seguir ao máximo sua rotina alimentar e escolha apenas uma refeição no dia para conhecer a culinária local ou se permitir mais na escapulida.
.
3- Se possível, deixe para sair da rotina alimentar durante as refeições diurnas.
.
4- Bebida alcoólica intercale com água e consuma proteína junto, ao invés de carboidrato.
.
6- Conheça os pontos turísticos a pé.
.
7- Não esqueça de beber água e chás podem ser opções, como de gengibre, hibisco, verde.
.
8- Se possível faça alguma atividade física.
.
9- Aproveite a viagem isso também nutre a alma, conhecer as comidas típicas faz parte, desde que com equilíbrio e moderação.

E para quem vai aproveitar o Carnaval, veja as dicas para não deixar a saúde, imunidade e metabolismo de lado nessa época:

1- Procure preservar seu horário de sono e descanso.

2- Não pule refeições e invista na alimentação mais natural possível e na hidratação.

3- Tente manter uma rotina de atividade física, mesmo que seja mais leve.

4- No período pós-ingestão de bebida alcoólica, ocorre desidratação por perda de sais minerais e eletrólitos pelo excesso de diurese provocado pelo álcool e sudorese pelo calor do nosso verão. “Além disso o álcool diminui os níveis sanguíneos de glicose, que pode disparar o gatilho de fome e de vontade de repor os estoques baixos de glicose no sangue. Resultado: aumento da vontade de comer doces e alimentos mais calóricos no momento de ressaca”, alerta Dra. Juliana.

A endocrinologista apresenta também algumas dicas para evitar problemas antes, durante e depois da folia:

1- Se exagerou na bebida alcoólica não esqueça de caprichar na hidratação bastante líquido, e evitar alimentos gordurosos que podem piorar os efeitos da ressaca.

2- Inclua na sua rotina itens como: couve, brócolis, couve-flor. Abacaxi, limão, chá verde gelado. Chá branco gelado. Curcúma, gengibre e frutas ricas em vitamina C.

3- Procure orientação médica para se preparar para o carnaval e para evitar grandes prejuízos no pós-carnaval.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.