Como lidar com o estresse nosso de cada dia nesses difíceis tempos de coronavírus

#PapodePandemia traz três especialistas para dar importantes dicas em live nesta quarta-feira, 23, Dia Nacional de Combate ao Estresse

Redação

Você se sente mais estressado, irritado, nervoso? Pois saiba que não está sozinho. Antes mesmo de a pandemia do novo coronavírus assolar o mundo, a população já vivia uma epidemia de estresse, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil já era o segundo no ranking de população mais estressada do mundo, segundo pesquisa realizada em 2017 pelo International Stress Management Association (Isma – Brasil).

Agora, uma pesquisa recente da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj) mostrou que os casos de estresse e ansiedade aumentaram em 80% com o distanciamento social, sendo as mulheres as mais afetadas. A pesquisa ouviu por questionário online 1.460 pessoas de 23 estados entre março e abril de 2020 e foi divulgada pelo periódico científico The Lancet. Durante a pandemia da Covid-19, os casos de ansiedade e estresse mais que dobraram, enquanto os de depressão tiveram aumento de 90%, o que se reflete na procura por atendimentos relacionados à saúde emocional.

Mas se o mal parece inevitável, o que fazer para reduzir seus impactos e danos aos organismo? Dá para evitar ou diminuir o estresse intensificado durante a pandemia por problemas nas relações familiares, na rotina do home office, queda na renda ou desemprego que afetam milhares de brasileiros? São questões que estarão em pauta na 20ª edição do #PapodePandemia desta quarta-feira (23 de setembro), Dia Mundial de Combate ao Estresse, às 19 horas, pelo Facebook do Portal ViDA & Ação.

Para falar sobre o tema ‘Como lidar com o estresse, esse inimigo nosso de cada dia’, a série de lives traz dessa vez o médico Gilberto Ururahy, especialista em Medicina Preventiva, a psicanalista e psicopedagoga Andrea Ladislau e a jornalista e instrutora de mindfulness Amanda Pinheiro. O encontro é mediado pela jornalista Rosayne Macedo, editora do Portal ViDA & Ação, e também está disponível no Youtube (veja abaixo).

Saiba mais sobre o #PapodePandemia e confira as últimas 19 lives da série

Para Dr Gilberto Ururahy, check up ajuda a prevenir danos causados pelo estresse

Autor dos livros “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” e “Emoções e saúde” (Editora Rocco), Gilberto Ururahy é considerado uma as maiores autoridades no tema estresse no Brasil. Ele criou a MedRio, uma clínica especializada em check-ups para executivos, com mais de 150 mil checkups realizados em suas unidades de Botafogo e da Barra  da Tijuca.

São muitos os fatores que podem ter levando ao crescente interesse do brasileiro sobre transtornos mentais: a apreensão de contrair a doença (o Covid-19), a obrigação do isolamento social, o desemprego e as perdas financeiras e o excesso de informação sobre coronavírus têm o poder de aumentar significativamente o descontrole emocional”, afirma o médico em seu artigo mais recente na Veja Rio.

Com 40 anos de ‘estrada’, com ênfase na Medicina Preventiva, Dr Gilberto já foi condecorado com diversas medalhas e honrarias pelo trabalho realizado na saúde no Brasil e na França, entre as quais, a Medalha da Academia Nacional de Medicina da França. É também presidente do Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro, entre outras funções.

Jornalista conta como venceu o estresse e fala sobre a prática de meditação

No #PapodePandemia, Amanda Pinheiro vai contar sua própria história de reinvenção, mostrando como superou o estresse e decidiu se especializar para poder ajudar outras pessoas a se livrar do problema e terem uma vida mais saudável. Durante a live, ela ainda vai ensinar três dicas práticas de meditação para enfrentar situações estressantes do dia a dia.

Como jornalista, Amanda já sofreu na pele com o estresse passando por grandes redações como Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, Sistema JB de Rádio e TVs Manchete, Record, Band e Canal Futura – no último, passou 13 anos em diferentes funções. Não foi diferente como empreendedora, à frente de sua própria empresa, a AP Comunicação, especializada em conteúdo estratégico, assessoria de imprensa e relações públicas.

Antes da pandemia, ela já havia encontrado no mindfulness uma forma de vencer o estresse nosso de cada dia e durante o isolamento social. E tornou-se instrutora certificada pelo Centro Brasileiro de Mindfulness Mente Aberta | Unifesp, além de membro da AbraMind – Associação Brasileira e Rede Aberta de Mindfulness. É também sócia-proprietária da Modo Ser, escola de práticas de atenção plena.

Confira o depoimento de Amanda e 6 dicas para lidar com o estresse

Em vídeo para o SuperAção, Amanda conta como venceu o tabagismo

Doutora em Psicanálise, Andrea Ladislau ensina estratégias para o bem-estar

Autora de diversos artigos sobre como manter a saúde emocional em dia durante a pandemia – alguns deles publicados por ViDA & Ação (veja abaixo) -, Andrea Lasdislau é doutora em Psicanálise Contemporânea, psicopedagoga, gestora em saúde e palestrante. Por meio da sua ligação com a área de comunicação e das palavras, descobriu uma paixão pelo âmbito da saúde, por meio da administração hospitalar.

Durante a pandemia, com objetivo de levar mensagens positivas e reflexões que possam  ajudar as pessoas a  fortalecer o autoconhecimento e potencializar o “eu” interior,  à luz da Psicanálise,  ela criou no Whatsapp o grupo Reflexões positivas.  Todos os dias, Andréa envia no grupo mensagens inspiradoras e dicas para aumentar o bem estar e ajudar a entender o mundo com um olhar mais otimista e reflexivo.

Atualmente, a psicanalista é também colunista dos sites UOL, Pensar Bem Viver Bem e Enfermagem Novidade e do Jornal Folha de Niterói, além de atuar como redatora da Revista VAM Magazine. É ainda membro da Academia Fluminense de Letras.

Veja alguns artigos de Andrea Ladislau em nosso site:

Isolamento social aumenta o risco de dependência digital

Dia do Abraço: quando o afeto é fundamental

O caos mental ocasionado pelo excesso de notícias

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