Como hidratar e acalmar a pele bronzeada?

Redação

A temporada de praia, piscina e passeios ao ar livre com muita diversão e muita exposição solar pode trazer prejuízos à pele. Por isso, alguns cuidados são fundamentais como, por exemplo, uma alimentação adequada e hidratação são primordiais para o bom funcionamento do organismo. A pele bronzeada fica sensível e muito desidratada, os melhores tratamentos são aqueles que ajudam a acalmar e a hidratar a pele como as máscaras faciais a base de colágeno ou com ácido hialurônico, vitamina E, d-pantenol, e Aloe vera.

Já para o corpo a gommage (que também é conhecida por peeling vegetal – muito suave) nada mais é do que uma remoção das células mortas e impurezas da camada superficial, trazendo melhor textura, brilho e permeação à pele para o uso de óleos e hidratantes. Geralmente é feita em veículo com aspecto de goma ou gel, pode ser indicado a todos os tipos de pele, principalmente as sensíveis.

Em casa, são válidos os mesmos cuidados citados anteriormente. existem vários bons produtos no mercado a base de substancias calmantes como aloe vera, e hidratantes com alto poder de penetração na pele além de muitos óleos essenciais que podem ser utilizados pós-banho.
beber muita água é fundamental. E em casa, na Rua ou em qualquer lugar a água termal borrifada sobre a pele também é muito bem vinda!

Compressas geladas são uma ótima opção para tirar o ar de cansaço do rosto, uma boa máscara caseira de pepino também pode ser uma ótima revigorante. No verão e com a pele bronzeada, os tratamentos com ácidos e peelings  além da boa e velha luz pulsada, não são indicados. Então o jeito é usar e abusar do filtro solar e dos tecidos com proteção UV. A gommage corporal e facial tem um leve efeito clareador, pois recupera e renova a pele.

Pele micropigmentada, especialmente sobrancelhas

Nas micropigmentações, o pigmento fica uma camada bem superficial da pele, então deve ser muito bem protegido pelo filtro solar, mesmo no dia-dia. além de evitar o desgaste da pele, dessa forma evita-se que o pigmento desbote mais rapidamente.

A biomédica Lilian Ribeiro, fisioterapeuta Dermo Funcional  e Estética, e a dermatologista estética Tathiana Antony, da Clínica Renewmed, respondem às principais dúvidas. Confira alguns dos tratamentos estéticos que são aconselháveis nesta época do ano:

1- Que tratamentos podem ser feitos pela esteticista para revitalizar a pele do rosto e do corpo bronzeado?

A pele bronzeada, fica sensível e muito desidratada, os melhores tratamentos são aqueles que ajudam a acalmar e a hidratar a pele como as máscaras faciais a base de colágeno ou com ácido hialurônico, vitamina E, d-pantenol, e Aloe vera. Já para o corpo a gommage (que também é conhecida por peeling vegetal – muito suave) nada mais é do que uma remoção das células mortas e impurezas da camada superficial, trazendo melhor textura, brilho e permeação à pele para o uso de óleos e hidratantes. Geralmente é feita em veículo com aspecto de goma ou gel, pode ser indicado a todos os tipos de pele, principalmente as sensíveis.

2- Cite alguns tratamentos específicos para hidratar e acalmar a pele bronzeada do corpo e do rosto.

Em casa, são válidos os mesmos cuidados citados anteriormente. existem vários bons produtos no mercado a base de substancias calmantes como aloe vera, e hidratantes com alto poder de penetração na pele além de muitos óleos essenciais que podem ser utilizados pós-banho. Beber muita água é fundamental. E em casa, na Rua ou em qualquer lugar a água termal borrifada sobre a pele também é muito bem vinda!

3- Como eliminar o ar cansado e envelhecido do rosto?
Compressas geladas são uma ótima opção para tirar o ar de cansaço do rosto, uma boa máscara caseira de pepino também pode ser uma ótima revigorante.

4- Como suavizar manchas no rosto e no corpo (colo, pescoço mãos, pés, pernas)?
No verão e com a pele bronzeada, os tratamentos com ácidos e peelings  além da boa e velha luz pulsada, não são indicados. Então o jeito é usar e abusar do filtro solar e dos tecidos com proteção UV. A gommage corporal e facial tem um leve efeito clareador, pois recupera e renova a pele.

5- Quais são os cuidados que se deve ter com a pele micropigmentada, especialmente com as sobrancelhas, durante o verão?
Nas micropigmentações, o pigmento fica uma camada bem superficial da pele, então deve ser muito bem protegido pelo filtro solar, mesmo no dia-dia. além de evitar o desgaste da pele, dessa forma evita-se que o pigmento desbote mais rapidamente.

Passo a passo para preparar a pele antes do bronzeado

Esfoliação – Se quer uma pele homogênea e luminosa, antes do  sol é fundamental que sua pele esteja completamente limpa e tratada. Para isso, comece com uma esfoliação corporal e outra facial. Assim, todas as células mortas serão eliminadas e a pele vai ficar muito mais lisinha.

