Como oferecer dignidade a pessoas doentes ou falecidas por Covid?

Evento da Cruz Vermelha que aborda dignidade abre Agenda Positiva, que destaca Monja Coen em live musical sobre afeto e outras atividades

Monja Coen participa de live musical sobre Afeto com grupo de trovadores (Foto: Divulgação)

A pandemia de Covid-19 é marcada por um aumento no número de falecimentos que, no Brasil, já atingiu mais de 380 mil pessoas nos últimos 13 meses. Neste contexto, é preciso garantir que pessoas enfermas ou falecidas sejam identificadas e tratadas dignamente, e, que seu paradeiro seja rapidamente informado a seus familiares. o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) reunirá autoridades e especialistas forenses em um encontro online nesta segunda-feira (26), às 15 horas.

Em situações como esta de pandemia, o CICV defende a importância de fortalecer protocolos específicos e a coordenação eficiente entre as instituições envolvidas. “Deste modo, é possível prevenir o incremento no número de casos de desaparecimento de pessoas e um sofrimento prolongado aos familiares dos desaparecidos”, ressalta.

O seminário on-line contará com a participação da coordenadora regional forense do CICV para as Américas, Alejandra Jiménez; do coordenador-geral de informações e análises epidemiológicas do Ministério da Saúde, Giovanny França, e do chefe de gabinete do Serviço Funerário do município de São Paulo, Ricardo Rosario. A transmissão ocorre no canal do CICV no YouTube na página do Facebook Para receber alertas e informações sobre o tema, os interessados podem fazer uma pré-inscrição.

Atividades marcam Dia de Prevenção à Hipertensão Arterial

O Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, promove uma ação de conscientização junto a caminhoneiros no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril. A atividade será realizada nos postos localizados nos trechos das concessionárias CCR NovaDutra, CCR RodoNorte, CCR AutoBAn e CCR ViaOeste. Serão oferecidos materiais de apoio aos caminhoneiros, além de orientações personalizadas durante os atendimentos feitos pelas equipes de enfermagem, considerando as condições de saúde e estilo de vida de cada um.

Mais de 20% dos caminhoneiros atendidos pelo programa Estrada para a Saúde nos postos da CCR AutoBAn e da CCR ViaOeste sofrem de hipertensão. O programa oferece acompanhamento contínuo e gratuito aos caminhoneiros, por meio de exames médicos, tratamento odontológico e outros serviços de saúde e qualidade de vida. Em 20 anos, o Estrada para a Saúde realizou mais de 295 mil atendimentos para caminhoneiros em rodovias das concessionárias do grupo.

Lives #CuidadopeloCoração – Como forma de potencializar a discussão em torno do tema “Hipertensão e saúde mental”, a Libbs Farmacêutica promove no dia 26 três lives em seu perfil no Instagram @libbsfarma . Os encontros on-line terão como temas “Hipertensão na pandemia: da prevenção ao controle” com Jairo Borges (cardiologista), às 12h; “Pandemia, Saúde Mental e Hipertensão: qual é a relação?” com Neury Botega (psiquiatra), às 16h; e “Pandemia na vida real: os desafios de nos mantermos saudáveis” com Leo Santos, ex-integrante do programa Master Chef, que mudou seu estilo de vida adotando hábitos saudáveis, às 20h.

Live musical traz Monja Coen para falar de ‘Afeto’

Para encerrar a festa dos 30 anos de carreira dos Trovadores Urbanos, os Seresteiros do Brasil convidaram Monja Coen. O tema da sexta live é ”Afeto” e ninguém melhor do  que ela para  falar sobre o tema, sobre a importância nesse momento de pandemia de saber ouvir o próximo, da necessidade de sermos mais amorosos e nos comportamos como em uma grande aldeia.

A live 6 acontecerá em 26 de abril, às 20 horas, nas páginas dos Trovadores Urbanos no Facebook e no Youtube. O projeto realizou outras cinco lives durante os meses de março e abril. Através dessas apresentações online, o grupo comemorou junto a seu público o sucesso de sua jornada musical afetiva e passeou pelos momentos mais emocionantes e marcantes desse trajeto.

