Cirurgias à noite para diminuir filas em hospitais do Rio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Um total de 130 cirurgias eletivas (que não são de emergência) foram realizadas  nos primeiros quatro dias (1º a 4 de março) do projeto “Corujão Carioca”, que criou o terceiro turno para esses procedimentos nos hospitais da rede municipal do Rio de Janeiro. Os principais procedimentos cirúrgicos realizados foram de hérnia inguinal, postectomia, vasectomia e de oftalmologia.

Nesta primeira etapa, as operações eletivas que são realizadas pretendem diminuir o tempo de espera na fila por procedimentos oftalmológicos de pterígio e calázio, hérnia inguinal, umbilical e epigástrica, vasectomia e fimose. Atualmente, há mais de 5 mil pessoas com exames prontos para serem operadas nessas categorias na plataforma de cirurgias eletivas.

A expectativa é de que, com a otimização do uso dos centros cirúrgicos em terceiro turno, o número de cirurgias eletivas salte das atuais 712 por mês para 1.732 procedimentos eletivos. As cirurgias são realizadas nos hospitais municipais – Miguel Couto, Salgado Filho, Souza Aguiar, Lourenço Jorge, Francisco da Silva Telles, da Piedade e os dois pediátricos, Jesus e Nossa Senhora do Loreto.

As cirurgias eletivas já são realizadas nas rotinas cirúrgicas dos hospitais municipais e acontecem, também com a programação do “Corujão Carioca”, de segunda a sexta-feira, no turno da noite, e em algumas unidades também nos fins de semana. Em breve, o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde prevê acrescentar outras cirurgias no terceiro turno, como de varizes, vesículas e ginecológicas.

Fonte: SMS-RJ

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!