Como prevenir ou curar a ressaca após a folia

ressaca_carnaval

Dor de cabeça, ressaca, azia… Quem nunca acordou assim após um dia de folia?! Mas como podemos evitar o mal estar que pode vir logo depois da diversão? Ana Santoro, gerente médica da GSK no Brasil, explica que as dores podem ser atribuídas à má alimentação logo cedo, momento em que o estômago se encontra vazio e mais sensível. Portanto, para estes dias de folia, é bom ficar atento: uma alimentação leve no café da manhã, com muitas frutas, é a principal recomendação.

“Quando acordamos, nosso estômago está vazio e uma alimentação com a ingestão excessiva de cafeína, por exemplo, pode desencadear os sintomas”, explica a médica. Além disso, nesta época, é comum exagerar nas doses de álcool e acordar no dia seguinte com ressaca. Como as bebidas alcoólicas são diuréticas e podem gerar quadros de desidratação e desmaios.

Por tudo isso, além da lista com a programação e da fantasia de cada dia, vale anotar também alguns cuidados com o corpo para não deixar esses problemas derrubarem você antes da quarta-feira de cinzas. Afinal, se sua noite foi boa, seu dia também tem que ser! Confira algumas dicas:

– Não fique longos períodos sem comer: Aproveite os intervalos entre um bloco e outro, ou entre o desfile da sua escola preferida, para se alimentar. Folião de barriga vazia não pára em pé. Além disso, ficar longos períodos sem comer aumenta as chances de azia e dor de cabeça.

– Beba água: Como no Carnaval a festa acontece majoritariamente em espaços abertos, é comum que o organismo fique desidratado mais rapidamente. A garrafa d’água deve ficar mais grudada do que seu crush durante esses dias.

– Proteja-se do sol: Aquele famoso conselho “nunca deixem de usar o filtro solar” é mais atual do que nunca. O verão brasileiro não dá trégua e você não quer arriscar uma insolação. O protetor solar é item essencial para curtir a folia, seja na cidade ou na praia. Utilize no rosto e em todas as áreas do corpo que não estão protegidas pela roupa. Se possível, reaplique a cada duas horas.

– Use roupas leves: O dress code dessa época do ano é a diversão, então aproveite para abusar das roupas leves e confortáveis.

– Durma bem: Ninguém quer ficar de fora da festa, mas recarregar as energias é importante e garante que no dia seguinte você vai estar pronto pra outra.

-Use camisinha – Se você sair do bloco acompanhado, não esqueça de usar camisinha, o único método anticoncepcional que também previne doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HPV e HIV.

Como curar o mal estar

Se com todos os cuidados acima a azia e a dor de cabeça aparecem, uma outra forma de combatê-las é com a utilização de antiácidos e analgésicos, alguns inclusive específicos para esses sintomas associados – azia mais dor de cabeça. Portanto, não esqueça de produtos para aliviar esse mal estar, como Engov, Estomazil, Eno, Epocler ou Sonrisal.  “Após passar muito tempo dançando em blocos ou trios elétricos (e bebendo), é natural sentir algumas dores musculares e de cabeça. Por isso, é bom levar no bolso algum analgésico como Aspirina, Neosaldina ou Dipirona. Assim, você aproveita a festa sem nenhum desconforto”, afirma a médica.

Uma das formas de combater a ressaca e a azia é utilizar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico. “Um dos principais é o Sonrisal, disponível hoje nas farmácias de todo o Brasil. Sonrisal possui efeito 2 em 1, que combate a azia e também a dor de cabeça. Para isso, o recomendado é tomar um ou dois comprimidos dissolvidos em água – um copo pequeno de 200ml é suficiente”, explica a médica. E alerta: “Qualquer sintoma que se torne persistente deve ser investigado e acompanhado por um médico. O produto não é indicado em casos de suspeita de dengue”.

Fonte: GSK, com Redação

In the news
Leia Mais