Como salvar o Rio de Janeiro de um colapso no SUS na terceira onda da Covid?

O #PapodePandemia recebe os presidentes das comissões de Saúde da Alerj e da Câmara Municipal do Rio para discutir saíds para colapso no SUS

Redação
Live do #PapodePandemia com Paulo Pinheiro e Martha Rocha

O Estado do Rio de Janeiro vive os impactos da terceira onda da pandemia, com risco alto para a Covid-19 por conta das três variantes que circulam nos municípios. Hospitais superlotados, falta de kits para intubação, médicos e enfermeiros no limite da exaustão e a fila da vacinação que não anda. Mais de 41% das doses distribuídas não chegaram aos braços da população nos municípios.

Sem hospitais de campanha e com quase 400 leitos fechados nos hospitais federais instalados no Rio, a agonia das famílias que vêm seus doentes morrerem nas UTIs ou à espera de uma vaga só aumenta a cada dia. Para piorar a situação, um novo comitê científico criado pelo Estado reúne médicos que defendem o tratamento precoce da doença, mesmo sem comprovação.

Diante deste cenário, ViDA & Ação convida os presidentes das comissões de Saúde da Assembleia Legislativa (Alerj), deputada Martha Rocha, e da Câmara Municipal do Rio, vereador Paulo Pinheiro, para discutir saídas que ajudem a evitar um colapso no SUS. Apresentado pela jornalista Rosayne Macedo, o 37º #PapodePandemia está disponível no Facebook @PortalVidaeAcao e no Youtube @vidaeacao. Acompanhe, compartilhe, curta e inscreva-se em nosso canal.

Sobre os convidados

Paulo Pinheiro – Com mais de 40 anos dedicados à saúde no Rio de Janeiro, Paulo Pinheiro é médico, vereador em seu quinto mandato, agora pelo PSOL, e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio. Foi diretor do Hospital Municipal Miguel Couto e atuou por 10 anos na Fiocruz, dando consultoria de gestão.

Martha Rocha – Primeira mulher na história a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a delegada Martha Rocha é deputada estadual eleita pela segunda vez. Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), é presidente da Comissão de Saúde. Foi candidata a prefeita do Rio na última eleição e ficou em terceiro lugar.

Saiba mais sobre o Papo de Pandemia aqui.

In the news
Leia Mais