Hidratação – Após a esfoliação, sua pele estará pronta para absorver todos os componentes do hidratante escolhido. Você deve usar uma loção hidratante que seja adequada para seu tipo de pele, podendo no corpo também usar óleo de amêndoas ou semente de uva por exemplo.

Alimentação – Se você vai preparar a pele para o verão, saiba que a alimentação tem um papel importante na tarefa de apresentar um bronzeado bonito. Existem alimentos que são muito ricos em caroteno e que são excelentes aliados para manter o bronzeado. Entre eles se destacam, a cenoura, vegetais de folha de verde, os cítricos e outras frutas como o damasco, a cereja, o melão ou o pêssego.

Água  – Nessa época do ano, não deixe de beber pelo menos três litros de água todos os dias.

5 Proteção solar – Não se esqueça de proteger bem sua pele. Use um protetor solar de fator alto. Assim, evitará queimaduras graves e não prejudicará a estrutura da derme. A aplicação do protetor solar deve ser repetida com frequência, não basta só uma vez ao dia. Lembre-se de que esta é uma medida imprescindível se quer manter uma pele saudável, cheia de vida e jovem.

Dois tratamentos diferentes em cabine para hidratar e revitalizar a pele bronzeada: um para o rosto, outro para o corpo.

Gomage + Autobronzeamento – Tratamento corporal para manter a pele lisa e com um bronzeado uniforme sem manchas e sem riscos de foto envelhecimento causados pelo Sol.A fim de estimular a renovação celular e refinar a pele, o gomagem, também chamado de gommage (geralmente feito em veículo com aspecto de goma ou gel), pode ser indicado a todos os tipos de pele, principalmente as sensíveis.

Através da gommage estimula-se a remoção das células mortas e impurezas da camada superficial, trazendo melhor textura, brilho e permeação à pele. É importante considerar que após alguns minutos da aplicação do produto, a esfoliação da área tratada pode ser incentivada através de movimentos circulares ou deslizamentos com os dedos com pressão mediana. Os próprios movimentos formam caroços ou grânulos que retiram as células mortas e as impurezas da pele.

Hidratação – Aplicação de produtos com princípios ativos diversos que estabelece o equilíbrio da pele, visando mantê-la hidratada e revitalizada, com brilho e maciez. O grau de desidratação é sempre avaliado para se estabelecer o tipo de princípio ativo a ser usado, levando-se em conta, estabelecer o tipo de princípio ativo a ser usado, levando-se em conta, idade, fumo, sol. Em alguns casos podem ser feitas sessões de peelings suaves entre as sessões de hidratação, que promove uma troca superficial da pele.

Pelling de Melanesse Plus – Melanesse Plus é indicado para o clareamento e rejuvenescimento da pele, diminuição de manchas e rugas surgidas pela exposição ao Sol por exemplo. Apresenta tripla ação: 1ª Esfoliação, 2ª Clareamento e 3ª Rejuvenescimento. Deve ser aplicado semanalmente ou quinzenalmente. A quantidade de aplicações varia de 4 a 12 sessões, conforme indicação específica para cada paciente. Porém observa-se que apenas uma aplicação já é suficiente para identificar uma renovação da pele.

A partir do terceiro dia ocorre uma leve descamação e a pele começa a apresentar um aspecto mais saudável, mais luminoso e as manchas começam a clarear. É recomendável que a aplicação de Melanesse não seja seguida de compromissos sociais pelo paciente no mesmo dia, pois a máscara formada pode deixar a pele tingida e deve-se evitar exposição ao sol e calor. Por ser um Peeling moderno, o Melanesse não arde na pele. Diferentemente dos outros ácidos que promovem intensa reação no pós-tratamento.

Peeling de cristal – É um método que surgiu na Itália e é feito com um aparelho específico, que lança micro cristais de óxido de alumínio diretamente sobre a pele. A intensidade é controlada pelo profissional que faz o tratamento no paciente. A vantagem deste tipo de peeling é que o procedimento é considerado simples, com rápida recuperação e não impede que o paciente dê continuidade as suas atividades normais no mesmo dia após a aplicação.

Os americanos chamam o peeling de cristal de “lunch peel”, que significa peeling na hora do almoço, devido a sua praticidade e rapidez. Como é um método mecânico que não deixa resíduos na pele a exposição solar não causa danos à pele, o que possibilita a realização do tratamento em qualquer época do ano. Outra característica que agrada os pacientes é que este peeling é praticamente indolor, não causando grandes incômodos,

Na primeira sessão já é possível perceber os resultados, com a melhora da tonicidade e da textura da pele. O procedimento retira, de forma suave por meio da microdermoabrasão, a camada mais externa da derme e estimula a produção de colágeno e o crescimento de uma nova camada.

 

Com Assessorias