Day after: como curar a ressaca pós-Carnaval

Se você exagerou na bebida saiba os principais sintomas e confira as dicas de especialistas para recuperar as energias, inclusive com um cardápio antiressaca

Redação
Dizem que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval, que acaba nesta Quarta-Feira de Cinzas. Mas não em todos os lugares. No Rio de Janeiro, por exemplo, só neste fim de semana, 36 blocos de rua estavam programados para sair, além do Desfile das Campeãs na noite de sábado na Marquês de Sapucaí.
Desse período de festas e alegria ficam as boas lembranças e também alguns efeitos colaterais de excessos que costumam acontecer nesta época do ano, em que alguns foliões exageram na ingestão de bebidas alcoólicas e no dia seguinte sentem mal-estar, a famosa ressaca.
Se você exagerou na bebida provavelmente sentirá indisposição. Existem vários sintomas e os mais comuns são náuseas, boca seca, tontura, desconforto gastrointestinal, cansaço, tremedeira, ausência de apetite, falta de concentração, sonolência e sudorese, além de dor de cabeça.

“As indisposições começam de 6 a 8 horas após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e os efeitos podem durar cerca de 24 horas. Isso acontece após um pico entre 0,11% e 0,12% de concentração de álcool no sangue”, explica Diana Lara, neurocirurgiã da BP – A Benefic ê ncia Portuguesa de S ã o Paulo .

Segundo a especialista, os sintomas da ressaca variam de pessoa para pessoa: dependem de fatores genéticos, do quanto ela se alimentou e se hidratou. “O acúmulo de álcool no corpo interfere nos nossos hormônios e no sistema imunológico e essas alterações acabam contribuindo para a sensação de ressaca“, afirma ela.

Tathiana Antony, médica responsável pela Clinica  Renewmed, explica que os sintomas da ressaca aparecem quando as enzimas presentes no fígado que metabolizam o álcool, chamadas de ADH, não conseguem fazer todo o trabalho porque a bebida foi ingerida em excesso.

“Isso é o que vai gerar o acetaldeído, que causa a dor de cabeça e o mal-estar da ressaca. A ressaca é mais relacionada à suscetibilidade de cada pessoa e à quantidade de álcool ingerida, e não tanto ao tipo de bebida consumida.

Um corpo de ressaca nada mais é do que um corpo intoxicado. Não importa se você bebe só uma variedade de álcool ou mistura diversos tipos. Toda bebida alcoólica em excesso faz mal porque o corpo fica intoxicado”, ressalta.

Se depois de quatro dias de festas a ressaca está te lembrando agora o excesso de álcool consumido no carnaval, resta apenas procurar minimizar os sintomas desagradáveis. Para enfrentar os danos da bebedeira e curar a ressaca, alimentos leves, antioxidantes e muita água são as dicas infalíveis dos especialistas.

A melhor tática é procurar alimentos que neutralizam o efeito do acetaldeído. Assim, uma dica é apostar no chá de boldo e nas frutas que aceleram a metabolização. A frutose e o boldo vão ajudar a metabolizar o álcool”, recomenda.

Bebeu demais? Confira as dicas para amenizar os efeitos da ressaca:

1 – Beba bastante líquido

Para combater a dor de cabeça e a desidratação, outro sintoma muito comum, o recomendável é muita hidratação para reposição de líquidos e uma alimentação leve. Ingerir bastante líquido e ter alimentação balanceada é o grande segredo para se livrar da ressaca. O principal método para se proteger desse mal-estar é a hidratação. Por isso, após abusar da bebida é fundamental tomar bastante água, repousar e tirar o dia para fazer refeições leves e antioxidantes, à base de saladas, frutas, legumes e sucos naturais.

