Colônias de férias para todos os gostos (e bolsos) no Rio

Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Sesc-RJ, ONG Favela Mundo, Caxias Shopping e Centro Educacional Miraflores oferecem atividades

Redação

Durante as férias escolares a criançada só quer saber de diversão. ViDA & Ação selecionou nesta Agenda Positiva especial algumas atividades para esta temporada. Dá só uma conferida!

O Museu do Amanhã está com programação de férias gratuita para crianças de todas as idades. As atividades se estenderão até o final de janeiro, sempre às terças e sábados, começando a partir do dia 8.

Com o tema “Entre o céu e o mar”, a programação conta com oficinas sensoriais para bebês, workshops de acrobacia, compostagem, confecção de pipas e brinquedos sustentáveis, além de noites de observação do céu, exibição de filmes, jogos de bicicletas, aulas de yoga ao pôr do sol, entre outras atrações.

Nesta terça-feira (8), das 14h30 ás 16h30, haverá Oficina de Física das Pipas no terreiro + Praça Mauá, para crianças a partir de 8 anos. O visitante poderá soltar pipas na parte externa do Museu enquanto o professor de física do Colégio Pedro II, Sérgio F. Lima, explica aspectos interessantes na diversão de construir e colocar uma pipa no ar.

No sábado, dia 12, das 10h às11h30, acontece Oficina de Compostagem no terreiro do Museu. Os participantes irão conhecer um minhocário em funcionamento e aprender como fazê-lo em casa aproveitando o próprio lixo.

Das 16h30 às 17h45, tem Yoga no Museu. A aula de yoga com exercícios de respiração e relaxamento é aberta ao público e gratuita, com inscrições antecipadas para Amigos do Amanhã. É necessário ter experiência prévia, levar o tapete e ir com roupa confortável.

Das 17h às 20h, haverá Observação do Céu e Conversa com Astrônomo no Observatório do Museu do Amanhã e no Piér. A atividade é organizada pelo Observatório do Valongo e faz parte do projeto mundial “100 Horas de Astronomia”, da União Astronômica Internacional.

E para quem visitar o Museu do Amanhã, também estão em cartaz duas exposições temporárias: Ofisuka 2068 – Imaginando um Futuro do Trabalhoque convida os visitantes a descobrir um futuro possível para a vida profissional 50 anos adiante; e Futuro Comestível: Protótipos para uma nova alimentação, que explora novas formas de alimentação para tornar produção e consumo mais saudáveis e sustentáveis.

O Museu do Amanhã é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Para visualizar a programação completa e se inscrever nas atividades, acesse o site do Museu do Amanhã.

Programação especial no MAR

Museu de Arte do Rio (MAR), sob a gestão do Instituto Odeon, promove nos meses de janeiro e fevereiro programação voltada para o período de férias. As atividades começaram no dia 2 de janeiro e se estendem até 26 de fevereiro com oficinas de criação para diferentes faixas etárias e programação cultural variada. Durante as férias, segue aberto o agendamento de visitas em grupos e a mediação de visitas para público espontâneo, chamada Conheça o MAR.

Aos sábados, entre 12 de janeiro e 23 de fevereiro, acontecerão Oficinas de Criação gratuitas voltadas para crianças e adolescentes de diversas faixas etárias. As atividades, que a cada semana serão destinadas a um público diferente, convidam os participantes a experimentarem processos artísticos e educativos propostos por educadores do MAR e articulam referências e questões vindas das exposições do museu.

Às terças – dia de entrada gratuita na instituição – e sábados, a atividade Conheça o MAR oferece visão panorâmica dos espaços domuseu em conexão com a história da região portuária e da Pequena África, através de um percurso cartografado que relaciona um conjunto de trabalhos das exposições em cartaz. A visita, destinada a todos os públicos, começa ao lado da bilheteria e é concluída dentro do pavilhão de exposições, de modo que o visitante possa escolher as mostras e os espaços que gostaria de revisitar. Aos domingos, a atividade é realizada LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Ainda dentro da programação de férias, o MAR Que Calor! levará aos pilotis do museu diversas atividades culturais, como Baile Charme, bloco infantil, mostra de cinema, roda de samba e performances. Durante o mês de janeiro, o Museu de Arte do Rio funcionará em horário especial, das 12h às 20h, de terça a domingo.

Oficinas de Criação

Todos os sábados, de 12 de janeiro a 23 de fevereiro, das 14h às 17h.

Entrada gratuita.

Inscrições em www.museudeartedorio.org.br

Caravanas de férias do Sesc

Além das Colônias de Férias em 16 unidades da capital e do interior, o Sesc RJ  oferecerá 9 Caravanas de Férias, gratuitas, para crianças e adolescentes com faixas etárias entre 5 a 8 anos, 9 a 11 anos e 12 a 15 anos. Ao todo, serão 9 caravanas – Planetário, Vila Olímpica do Alemão, Ilha, Maré, Gamboa, Honório Gurgel, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Campo Grande – realizadas entre os dias 7 a 31 de janeiro (veja cronograma de cada local abaixo) e contarão com atividades das 9h às 14h.

Totalmente gratuitas, estão no roteiro diversas atividades, que vão desde oficinas educativas, recreativas a apresentações musicais. Não será necessário levar lanche, pois o Sesc RJ oferecerá a alimentação das crianças participantes. Para cada local em que a Caravana passar, deverá ser feita uma inscrição presencial. Apesar de não haver limite por pessoa, o número total de inscrições diárias para cada área será de 1000 participantes.

