Ceia de Ano Novo: dá para comer de tudo, mas não tudo!

Proteínas e fibras devem ser priorizadas. Prefira carnes magras e frutas. E nada de passar o dia inteiro sem comer! Veja outras dicas

Redação
ceia de ano novo

Você mal conseguiu sobreviver à ceia de Natal e já está pensando na fartura da mesa para o Ano Novo, que para muitos simboliza prosperidade no ano que se inicia. Assim como a do Natal, a ceia de Ano Novo é uma tentação para muita gente, mas o exagero pode ser prejudicial à saúde. O excesso na comida e na bebida alcoólica pode causar cólicas intestinais, cansaço, dores de cabeça, comprometendo o bem-estar no dia seguinte.

A boa notícia é que se pode comer de tudo, mas não tudo! A nutricionista do Hapvida, Débora Pinheiro, garante que é totalmente possível participar da ceia, sem radicalismo, apenas controlando o que se coloca no prato.

Ela  explica que para se ter uma ceia mais leve e sem exageros é necessário direcionar a atenção para as proteínas e fibras. Recomenda que na composição do prato é preciso dar preferência a carnes magras, e optar por frutas como damasco, ameixas, para enriquecer e deixar seu prato mais saboroso. Outra recomendação é escolher farofas sem bacon ou linguiça e arroz com mais grãos.

Débora Pinheiro alerta, ainda, para que se evite os exageros durante a ceia. “Nada de passar o dia sem comer. Isso tem tudo para dar errado”, alerta, esclarecendo que é melhor optar por pratos menores, controlando a porção servida, isso faz toda diferença. Vale lembrar ainda que a relação com os alimentos deve ser a mais natural e agradável possível.

Por último, mas não menos importante, a nutricionista lembrou dos exercícios físicos. “Não deixe de se exercitar mesmo com as academias fechadas. Corra, nade, jogue bola, pule corda. Só não pode ficar parado. “Neste Ano Novo podemos nos divertir, mantendo a moderação e optando sempre pela alimentação mais leve e saudável”, afirmou.

Trocas saudáveis: atenção ao álcool, frituras, sal e petiscos

Para não fugir da dieta, nem deixar de curtir os prazeres das ceias de Natal e Ano Novo, algumas trocas saudáveis tornam estas refeições especiais em momentos saborosos e nutritivos. De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), os grandes vilões desta fase é o volume de bebidas alcoólicas e a frequências de frituras e de petiscos com excesso de sal.

“Geralmente na composição da mesa há pouca inclusão de vegetais crus, já que nem sempre uma salada de folhas é servida. Ela é trocada, por exemplo, por um salpicão ou maionese de legumes que apresentam bem mais gordura em sua composição e menos fibras. As carnes são sempre assadas com mais temperos e com diversos acompanhamentos que podem deixar o cardápio mais pesado”, explica.

Dicas para te ajudar a comer sem culpa

Para começar, é importante lembrar-se de beber muita água o dia inteiro, ela vai ajudar no funcionamento do organismo e na hora da digestão.

Não prepare comida para 50 pessoas quando tiver apenas quatro convidados. Fartura é comum nesta época, mas não se esqueça de que as sobras são sempre tentadoras.

Vai consumir lombo, pernil, peru ou chester? Eles são muito bem-vindos por serem carne branca de excelente qualidade. Para quem quer controlar o consumo de gorduras a dica é: remova a pele antes de comer! Isso irá diminuir as taxas de colesterol.

Para a parte dos acompanhamentos, farofa, cuscuz, risotos, lasanhas e similares devem ser feitos com menos exageros na hora do tempero. A dica é escolher o que mais agrada. Separe uma porção pequena e deguste com tempo e cuidado para saborear cada bocado. Desta maneira, garantimos o prazer de comer sem precisar restringir desnecessariamente.

Na hora da sobremesa, o bom senso tem que falar mais alto do que o impulso na hora de comer. “Ao invés de comer todos os doces disponíveis na mesa, escolha aquele que te toca o coração e traz as melhores lembranças. Desta maneira você garantirá diversão e felicidade sem comprometer sua digestão e sua saúde”, afirma.

Para te ajudar a montar uma ceia saudável, a nutricionista separou algumas sugestões de receitas nutritivas e saborosas que vão dar um toque especial e diferente para o arranjo da mesa. Acesse: http://goo.gl/XS2hoz

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.