2 – Prefira alimentos leves e antioxidantes

O ideal é nunca beber de estômago vazio e ingerir carboidratos e proteínas antes de consumir bebidas alcoólicas, pois a absorção do álcool fica mais lenta, minimizando os efeitos da ressaca. Dê preferência a alimentos leves e antioxidantes. Coma frutas e tome chá de boldo. Elas vão neutralizar o efeito do acetaldeído, causador da dor de cabeça e do mal-estar da ressaca;

3 – Coma doce

Comer doce, é mito? Nada disso. O doce pode funcionar uma vez que o álcool tem o efeito de diminuir a glicose no corpo e uma das complicações de ingerir bebidas alcoólicas em excesso é a hipoglicemia, ou seja, pouca quantidade de açúcar no sangue. Por isso, ao comer um doce você pode equilibrar isso e aliviar os sintomas. “Como um dos efeitos do álcool é diminuir a glicose no sangue, comer um docinho vai ajudar a restabelecer os níveis dessa substância no corpo”, diz Tathiana.

4 – Remédios de farmácia podem aliviar os sintomas

Medicamentos como antiácidos, analgésicos e antieméticos podem ajudar a amenizar os sintomas, porém, não há evidência científica de nenhum tipo de medicamento que cure a ressaca. Não há como afirmar se esses remédios tomados antes da ingesta alcoólica de fato ajudam no alívio dos sintomas da ressaca. No entanto, analgésicos e medicamentos indicados para tratamento gástrico podem ajudar quando há lesões por causa de vômito.

Cardápio para detox pós-Carnaval

Para ajudar aqueles que precisam voltar aos trilhos no que diz respeito a alimentação ou estão ainda se recuperando de outros excessos, a coach nutricional Gabi Lodewijks, criadora do projeto transnacional Vida Saudável, elaborou um cardápio especial, para fazer um detox pós carnaval.

Gabi Lodewijks é brasileira e vive na Holanda há 10 anos. Apesar do frio do inverno europeu, ela conta que o Carnaval por lá também tem muita animação e que o detox pós carnaval é um sucesso.

As pessoas se fantasiam, se pintam, muitas cores, brilho, plumas e saem às ruas festejando.  Embora tenha elaborado essa receita pensando no pique do carnaval brasileiro, esta receita de detox é um sucesso aqui na Holanda e em outros países em que atendo clientes, como Portugal e especialmente no Brasil. Minhas clientes adoram”.

Cardápio da Ressaca

Café da manhã

Água mineral (muita água)
Pão integral torrado com mel
Ovo cozido com uma pitada de sal
Chá de camomila
Um kiwi

Benefícios

  • A água é boa contra a sede, ativa o metabolismo e fornece minerais como o magnésio: o matador da ressaca.
    Chá de camomila acalma o estômago.
    Mel e açúcar natural e ajuda na quebra rápida do álcool restaurando o nível de açúcar no sangue .Frutas como kiwi aumentam esse efeito.
    Um ovo com sal oferece energia para combater o cansaço e ressaca

Almoço

Água mineral
Sopa de galinha com macarrão
Uma maça

Benefícios

  • A perda de minerais faz com que nosso corpo peça  por alimentos salgados e azedos.
  • A sopa, picles e carne defumada por serem bem salgadinhos  satisfazem a nossa  vontade de comer algo salgado.
  • O bom é que a sopa é fácil de digerir. O macarrão e o frango da sopa oferecem carboidratos e proteínas, que diminuem a fome.

Jantar

Água mineral
Salada com salmão e ervilhas
Espargos enrolados em presunto defumado
Pão multigrãos com tapenade

Benefícios

  • O salmão contém óleo de peixe que ajuda o estômago a quebrar o álcool.
  • Leguminosas são uma fonte saudável de carboidratos para satisfazer a fome.
  • Os aminoácidos e minerais nos espargos garantem que você se recupere mais rápido  da ressaca.
  • Eles também protegem as células do fígado contra as toxinas do álcool.

E beber muita água durante o dia. Descansar.

Com Assessorias