Como lidar com transtornos e dependências em tempos de coronavírus

#PapodePandemia traz especialistas em dependência química para avaliar impactos da pandemia na saúde mental e nas relações familiares

Redação

Estudos já alertam que a pandemia de transtornos mentais causados ou agravados pela Covid-19 pode ser bem maior que os já dramáticos números de vítimas da doença causada pelo novo coronavírus. O medo do desconhecido e as incertezas em relação ao futuro aumentam os níveis de ansiedade e estresse em indivíduos saudáveis e intensificam os sintomas de quem já sofre com transtornos mentais pré-existentes, como a dependência química, depressão e o transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo.

Artigo publicado no Brazilian Journal of Psychiatry aponta que, durante as epidemias, o número de pessoas cuja saúde mental é afetada tende a ser maior que o número de pessoas afetadas pela infecção. E ainda alerta que as implicações para a saúde mental podem durar mais tempo e ter maior prevalência que a própria epidemia do novo coronavírus. Mas qual seria a melhor forma de prevenir e lidar com tudo isso? E quando os transtornos exacerbados beiram a surtos e potencializam os conflitos familiares?

A 14ª edição do #PapodePandemia traz neste sábado, dia 22 de agosto, o psicólogo clínico e especialista em Dependência Química David Osmo, do Grupo Progeres, e o terapeuta familiar Gabriel Mori, da Clínica Legacy. A jornalista Rosayne Macedo, editora do Portal ViDA & Ação, conversa com os especialistas sobre as formas de abordagem e tratamento mais adequadas, quando identificar a necessidade de uma internação psiquiátrica, entre outros temas.

Veja aqui nossa live deste sábado (22/8).

Dados chamam atenção para o problema

Em 13 de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório chamando a atenção de governos do mundo todo para que adotem medidas para reduzir o possível impacto da pandemia de Covid-19 sobre a saúde psíquica da população.

A saúde mental e o bem-estar de sociedades inteiras foram severamente afetados por essa crise e são uma prioridade que deve ser tratada com urgência. É provável que haja um aumento duradouro no número e na gravidade dos problemas de saúde mental’, informa o documento.

Uma pesquisa divulgada em maio deste ano pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) apontou o risco de um agravamento de quadros psiquiátricos entre os pacientes devido à pandemia de Covid-19 para 89,2% dos especialistas entrevistados. De acordo com o levantamento, 47,9% dos consultados tiveram aumento nos atendimentos após o início da pandemia.

A pesquisa mostra também que 67,8% dos médicos receberam pacientes novos, que nunca haviam apresentado sintomas psiquiátricos antes, após o início da pandemia e do isolamento social. Outros 69,3% relataram ter atendido pacientes que já haviam recebido alta médica, mas que tiveram recidiva de seus sintomas.

Em relação ao uso de drogas, que tem associação direta com outros transtornos mentais, também houve um aumento expressivo nos atendimentos de dependentes químicos durante a quarentena. De acordo com levantamento da revista Veja, dados do Ministério da Saúde mostram que, nas redes credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o socorro por uso de drogas cresceu 54% de março a junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. E 35% foi quanto subiram os casos de intoxicação por álcool ou outras drogas no Rio de Janeiro.

Sobre os convidados

David Osmo é fundador do Grupo Progeres, um centro de prevenção, diagnóstico e tratamento de saúde mental localizado em Niterói (RJ). O Grupo foi fundado em 2004 e, com a ampliação dos serviços oferecidos, abriu em 2011 sua primeira Residência Terapêutica, com a proposta de manter um atendimento humanizado aos pacientes e seus familiares. Em 2017, a Pater Aldeia, uma das clínicas mais antigas do Estado do Rio, com mais de 30 anos de atuação na reabilitação de dependentes químicos, foi incorporada ao Grupo.

O técnico em dependência química Gabriel Mori atua na recuperação de dependentes de álcool e outras drogas há mais de 12 anos e desde 2017 dirige a Clínica Legacy, localizada em Vargem Grande Paulista, interior do Estado de São Paulo. É também responsável pela criação do programa de recuperação Conexão Humana, 100% online, com mais de 400 vídeo-aulas didáticas.

Saiba mais sobre o projeto #PapodePandemia

O #PapodePandemia é um projeto do PORTAL VIDA & AÇÃO (www.vidaeacao.com.br) criado em junho de 2020, por ocasião do quarto aniversário do site, que é voltado para os temas de saúde, bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade.