Espiritualidade como promotora de saúde integral e bem-estar

Você se interessa por temas associados à saúde, principalmente, neste momento de pandemia? O setor de Espiritualidade e Saúde da Fundação Mokiti Okada (FMO), em parceria com a Faculdade Messiânica, realizará a live “Espiritualidade como promotora de saúde integral e bem-estar”, em 27 de abril, às 19 horas. O evento online reunirá a médica pediatra e nutróloga Eny Ruggerini e o professor em Microbiologia pela Unifesp Ricardo Monezi.

Eles abordarão os conceitos de saúde integral e de espiritualidade, o histórico da relação entre espiritualidade e saúde e as práticas espiritualistas como novas tecnologias para a promoção da saúde integral.  A live será mediada pelo diretor acadêmico da Faculdade Messiânica, professor Paulo Roberto Pedrozo Rocha, para integrar os participantes e o público. O evento será transmitido ao vivo pela Mokiti Okada TV.

As indicações do canabidiol nas epilepsias da infância

Acontece no  dia 27 de abril, às 19h, no Facebook, o Webinar “As indicações do canabidiol nas epilepsias da infância”, promovido pela Associação Brasileira de Epilepsia (ABE). Na oportunidade, também serão abordados os riscos das fake news que envolvem a canabis medicinal e a importância da divulgação de informações corretas sobre o assunto, deixando claro a importância das pesquisas científicas e das orientações médicas

O evento online contará com a participação de Amanda Mosini, mestre em Ciências da Unifesp e doutoranda em Neurologia e Neurociência da Unifesp; Flávio Rezende, mestre e doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Health Meds, empresa brasileira especializada no mercado de canabis medicinal, e Laura Guilhoto, neuropediatra presidente de honra da ABE.

Longevidade é tema de fórum online gratuito

Criado e coordenado por Carlota Esteves, o Movimento Longevidade Brasil completa quatro anos e para comemorar, promove nos dias 29 e 30 de abril o Fórum Longevidade Brasil 2021, evento on-line e com participação gratuita. O evento debaterá temas ligados aos pilares que sustentam os projetos e ações do MLB, como Saúde e Bem-Estar; Educação e Cidadania; Trabalho e Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação.

A programação reúne palestras, webinars e rodas de conversa com a presença de profissionais renomados em suas áreas. Entre os convidados, estão a pneumologista Margareth Dalcolmo (Fiocruz), Sandra Gomes (Movimento Vidas Idosas Importam), a promotora de Justiça Cristiane Branquinho e as professoras Vera Damazio (PUC-Rio), Tânia Furtado (FGV) e Maria Alice Ferruccio da Rocha (Escola Politécnica/UFRJ),

Também estarão presentes Ozires Silva (ex-ministro e fundador da Embraer), Ladmir Carvalho (CEO da Alterdata), Paulo Protasio (ZIS), Josier Vilar (FIS), Lindália Junqueira (HackingRio), Alberto Blois (RioInfo), José Roberto Aranha (Anprotec/RJ), entre outros empresários integrantes do Cluster da Longevidade, a ser lançado na ocasião. Para saber a programação completa, acompanhe o MLB pelo site e pelas redes sociais: Instagram, Youtube e Facebook.

Com o tema ‘Onde estamos? Para onde vamos?’, Bruno Scarpellini, médico infectologista e epidemiologista, com doutorado em Doenças Infecciosas, lança nesta quinta-feira, 29, às 16h, na terceira live da campanha ‘Vacina: o caminho mais curto e seguro’, lançada pela Ocyan em fevereiro. A mobilização conta com uma série de bate-papos virtuais abertos a todo o público e ações para ampliar o conhecimento sobre os benefícios de uma ampla imunização e formas de amenizar os efeitos da pandemia.

Durante a conversa, será possível compartilhar ideias e sugestões e esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. A Ocyan vem realizando diversas atividades ao longo da campanha, tanto na sede da empresa, no Rio de janeiro, quanto em sua base, na cidade de Macaé (RJ). Ainda em Macaé, a Ocyan tem feito uma ação com microinfluenciadores digitais com objetivo é ampliar alcance e disseminar informações didáticas de incentivo à imunização principalmente no Norte Fluminense, área de atuação da empresa.

