Colegas de trabalho se unem na pandemia e emagrecem juntos 310 quilos

Programa Afina que Fecha, criado por colaboradores de um grupo atacadista e varejista, já incentivou 138 pessoas a mudar seus hábitos de vida

Redação
138 funcionários do Grupo Pereira participam de programa online de vida saudável e perdem, juntos 310 quilos (Foto: Divulgação)

Sempre fui uma pessoa ativa, gostava de atividade física, era muito vaidosa. Mas após a maternidade priorizei outras coisas, me deixei em último plano e, com isso, ganhei 15 quilos. A autoestima estava baixa e sair de casa para comprar roupas era uma tortura. Comecei várias dietas e até tentei ir para a academia, mas sem sucesso. Me perdi diversas vezes e desisti de mim”. 

O relato é de Cícera Aparecida Couto de Abreu, de 35 anos, funcionária do Grupo Pereira, rede com sede em Itajaí (SC), que atua no varejo e no atacado. Ela encontrou o estímulo que faltava para perder peso em um grupo de Whatsapp dos colegas da empresa. Em pouco tempo, Cícera conseguiu eliminar 11 quilos e ganhou disposição, saúde e sono de mais qualidade.

Quando soube do projeto ‘Afina que Fecha’, corri para me inscrever. Esse projeto veio para dar um up e mudar a minha vida. Não foram somente os 40 dias, mas uma experiência que vou levar para a vida toda. Minha evolução está evidente e estou amando os meus resultados.  Esse projeto fez com que eu tenha um compromisso comigo, com minha saúde, alimentação e atividade física”, conta ela.

O Afina que Fecha é uma iniciativa criada durante a pandemia por colaboradores do Grupo Pereira, que conta com mais de 15.000 funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Voltado para incentivar uma vida mais saudável, o projeto incentiva um compromisso mútuo com alimentação balanceada, prática de atividades físicas e novos hábitos. A iniciativa já ajudou a mudar a vida de 138 pessoas. Juntas, elas eliminaram 310 quilos em pouco em pouco menos de dois meses.  

Para o ganhador da primeira edição do Afina em Campo Grande, Rodolfo Henrique Leônidas de Sena Gonçalves, analista de relações trabalhistas, de 32 anos, o programa foi um divisor de águas. “Quando soube do Afina, eu estava com sobrepeso (78kg) e problemas de saúde, como apneia do sono e cansaço excessivo. O médico já havia me recomendado perda de peso, mas eu não me animava. Estava sedentário. Ai, resolvi entrar no Afina e provocar uma verdadeira mudança de hábitos em minha vida”.

O fato de contar com nutricionistas e preparadores físicos no grupo a incentivou ainda mais, pois contava com ajuda profissional. Sua evolução foi tão boa, que a família também resolveu participar do programa e mudar seus hábitos de vida. “Eu devorava todas as dicas e motivações”, conta Rodolfo.

A ideia, que começou em abril de 2020, era simples: criar um grupo de WhatsApp, para trocar fotos, experiências, receitas, treinos e tudo que ajudasse a emagrecer. A iniciativa foi um sucesso e acabou sendo incorporada pelo setor de Recursos Humanos da empresa. Na terceira edição, iniciada em 1º de fevereiro, com prazo de 45 dias, os 300 funcionários inscritos foram convidados a desenvolver um novo estilo de vida com mais saúde.

Para isso, neste período, são acompanhados por nutricionistas e preparadores físicos de forma remota, em grupos do WhatsApp. Ao final da edição, em 17 de março, é considerado campeão o colaborador, que com os novos hábitos tiver perdido mais peso e levará para casa, o prêmio em dinheiro.  Realmente, um bom exemplo de superação e de trabalho em equipe!

In the news
Leia Mais