É possível traçar metas e torná-las ainda melhores em 2017

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O final do ano não é só sinônimo de festa natalina e troca de presentes. Nessa época, muitas pessoas param um momento para refletir seus atos, tanto pessoais quanto profissionais, e traçar metas de como aprimorá-los ou mudá-los. Segundo a psicóloga e hipnoterapeuta Regina Nohra, Diretora do Núcleo Ericksoniano de Psicologia Clinica, Estudo e Pesquisa, em  Icaraí, Niterói, não basta estabelecer as metas, não é suficiente apenas querer! É necessário realizar uma viagem interior, liberando o que já deixou de ter importância na vida e construindo o que efetivamente proporciona segurança, equilíbrio, bem-estar e paz.

 “Através de nossos recursos internos vamos organizando as prioridades, trabalhando as emoções e conquistando nossos objetivos” diz a psicóloga lembrando que a esperança de todos é mudar e melhorar a vida. Para que todo mundo atinja o seu planejamento e mudanças internas, a psicóloga ensina alguns caminhos de como organizar as prioridades.

Segundo Nohra, para que o desejo e as metas se tornem realidade, é necessário a tomada de novas atitudes e comportamentos. Regina Nohra explica que existem exercícios que poderão ajudar as pessoas a atingirem suas metas com mais facilidade. Um deles é fazer uma viagem dentro de si mesmo onde cada pessoa pode ouvir a voz do seu coração e estruturar um novo caminho a ser percorrido, tornando os sonhos em realidade.

Inicialmente vamos fazer uma viagem dentro de nós mesmos, definindo o que queremos. Então é hora de escrever em uma folha todos os objetivos e guarda-los dentro de uma malinha, um envelope. Aí começa a viagem onde você retira o que não quer de sua vida e coloca suas prioridades (aumento de salário, mudança de emprego, um cargo novo…) e no decorrer do ano vai revendo suas metas. 

Segundo Nohra, 60% das pessoas que escrevem seus planos no papel têm mais chances de conseguir o que desejam. “É como se o objetivo começasse a se materializar”, explica. Ainda de acordo com a psicóloga, após escrever e percorrer seus objetivos, tente visualizá-lo. “Um objetivo bem trabalhado precisa de tempo para alcançá-lo e isso depende de cada pessoa”, ressalta a especialista .

Perguntada se este trabalho de estabelecer metas funciona mesmo, Nohra diz que sim e que qualquer pessoa pode vir a traça-las e trabalhar em cima para suas conquistas. “Segundo as mais avançadas pesquisas da neurociência, um plano de metas sempre funciona na área de relacionamentos, carreira, emagrecimento…

Abaixo a psicóloga dá  dicas para as pessoas traçarem suas metas e terem êxito no planejamento do ano novo que se aproxima:

1. Dê asas aos seus sonhos e os registre

Pode anotar e sempre reler.

2. Tenha foco

Eu gosto de dizer que o gênio da lâmpada só te dá um pedido para realizar. Qual é ele? Esse pedido é o mais importante de seu foco.

3.Escolha suas metas de acordo com as áreas que você tem mais domínio 
É preferível ter menos metas ou áreas cobertas por seu planejamento para que você possa se acostumar com
 organização e ter a satisfação de concluir o que quer.

4. Durante o processo, veja o que precisa melhorar 
Você poderá perceber que têm dificuldades no planejamento em etapas, dimensionar o tempo, investimentos necessários… Procure um profissional adequado para ajudá-lo ou amigos de confiança.

3. Perceba seus próprios sentimentos
Quando algo não dá certo você se irrita? Fica ansioso? Depois que se irrita, o que você faz? Os nossos sentimentos são o combustível para nossas ações. Por isso, perceba como você age emocionalmente e as consequências.

Ciente disso, poderá ter mais controle. Se seus sentimentos não estiverem sob seu domínio procure uma forma de aprender com eles e sobre eles.

4. Autoestima
Se você tem pensamentos ruins sobre você mesmo, precisa encontrar seu potencial. Baixa autoestima traz procrastinação e culpa, e a culpa é a assassina dos sonhos. Neste caso também recomendo terapia.

5. O que não der certo precisa ser registrado 
Os erros do planejamento de um ano podem ser as metas de melhoria do ano seguinte.

6. Não deixe que sua falta memória apague suas vitórias 
Anote também os pontos positivos do seu planejamento e seus benefícios.

7. Parabenize-se a cada etapa cumprida
Gratifique-se com algo que seja prazeroso e saudável. Sentimentos de gratidão promovem um melhor estado de funcionamento do cérebro. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!