Para participar da terceira live, basta se inscrever pelo link. O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa.

EVENTOS TÉCNICOS

Uso da telemedicina na Pediatria é tema de webinar

‘Telemedicina e dispositivos que auxiliam no exame físico remoto: Futuro ou Realidade?’. Este é o tema do evento online e gratuito que será realizado no dia 27/4, das 19h30 às 21h, com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, que vão trazer um panorama do assunto, que ganhou ainda mais relevância por conta da pandemia da Covid-19. O webinar é promovido pela Tuinda Care e o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, com o apoio dos hospitais Pequeno Príncipe e Sabará.

O evento destaca a regulamentação da Telemedicina no Brasil e a experiência dos profissionais de saúde brasileiros com essa nova ferramenta de diagnóstico a distância na pediatria. O uso de um kit tecnológico portátil que permite a realização de exame físico em qualquer lugar, usado no monitoramento remoto de doentes crônicos nos Estados Unidos, também será abordado.

As palestras serão da diretora do Centro de Telessaúde da Universidade de Virgínia (EUA), Karen Rheuban, que é membro do American College of Cardiology, da American Academy of Pediatrics e da American Telemedicine Association; e da coordenadora do serviço de Telessaúde do Hospital Pequeno Príncipe, Rafaela Wagner. A deputada federal Adriana Ventura, autora da Lei nº 13.989 que autoriza o uso da telemedicina no Brasil durante a epidemia, é outra convidada.

A abertura do evento será feita por José Luiz Egydio Setúbal, que dá nome à fundação mantenedora do Instituto PENSI e do Sabará Hospital Infantil. O moderador da discussão será Rogerio Carballo, gerente médico de Novos Serviços e Telemedicina do Sabará. Ary Ribeiro, CEO do hospital, também participa da abertura do webinar.

Transplante de Medula Óssea abre série de webinars do Hospital do GRAACC

No dia 28 de abril (quarta-feira), a partir das 19 horas, o Hospital do GRAACC iniciará uma série de webinars científicos voltados para médicos e público interessado, para abordar, a cada mês, o atendimento de excelência realizado por especialidade médica da instituição hospitalar.

Entre os assuntos, serão apresentados os tipos de transplantes realizados, em que casos são necessários, tipos de doadores, a excelência do serviço, além de Covid-19 e vacinação em transplantados e os resultados obtidos pela equipe especializada em transplantes de medula óssea em crianças e adolescentes.

A programação começa com o Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO), que possui uma das estruturas mais avançadas do país e tornou-se referência na especialidade, com a realização de mais de 860 procedimentos. Confira o link de inscrição.

Como a inteligência artificial pode revolucionar a saúde?

Os desafios dos profissionais da saúde para se adaptarem às novas tecnologias e questões éticas e regulatórias de dados de pacientes estarão em pauta no Novartis Future Talks + SingularityU Brasil sobre “Inteligência Artificial: A próxima revolução da saúde”. O webinar no dia 28 de abril, às 17h30, debaterá como a IA pode acelerar inovações no setor e como isso ajuda a viabilizar as terapias avançadas de forma sustentável no País.

Voltado para profissionais de saúde e tecnologia, órgãos governamentais e interessados em geral, o encontro gratuito será transmitido ao vivo. O evento virtual contará com a participação do médico Guilherme Salgado, fundador da healthtech 3778; o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krigeger, e o diretor de Inovação da Novartism Alan Campo. As inscrições devem ser feitas pelo site.

Serão abordados temas como coleta e análise de dados – Data Mining; tecnologias de análise preditiva e aplicações práticas na indústria farmacêutica, no desenvolvimento de vacinas e no setor de healthcare e o aumento de eficiência de processos e aplicações para o aprimoramento dos sistemas de saúde nacional

A parceria do Novartis Future Talks + SingularityU Brasil começou no ano passado e se ampliou em 2021 com a realização de uma série de quatro encontros virtuais para debater as novidades da área da saúde. As próximas transmissões online acontecerão em maio e junho e seguirão a temática sobre transformações do setor, como otimização de processos e parcerias público privadas para alavancar a inovação.

Com Assessorias

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais