Como está a saúde física e mental dos nossos heróis da ‘linha de frente’?

A saúde física e mental dos profissionais da linha de frente é o tema do #PapodePandemia, que reúne representantes do Cremerj, Coren e SBPRJ

Os profissionais de saúde que estão lutando arduamente para salvar vidas em meio ao cenário crítico da pandemia do novo coronavírus sofrem com as condições adversas, número elevado de pacientes, distância da família. Para a grande maioria dos médicos (96%) ouvidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a pandemia causou impactos na vida pessoal ou profissional.

Levantamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) aponta que 90% dos que atuam nas UTis estão cansados. Neste ambiente, a Síndrome de Burnout – conhecida como a síndrome do esgotamento profissional – dispara. Afinal, como socorrer nossos heróis da linha de frente no limite da exaustão?

Às vésperas do Dia do Trabalho, ViDA & Ação homenageia os profissionais de saúde e traz na 38ª live do #PapodePandemia três convidados especiais para debater estas e outras questões. A jornalista Rosayne Macedo recebe o médico ortopedista Marcelo Erthal, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj); a enfermeira Lilian Behring, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), e o médico e psicanalista Miguel Sayad, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio (SBPRJ).

A live está na nossa página no Facebook e em nosso Canal do Youtube. Aproveite e curta nossas redes sociais!

https://www.youtube.com/watch?v=1CLUPm8iYlw

Sobre os convidados

Lilian Prates Belem Behring – Enfermeira obstetra (UFF), presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ) e membro da Associação Brasileira de Enfermagem e da  American Heart Association. Especialista em Gestão de Saúde (IBMEC) e Terapia Intensiva (UERJ), Mestrado em Enfermagem, com ênfase em Cardiologia, e Doutorado em Enfermagem Cardiovascular pela UFRJ. É professora convidada de pós-graduação / especialização em universidades (UFRJ, Unesa, Veiga de Almeida, UniFoa e UnigranRio) e preceptora do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ, da Unidade Coronariana Intensiva. 

Marcelo Erthal Moreira de Azeredo – Médico ortopedista, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Formado pela Uerj, é chefe de Ortopedia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e segundo secretário da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro (gestão 2018).

Miguel Ângelo Cabral Sayad – Médico especialista em Psiquiatria e Psicanálise, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) e membro da Associação Psicanalítica Internacional. Coordena o projeto Psicanálise/Arte/Cultura com a comunidade de países de língua portuguesa. É também codiretor e idealizador do Largo das Artes, projeto criado  em 2007 e fundamentado no conceito de espaço vazio e fenômenos transicionais. Trabalha e desenvolve pesquisa na interface arte, psicanálise e intervenção pública.

Saiba mais sobre o #PapodePandemia aqui.

In the news
Leia Mais