Como manter o foco para cumprir as metas programadas para o Ano Novo

Conheça ferramentas da Psicologia Positiva para cumprir os objetivos estabelecidos. Nutricionista cria método para incentivar mudanças

Redação

Ano Novo, vida nova, novos hábitos e mudança de vida. Esse pensamento é bastante comum entre todas as pessoas que desejam melhorar suas vidas, e, a partir de uma reflexão sobre tudo o que viveram no ano anterior, elas traçam metas para poderem tentar realizar durante os novos 365 dias. Afinal, nada como uma boa onda de motivação para quem deseja mudar de vida e colocar em prática novos planos e projetos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Boa parte da população costuma se dedicar a tarefa de estipular metas pessoais a cada ano que é finalizado, contudo a porcentagem dos que realmente finalizam esta jornada de 365 dias (366 em 2020) com a sensação de dever cumprido é baixa: apenas 8%, conforme revelou uma pesquisa norte-americana, divulgada na Revista Diário de Psicologia Clínica.

A boa notícia é que há maneiras mais eficientes de conseguir de fato tirar os projetos do plano imaginário e colocá-los em prática. Para a psicologia positiva, a principal característica que deve ser trabalhada para tanto é a assertividade, ou seja, a capacidade emocional contrabalançada com o poder de ação do indivíduo perante aos outros e principalmente perante a si próprio.

Em primeiro lugar, é preciso avaliar se as metas que estão sendo estipuladas são de fato algo que se quer buscar ou se são desejos e expectativas de outros sobre a pessoa, que não tem realmente a intenção de realizá-los, mas se sente de certa forma forçada a atender estas imposições, às vezes veladas. Depois, dessa análise bastante honesta, cabe ao indivíduo começar a explorar sua assertividade e poder de decisão”, explica Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.

Segundo a especialista uma das razões para quem possui esta característica da assertividade conseguir o que quer é a comunicação transparente, realizada com clareza e simplicidade, o que minimiza conflitos e aumenta a sua credibilidade. “Importante observar que a minimização de discórdias não implica um comportamento passivo, na verdade, trata-se de um indivíduo pacífico, porém, com capacidade de ação, que não espera que as coisas simplesmente cheguem para si”, destaca.

Ela relembra que o comportamento gera maior felicidade pessoal, motivada pela autoconfiança, uma vez que a linha de raciocínio está adequada à sua postura de vida e isso torna a pessoa menos distraída com conflitos pessoais e mais propensa a ser tão boa planejadora quanto executora. Segundo Flora o temperamento assertivo, diferentemente do irascível ou passivo, gera menor necessidade de compensações, como vícios de todo tipo, o que também permite que este indivíduo esteja mais focado.

Há, claro, situações que fogem do controle de qualquer um, por mais equilíbrio que possa haver em sua vida pessoal. “Aí entra a capacidade de resiliência, imprescindível para não se desviar completamente de seus objetivos, mesmo que uma mudança de curso temporária seja necessária”, ressalta a mestre em psicologia positiva. 

Para ela, a resiliência é um dos pilares da psicologia positiva, já que a noção de controle total é ilusória e, assim, nos distancia da felicidade: “neste ano, tivemos de ter uma capacidade de resiliência coletiva para enfrentarmos a pandemia, cada um dentro de sua experiência pessoal, sem dúvida, mas fato é que todos tivemos de nos adaptar e adiar e ou redefinir planos”.

Ela exalta que a fluidez com que tratamos as situações adversas leva à resolução mais rápida e sadia e isso também é importante para evitar a estagnação neste novo ano.

Por fim, a especialista também aconselha a fazer um exercício rápido de gratidão com o passado mais recente — “os aprendizados extraídos dos bons e dos maus momentos são muitos ricos e olhar com gratidão para o passado é uma mola propulsora para realizar o pressente como se deseja nas resoluções de Ano Novo”.

Nutricionista cria calendário para incentivar mudanças


Um dos pontos mais comuns na lista de resoluções são os cuidados com o corpo e com a saúde, afinal, quem não quer se olhar no espelho e sentir-se bem e feliz com a aparência que enxerga. Entretanto, depois da primeira semana de janeiro, nem sempre a corrente de expectativas se sustenta e, assim, alguns planos ficam esquecidos na gaveta.

Para sair desse círculo vicioso e realizar todas as resoluções de Ano Novo, o ideal é que se tenha foco, organização e até mesmo procurar ajuda de um profissional especializado para chegar aos resultados desejados para auxiliar na busca pela vida saudável. O nutricionista Clayton Camargos criou o projeto Calendário Metafísicos para inspirar as pessoas a perder os maus hábitos e buscar ajuda profissional.

“Sabemos que quando se trata de corpo e saúde, essas mudanças não vem do dia para a noite, é necessário ter disciplina para manter a saúde física e mental. Por exemplo, atendo diversos ex-obesos, pessoas com depressão e outras características. Eles me procuram porque eu me preocupo em fazer um trabalho muito pessoal”, explica Camargos.


Em sua décima edição e com o tema “Manifesta do Corpo”, o calendário chega para inspirar e mostrar que com esforço e dedicação, é possível alcançar todos os resultados desejados. “Não existe uma pílula mágica, o segredo para colher um 2021 mais saudável é apostar na mudança de hábitos, trocar práticas ruins para implementar novos costumes para uma vida mais salutar”, destaca.

Com Assessorias

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