Combate ao câncer: troque o medo pela esperança

Cirurgiões oncológicos saem às ruas do país para participar da Ação Nacional de Combate ao Câncer, que tem como foco a prevenção e o tratamento adequado da doença

Redação
combate ao câncer

O câncer é hoje a segunda causa de morte no país. E a incidência da doença vem aumentando a cada dia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de cerca de 600 mil novos casos da doença em 2018 no Brasil.

Este quadro só será revertido com muita informação sobre como se prevenir e estar sempre em dia com os exames de rotina, para o diagnóstico precoce”, afirma o cirurgião oncológico Cláudio Quadros, presidente da SBCO.

Segundo ele, cerca de 60% dos casos de câncer só são descobertos quando já estão em fase avançada. “Por isso é que as campanhas de conscientização são tão importantes. Só por meio delas é que conseguiremos que as pessoas prestem mais atenção aos sinais de alerta de que algo não vai bem no seu corpo e procurem rapidamente o médico”.

Uma grande mobilização nacional em prol da prevenção contra o câncer, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. Este é o objetivo da campanha “Troque o Medo por Esperança”, um ação nacional de combate ao câncer que acontece neste dia 25 de novembro em diversas capitais e grandes cidades de todo o país. O domingo foi escolhido como data de mobilização pela proximidade com o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

O cirurgião explica que o mote da campanha pretende mostrar que, tomando os cuidados necessários – prevenção, diagnóstico precoce e tratamento com uma equipe multidisciplinar – a chance de cura do câncer é grande.

O medo, muitas vezes, é fruto da desinformação. E nossa missão é esclarecer as pessoas sobre os diversos tipos da doença, a prevenção de cada um e o tratamento adequado. Vamos unir o Brasil para que a esperança de combate ao câncer, através da informação e do tratamento especializado, vença o medo do desconhecido”, destaca o oncologista.

A iniciativa da SBCO conta com o suporte de diversos parceiros da área, como associações médicas de várias especialidades da Saúde, ligas acadêmicas, entidades da sociedade civil, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, governos locais e o apoio das Forças Armadas.

A apresentadora Ana Maria Braga é madrinha da campanha. Ela gravou um vídeo de apoio à mobilização para chamar a população para participar do evento e para conscientizar as pessoas da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

AÇÕES NO RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro, mais de 30 cirurgiões oncológicos estarão no evento para esclarecer a população sobre diversos tipos de câncer e como se prevenir.  APraça Mauá, entre o Museu do Amanhã e o Museu de Arte Rio (MAR), sediará uma das principais ações da campanha.

Das 9h às 15h, cerca de 160 voluntários entre cirurgiões oncológicos, alunos de diversas universidades de medicina, militares, entre outros, estarão à disposição da população no Centro do Rio para realizar esclarecimentos sobre os diversos tipos de câncer e como se prevenir deles.

“Teremos um dia inteiro dedicado à informação sobre o câncer”, afirma Janina Huguenin, que organiza a ação no Rio. Além disso, segundo a cirurgiã oncológica, haverá entretenimento para toda a família. “A Marinha disponibilizou um de seus navios de guerra para visitação pública no dia do evento”, conta.

Entre as ações, está previsto corte de cabelo solidário para doação e posterior confecção de perucas para pacientes com câncer, do programa Amor Em Cada Fio, dos estudantes de medicina da Universidade Federal Fluminense.

No local será montada uma tenda da SBCO com vídeo informativo sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de diversos tipos de câncer. Haverá ainda atendimento de médicos oncologistas para informação sobre a doença, além de uma tenda de prevenção ao câncer de pele com avaliação dermatológica feita por médicos.

A programação conta ainda com visitação gratuita ao navio de guerra da Marinha, música com DJ e distribuição de brindes, distribuição de material informativo, água e balões.

PELO PAIS

As ações da campanha foram elaboradas segundo o perfil da população local. Assim, cada região terá atividades voltadas para a divulgação de informações e a prevenção dos tipos de câncer de maior prevalência na área.

Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, a incidência de tumor de colo de útero é maior do que no Sul e Sudeste. Por conta disso, será priorizada a vacinação contra o vírus HPV. No estado do Amazonas, médicos de Manaus irão de barco até as comunidades ribeirinhas para vacinar as meninas, com o apoio das Forças Armadas.

Em linhas gerais, haverá apresentação de vídeos educativos, orientação médica gratuita, aulas de exercícios físicos, distribuição de protetor solar, programação para as crianças, e, em algumas cidades, realização de mamografias, vacinação contra hepatite e contra o HPV.

Mais informações e programação completa no site www.troqueomedoporesperanca.com.br.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.