Como regular o sono das crianças para a volta às aulas

Rosayne Macedo

Quem tem criança pequena em idade escolar sabe como é difícil impor alguma rotina durante as férias, principalmente em relação ao sono. Minha filha Maria Clara, que tem 11 anos, gosta de “virar” a noite quando alguma amiga dorme lá em casa. E acaba trocando o dia pela noite, ficando até tarde na cama no dia seguinte. Mas já é hora de acordar e regular o sono da criançada na volta às aulas, principalmente, aqueles que precisam acordar cedo. Afinal, uma noite mal dormida pode representar prejuízo no rendimento escolar de crianças e adolescentes.

De acordo com a a  especialista do sono Luciane Mello, uma noite mal dormida pode desencadear complicações na hora de se concentrar, alterar a memória, causar ansiedade e sonolência diurna excessiva, além de distúrbios do humor, hiperatividade e agressividade, ocasionando assim, uma piora no desempenho escolar da criança.

“Um sono de oito a dez horas por noite para as crianças é a quantidade mínima para que elas fiquem dispostas para manter um bom nível de atenção durante as atividades de escolares e de rotina. Lembrando que o sono de qualidade é o da noite e não deve ser substituído por cochilos durante o dia”, afirma a médica, que é responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo serviço de Polissonografia, ambos no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Volta às aulas – prepara-se

Para que as voltas às aulas possam ser bem aproveitadas e o organismo não sofra com tantas consequências devido às mudanças de horários, a especialista dá algumas dicas que podem ajudar os pais a manter a rotina das crianças em dia. Confira:

– Uma semana antes do fim das férias, organize para que as crianças voltem ao horário correto de dormir e também de acordar. Ajuste os horários um pouco a cada dia, até que a hora habitual se assemelhe a rotina das aulas;

– À noite, os pais devem evitar dar as crianças alimentos gordurosos, muito pesados e bebidas estimulantes, como chá preto e refrigerante. O ideal é que eles jantem três horas antes de se deitar e comam um lanche leve antes de dormir, se sentirem fome;

– Incentive a realização de atividades mais calmas durante a noite, como ler um livro ou se divertir com histórias em quadrinhos. Evite que façam atividades físicas ou joguem videogames, por exemplo, já que ambas estimulam a produção de adrenalina, o que dificulta o sono;

– Crie um ambiente agradável: quando a noite se aproximar, o ideal é que a casa fique mais silenciosa e as luzes mais amenas. Experimente utilizar abajures, pois a luz forte prejudica os ciclos biológicos.

Como dormir bem no verão

Quem consegue dormir bem no verão? Acordar várias vezes durante a madrugada ou ter dificuldades para adormecer são situações comuns nas noites da estação mais quente do ano. Nesta época, os termômetros marcam altos índices de temperatura e o clima em casa torna-se abafado e desconfortável.

De acordo com a especialista do sono Luciane Mello, isso acontece porque quando a temperatura passa dos 27 graus, o nosso cérebro direciona o seu trabalho para a manutenção da temperatura corporal e acaba não relaxando.

“O ideal é que o ambiente de repouso esteja com temperatura de 20-22 graus, condição necessária para que o corpo perca a quantidade de calor que acumulou durante o dia”, comenta a especialista. Para driblar o desconforto durante o verão e dormir tranquilamente, ela dá algumas recomendações:

– Não pratique exercícios até 3 horas antes do horário habitual de dormir. O aumento da temperatura durante a atividade, além de ativar o organismo, retem calor e, consequentemente, dificulta o início do sono;

– Opte por lençóis de algodão que são mais frescos e permitem a transpiração, além de pijamas com tecidos leves;

– Conte com a ajuda de um ventilador ou ar condicionado para refrescar o ambiente; Uma bacia de água no ambiente, no caso do ar condicionado, é bastante recomendado para diminuir o ressecamento causado por esse artifício;

– Mantenha o corpo bem hidratado durante o dia inteiro;

– Para refrescar e relaxar, tome um banho bem fresco antes de dormir.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.