A Caravana de Férias é um projeto que articula diferentes Secretarias Municipais, Guarda Municipal e o Sesc RJ em prol de um roteiro de atividades voltadas para o público infantil e adolescente, atuando atuar especificamente em regiões de grande vulnerabilidade e risco, marcando o potencial do Sesc RJ de atender e oferecer opções de lazer aos públicos que mais demandam políticas sociais.

Cronograma:

Dia 10 – Vila Olímpica Alemão – Inscrição Presencial dias 3,4,7,8,9

Dia 13 – Ilha – Inscrição Presencial dias 7,8,9,10,11

Dia 16 – Maré – Inscrição Presencial dias 9,10,11,14,15

Dia 19 – Gamboa – Inscrição Presencial dias 14,15,16,17,18

Dia 22 – Honório Gurgel – Inscrição Presencial dias 15,16,17,18,21

Dia 25 – Pedra de Guaratiba – Inscrição Presencial dias 18,21,22,23,24

Dia 29 – Santa Cruz – Inscrição Presencial dias 22,23,24,25,28

Dia 31 – Centro Esportivo Miécimo da Silva – Inscrição Presencial dias 24,25,28,29,30

Caxias Shopping tem oficinas gratuitas

O Caxias Shopping recebe a garotada para uma animada “Colônia de Férias” gratuita, que será realizada com o apoio da Firjan Sesi Duque de Caxias, nos dias 5 e 12 de janeiro (sábados). Nos dias de evento, as crianças participarão de jogos lúdicos e psicomotores, além de oficinas de pintura, jogos infantis e recreação.

O evento é indicado para crianças entre 3 e 12 anos e acontecerá das 16h às 18h, em um espaço montado especialmente para as atividades, em frente à loja Riachuelo. Durante o evento, além de divertir a criançada, uma equipe da Firjan Sesi Duque de Caxias estará no local para prestar informações da Colônia de Férias que acontecerá de 7 de janeiro a 1 de fevereiro, na unidade localizada na Avenida Arthur Neiva, nº 100, bairro 25 de Agosto.

Atividades de graça na Rocinha e Cidade de Deus

A ONG Favela Mundo vai promover, durante o mês de janeiro, a sétima edição da já tradicional colônia de férias. As atividades são gratuitas e voltadas para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos.

As colônias vão ocorrer na Rocinha nos dias 7, 9,11, 14, 16 e 18; e na Cidade de Deus nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de janeiro. Cerca de 360 crianças vão poder participar das colônias de férias em cada comunidade.

Entre as brincadeiras estão dança das cadeiras e corrida de saco, além de jogos com bola e treinamento funcional para crianças. As colônias de fériassão abertas para crianças e adolescentes de todas as comunidades do Rio de Janeiro. Ao término de cada dia, será distribuído um lanche para os participantes. São apenas 60 vagas por dia, respeitando a ordem de chegada. Não é necessário se inscrever previamente.

A Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, Lamsa e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, e o apoio do Instituto Invepar.

Até oficina de robótica em Laranjeiras

E para quem está disposto a desembolsar pelo menos R$ 450, o Centro Educacional Miraflores, em Laranjeiras, garante muita ação e aventura em uma área de 2 mil m² (com parte preservada da Mata Atlântica), entre os dias 7 de janeiro a 1º de fevereiro.

Como ser tradicional não quer dizer manter sempre as mesmas coisas, uma das novidades desta edição é a Cardboard Boat Regatta, uma corrida de barcos construídos pelos próprios alunos com caixas de papelão  o “faça você mesmo” segue nas oficinas Maker e de Robótica.

A garotada de 2 a 10 anos vai aprender, se divertir e se exercitar com ecoatividades, um novíssimo campo de minigolfe, yoga kids, hóquei, ginástica desportiva, cinema, dramatizações, atividades aquáticas, escalada indoor, capoeira, jogos de quadra e campo, futebol americano, boliche, oficinas musicais, de jardinagem, de teatro, slime, jogos de mesa, sempre enriquecendo o vocabulário bilíngue, com atividades em inglês.
Passeios culturais e outras atividades externas fazem parte da programação. A novidade desta edição é a inclusão do AquaRio. As crianças visitam também o MAR (Museu de Arte do Rio), o Jardim Botânico, a Praia Vermelha, o Parque da Catacumba, e o Quartel Central dos Bombeiros, por exemplo.
A Miraférias resgata ainda brincadeiras tradicionais como pipa (que conta inclusive com uma oficina), os jogos de mesa, elástico, peteca, queimado, cabra cega, amarelinha e bola de gude. Tudo isso e mais jogos de raciocínio, gincanas, festas temáticas, caça ao tesouro e o xadrez humano, onde as crianças são as peças de um grande tabuleiro.
O espetáculo fica ainda mais animado com a magia e alegria dos picadeiros: estão programadas oficinas, uma festa temática e a presença do Circo Saltimbancos. E o melhor: não precisa ser aluno da escola para participar.

Os interessados podem optar entre os horários parciais (manhã ou tarde) ou pelo horário integral (lanche incluído no horário parcial e almoço e dois lanches no integral). Os valores variam de acordo com o número de semanas e turno escolhidos.  Transporte a partir de R$ 100. O colégio fica na Rua das Laranjeiras, 537-541

Informações: (21) 3235-2350 / www.miraflores.com.br.

Da Redação, com Assessorias (astualizado em 11/01/2019)

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.