A proposta da série de lives é promover uma conversa virtual sobre temas importantes da atualidade, durante o período de enfrentamento da pandemia mundial do novo coronavírus que vivemos desde meados de março de 2020.

A conversa virtual traz como convidados especialistas de diferentes áreas, de uma maneira mais simples, leve e descontraída, contando com a participação do público por meio de mensagens em tempo real.

Quem já participou das lives

Entre os especialistas participantes, estão personalidades como o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão; o sanitarista e vice-diretor do Icist-Fiocruz, Christovam Barcelos; a epidemiologista Liz Almeida, chefe do Serviço de Vigilância do Inca; a médica ginecologista e obstetra Silvia Piza, chefe do Setor de Gravidez de Baixo Risco da Santa Casa de São Paulo, e o médico e pesquisador Cid Pitombo, coordenador do Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica do Rio de Janeiro.

Também já participaram dos encontros virtuais o cirurgião de cabeça e pescoço e pesquisador da Uerj Leonardo Rangel; a psicanalista Renata Bento; a psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias, a especialista em comunicação não-violenta Marie Bendelac, a educadora perinatal Bia Carneiro, dentre outros.

Personagens contam suas histórias de SuperAção

Além de especialistas, semanalmente o projeto traz alguns personagens, pessoas comuns que contam suas experiências de SuperAção em diferentes contextos. Jornalistas que venceram a Covid-19, como Alberto Corona e Aziz Filho, e as campeãs do Miss Cadeirante 2020, as estudantes paraplégicas Karen Aguiar e Alice Bekker, participaram das lives.

Alcoolista em recuperação e consultora em Dependência Química Luciana Lage – que assina a seção Agenda Positiva do ViDA & Ação – também foi uma das personagens de destaque. Cezar Sant´Anna, homem trans, vencedor do Festival de Cannes com um filme sobre diversidade na paternidade, também contou sua experiência numa live dedicada à paternidade LGBTI.

Novos dias e horários das lives

Passando a contar em agosto com duas edições semanais (quartas e sábados), o projeto #PapodePandemia prevê nova mudança em sua grade de horários.

A partir da próxima semana, dia 24/8, as lives acontecem às segundas e quintas-feiras, às 20 horas, com transmissão direta pelo Facebook.

Em seguida, a live fica disponível também no Youtube e posteriormente, passará a ser disponibilizada também no Instagram, pelo IGTV.

Sugestões e dicas podem ser enviadas para papodepandemia@vidaeacao.com.br.

Veja todas as edições do Papo de Pandemia

LIVE 1 – 5 de junho de 2020 – ESTREIA – Aniversário ViDA & Ação

Como ser sustentável em tempos de pandemia

LIVE 2 – 13 de junho de 2020

Pandemônio em casa: como evitar conflitos familiares

LIVE 3 – 20 de junho de 2020

Como controlar a ansiedade com hipnose a distância

LIVE 4 – 27 de junho de 2020

Álcool e outras drogas no isolamento: apoio ou ilusão?

LIVE 5 – 4 de julho de 2020

Miss Cadeirante 2020: Lindas, empoderadas e sem limites

LIVE 6 – 11 de julho de 2020

Da ‘gripezinha’ aos 70 mil mortos: a realidade sem máscaras

LIVE 7 – 18 de julho de 2020

Adolescentes confinados, mentes aborrecidas ou criativas

LIVE 8 – 25 de julho de 2020

Os riscos da volta às aulas com o fim do isolamento

LIVE 9 – 01 de agosto de 2020

A cura do câncer tem pressa: como evitar uma epidemia no pós-Covid-19

LIVE 10 – 05 de agosto de 2020

As lições do ex-ministro que enfrentou a epidemia de H1N1

LIVE 11 – 08 de agosto de 2020

Diversidade na paternidade: Com quantos pais se faz uma família?

LIVE 12 – 15 de agosto de 2020

A espera de quem está esperando em tempos de incertezas

LIVE 13 – 19 de agosto de 2020

Obesidade e Covid-19: uma combinação de alto risco

LIVE 14 – 22 de agosto de 2020

Como lidar com transtornos e dependências em tempos de coronavírus

Com Assessoria

In the news
Leia Mais